O período foi marcado pela formalização e implantação de novos projetos em São Paulo e Minas Gerais. Presentemente, a Equipe CATALISA desenvolve paralelamente seis Projetos.

Sob contrato com a empresa Gaia Terranova Empreendimentos Sustentáveis Ltda., a CATALISA presta Consultoria de Gestão e Desenvolvimento Organizacional 2009/2010, envolvendo gestão administrativa, recursos humanos, assessoria jurídica e responsabilidade sócio-ambiental. A Gaia Terranova está sediada em Itajubá/MG e foi selecionada pelo programa PRIME (Primeira Empresa Inovadora) da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos. Linhas de atuação da Gaia Terranova: Educação para a Sustentabilidade, Assessorias/Consultorias em Design Ecológico e Projetos em ecotecnologia e sustentabilidade.

Por meio do Núcleo Teófilo Otoni/MG, em convênio com a SEDESE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Minas Gerais, Subsecretaria de Assistência Social, (Convênio 137/2009) realiza um programa de 40 horas (por turma) para a capacitação em cidadania e (40 horas) de inclusão digital, para um total de 250 alunos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências, habilidades e atitude para ações sociais e o protagonismo juvenil nas comunidades de Teófilo Otoni. As atividades acontecem todas as semanas ao longo de seis meses.

O Projeto de Capacitação em Educação Ambiental para o Programa Escola da Família, sob concepção e gestão do IAPD – Instituto Aruandista de Pesquisas e Desenvolvimento, conta com a CATALISA na gestão de Equipe especializada em recursos hídricos, saneamento ambiental e educação ambiental. O Projeto tem cronograma de 10 meses a partir de março de 2010, com recursos do Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Está sendo realizado no município de Diadema/SP, em parceria entre o IAPD e a Diretoria Estadual de Ensino, envolvendo Curso de Capacitação, Suporte técnico e Seminários para 130 alunos (6 turmas).

Sob contrato com a SEDESE, Subsecretaria de Qualificação Profissional, a Catalisa executa o Plano de Qualificação Territorial – PlanTeQ Minas Gerais para cursos de qualificação social/profissional em diversas cidades e vários arcos ocupacionais: Ouro Preto, Pitangui, Taiobeiras e Uberlândia.

Seguindo as diretrizes, a CATALISA dá continuidade à gestão partilhada do Espaço Pró-Ambiente, S. Bernardo do Campo/SP (AGDS/CATALISA/EMAE). Paralelamente, o Espaço Pró-Ambiente sediará em 2010 dois novos projetos da AGDS, com recursos Fehidro: a) Projeto de Educação Ambiental “Turminha das Águas” em parceria com o Instituto Maurício de Souza; b) Projeto Inter-ação Socioambiental da Billings – Programa de Gestão Ambiental Participativa: envolverá diversos cursos de cunho social e ambiental para a população da região.

Em parceria com a ONG GAMA – Grupo Amigos do Meio Ambiente, sediada em Itajubá/MG, e a Pousada Antigo Mosteiro da Serra Clara, Delfim Moreira/MG, a CATALISA dá apoio à pesquisa por meio do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (IRN/UNIFEI), intitulada “Ambiente e Saúde: avaliação na Microbacia da Serra Clara, Alto Sapucaí, Delfim Moreira/MG”, voltada à avaliação da qualidade da água de abastecimento humano das comunidades rurais.

Além disso, foram desenvolvidas oficinas de Inclusão Digital na Penitenciária de Teófilo Otoni/MG.

A CATALISA se encontra plenamente regularizada nos níveis municipal, estadual e federal e no momento aguardamos aprovação de novas propostas de projetos  nas áreas social e ambiental.

No contexto de ações voluntárias permanentes da CATALISA voltados à formulação de políticas públicas e ao controle social, continuamos participando de importantes espaços de representação da sociedade civil, caracterizados pela ampliação da democracia, fortalecimento da cidadania e ação em rede. Destacamos: Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí; GAO – Grupo de Articulação de ONGs brasileiras para construção da norma internacional de Responsabilidade Social (ISO 26000) e Movimento Comitê Vivo. A CATALISA participou do burocrático processo de cadastramento do CRH – Conselho de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e, embora tenha caracterizado e comprovado documentalmente atuação inclusive em nível nacional, a entidade não foi habilitada, por critérios aparentemente obscuros de avaliação. A CATALISA foi indicada e aceita para o CODEMA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Piranguinho/MG, gestão 2010-2012. A CATALISA integra o CNMA – Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas bem como o Cadastro das Entidades Ambientalistas do Estado de São Paulo.

Eventos: A CATALISA foi entidade apoiadora oficial, pela terceira edição consecutiva, do Eco Business 2010 – Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade (31 de agosto a 02 de setembro) e promoveu uma palestra para alunos da EE Salvador Moya – DE Sul 1. Outros eventos: CAPESP – Centro Associativo dos Profissionais de Ensino do Estado de São Paulo, Mongaguá, Baixada Santista/SP; Câmara Municipal de Mairinque/SP, reunião que debateu questões relevantes sobre a região do Sorocaba-Médio Tietê. Em ambos os eventos, foram discutidas propostas na gestão de recursos hídricos, uso e ocupação do solo, Planos Municipais e Programas de Educação Ambiental. Outros eventos: Reuniões públicas do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Sapucaí; Fórum de Integração de Entidades Ambientalistas da Bacia do Rio Sapucaí, ocorrido em Brasópolis/MG; Seminário ABNT/Petrobrás ISO 26000, ocorrido em São Paulo; Plano de Educação da Cidade de São Paulo; Capacitação e Fortalecimento do Comitê de Bacia do Rio Sapucaí; II Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas Sudeste e Centro Oeste, São Lourenço/MG; Encontro Onda Cidadã, Delfim Moreira/MG; Pólos de Inovação/MCT, Belo Horizonte/MG; Inovação e Propriedade Intelectual/NITTE, Itajubá/MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *