O período de setembro de 2008 a setembro de 2009 na CATALISA, entre diversas outras ações, foi principalmente voltado à execução e prestação de contas do Projeto Superação Mucuri – Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni e Região, sob Termo de Parceria Técnica e Financeira com o Ministério do Trabalho e Emprego (Convênio MTE/SPPE nº. 144/2007). Respondem institucionalmente por este importante Projeto: Eduardo Coutinho de Paula (Coordenador-geral), Luiz Roberto Segala Gomes (Coordenador Financeiro), Gilson Barbosa de Lima (Coordenador dos Centros da Juventude) e Ana Cláudia Pereira Lima (Coordenadora de Inserção).

 

 

Neste projeto foram diretamente beneficiados 4.000 jovens de 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, em sete municípios do nordeste de MG (Teófilo Otoni, Ataléia, Catuji, Frei Gaspar, Itambacuri, Ouro Verde de Minas e Poté), uma das regiões de menor índice de desenvolvimento humano do país. De setembro a dezembro de 2008, realizamos 200 horas de Cursos de Formação Básica Cidadã e de janeiro a março de 2009 realizamos 200 horas de Cursos de Qualificação Profissional, em diversos arcos ocupacionais: Administração, Alimentação, Agrobiodiversidade, Auxiliar de Farmácia, Beleza e Estética, Gráfica, Telemática, Meio Ambiente e Saúde. Este projeto conta com uma Equipe administrativa e operacional de cerca de 60 profissionais, além de mais de 300 educadores da região, que foram capacitados e contratados pela CATALISA. Conforme previsto no Convênio com o MTE, honramos com a contrapartida financeira de 5% do montante global do projeto. Ao longo destes meses, a Equipe CATALISA recebeu visitas de supervisão/auditoria do MTE , sendo duas de caráter operacional/monitoramento e duas na parte financeira, tendo sido todos os resultados satisfatórios. Este Projeto representa uma grande ação em Rede, que envolve parcerias com mais de 100 entidades sociais, sindicatos, prefeituras, etc. Além da qualidade dos Cursos, com material didático próprio, aulas teóricas e práticas, destacamos as atividades realizadas nos Centros da Juventude criados pela CATALISA, de caráter cultural, recreação e lazer, serviço voluntário dos jovens às comunidades, que culminou na Semana de Ação Social, ocorrida em Teófilo Otoni em março de 2009. A série de Eventos de Entrega de Certificados de Conclusão de Curso aos jovens das sete cidades ocorreu no período de 04 a 08 de abril. Seguiram-se as ações para atingir a meta de inserção de 30% dos jovens no mundo do trabalho.

Nossa trajetória individual/profissional, bem como a história do Vale do Mucuri, serão certamente marcadas por duas grandes fases: antes e depois deste Projeto. Conforme publicado no site do projeto www.csjmucuri.org.br: “Dinamização da região, criação de postos de trabalho, aquecimento do comércio local desde meados de 2008, inovação nas relações entre pessoas e ações em parcerias e rede em toda a região, valorização dos três setores da nossa sociedade, são alguns dos resultados obtidos pelo Superação Mucuri!” O Núcleo T.Otoni recebeu visita técnica da Procuradoria Regional do Trabalho de Belo Horizonte e também uma rigorosa vistoria da Procuradoria Regional do Trabalho de Teófilo Otoni, sendo toda a documentação do projeto Superação Mucuri considerada plenamente regularizada. As prestações de contas física e financeira foram enviadas ao MTE no final de setembro, atendendo cronograma previsto. Todas as ações deste Projeto são divulgadas por meio do site do projeto. Encontra-se também publicado neste site o Relatório Consolidado de Atividades, incluindo todas as fases do projeto, metodologia, estrutura, parcerias locais, resultados da avaliação dos jovens, cópias de Atas de Conselho Gestor do Consórcio Social da Juventude, seleção de registros fotográficos, etc. Os grandes desafios enfrentados foram a cobertura de despesas operacionais extras na fase final e a meta de inserção dos jovens no mundo do trabalho, que contou com a constituição de Associações produtivas.

Na última semana de outubro de 2008, ocorreu o lançamento oficial do projeto de Comunicação – TV Catalisa: ampla divulgação e disponibilização de grande quantidade de vídeos. O conteúdo se divide em produções próprias, com destaque para as ações do Projeto Superação Mucuri, e vídeos de interesse público produzidos por terceiros. A TV Catalisa, no site Youtube, é interativa e atende a uma demanda crescente no acesso a esse tipo de ferramenta. Em janeiro de 2009, o site CATALISA foi relançado com novo layout e recursos inovadores.

Seguindo as diretrizes, a CATALISA dá continuidade à gestão partilhada do Espaço Pró-Ambiente, S. Bernardo do Campo/SP (AGDS/CATALISA/EMAE), mantido principalmente com recursos advindos da locação para festas e eventos, no investimento em inúmeras melhorias de sua infra-estrutura. Paralelamente, o Espaço Pró-Ambiente sediará a partir de 2010 dois novos projetos da AGDS, com recursos FEHIDRO: a) Projeto de Educação Ambiental “Turminha das Águas” em parceria com o Instituto Maurício de Souza; b) Projeto Inter-ação Socioambiental da Billings – Programa de Gestão Ambiental Participativa: envolverá diversos cursos de cunho social e ambiental para a população da região.

Em abril, foram realizadas com sucesso oficinas na Penitenciária feminina de Teófilo Otoni/MG, para 26 detentas, como experiência piloto para projeto de qualificação profissional em parceria com o SINE local. Em maio, foram também desenvolvidas oficinas voluntárias em Almenara/MG, Vale do Jequitinhonha. Foram ministradas aulas para duas turmas no Curso de Formação em Saneamento Ambiental realizado pela AGDS/Fehidro em S. Bernardo do Campo/SP, sendo a Oficina de Imersão, de conclusão do Curso, realizada com grande sucesso no Espaço Pró-Ambiente em outubro, incluindo Jogos Cooperativos.

No contexto de ações voluntárias permanentes da CATALISA voltados à formulação de políticas públicas e ao controle social, continuamos participando de importantes espaços de representação da sociedade civil, caracterizados pela ampliação da democracia, fortalecimento da cidadania e ação em rede. Em outubro de 2008, a CATALISA foi indicada e eleita para participar do Conselho Gestor do Fórum Agenda 21 Macro-oeste da cidade de São Paulo. No processo eleitoral de representação da sociedade civil no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, a CATALISA se tornou Titular para o biênio 2009-2011, bem como no Subcomitê de Bacia Pinheiros-Pirapora (SP). A CATALISA foi eleita suplente como entidade civil de defesa do meio ambiente para a gestão 2009-2013 no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí (Minas Gerais). Outras participações: GAO – Grupo de Articulação de ONGs brasileiras para construção da norma internacional de Responsabilidade Social (ISO 26000); Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo CBH-AT, biênio 2007-2009 e Conselho Gestor do Fórum Agenda 21 Macro-oeste da cidade de São Paulo. Após moroso processo documental junto ao MMA – Ministério do Meio Ambiente, a CATALISA foi homologada, pela Portaria 359/2009, no CNEA – Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas, conf. publicação em Diário Oficial em 01/10/2009. Os dados da CATALISA foram atualizados no Anuário 2009 – Gestão Ambiental. Ao longo de todo este período até o fim de 2009, a Equipe CATALISA elaborou diversas propostas de cursos e projetos e participamos de diversos Editais nas áreas social e ambiental nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, bem como a articulação de novas parcerias para o crescimento orgânico da rede em prol da cooperação e sustentabilidade. Temos grande interesse em possibilidades de continuidade das ações da CATALISA no Vale do Mucuri, mediante novas parcerias locais.

Com fins de atuação tanto na área social/qualificação profissional/geração de renda, quanto na área ambiental, a CATALISA vem sendo ampla e intensamente divulgada em Minas Gerais, desde o Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha, Belo Horizonte/MG, Nova Lima/MG, até o Vale do Aço (Ipatinga/MG e região) e sul de Minas Gerais, bem como ainda em Vitória da Conquista/BA e sul do Estado da Bahia. Está consolidada a parceria técnica entre a CATALISA e a Gaia Terranova – Empreendimentos Sustentáveis, em Itajubá/MG. Obtivemos resultado positivo no CAGED/MG – Cadastro na Auditoria-Geral do Estado, com validade de um ano, que corresponde à habilitação da CATALISA para formalizar Termos de Parceria com as Autarquias Estaduais, bem como a requisição de recursos estaduais. Efetuamos processo de cadastro on line e documental da CATALISA no Portal dos Convênios do Governo Federal (SICONV) novo sistema que permite tomar conhecimento de Editais e enviar propostas.

No período de setembro de 2008 a dezembro de 2009, a CATALISA esteve presente em importantes Eventos: Desfile Cívico de 07/setembro, em comemoração à Independência do Brasil e ao aniversário de 155 anos da cidade de Teófilo Otoni; IV SIMEA – Simpósio Mineiro de Educação Ambiental, sediado na UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, no qual Eduardo apresentou o trabalho oral: “Cooperação para Sustentabilidade e o Processo de Construção da Norma ISO 26000”; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008 realizada pela UNIFEI; Seminário de Uso e Gestão de Água, realizado pelo IRN – Instituto de Recursos Naturais da UNIFEI; “Encontro Internacional Interdisciplinaridade em Saúde e Ambiente”/USP; Eco Business Show – Feira e Congresso de Econegócios e Sustentabilidade, Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo/SP, evento do qual a CATALISA foi entidade apoiadora oficial; Seminário ABNT ISO 26000, São Paulo e “8º Fórum das Águas de Minas Gerais”, Belo Horizonte/MG; Seminário Políticas Públicas para geração de Trabalho e Renda, promovido pela SEDESE/BH; Revisão Legislação do CONDEMAS de Santana de Parnaíba; Seminário sobre Terceiro Setor, Ipatinga/MG; visita técnica à Usina Henry Borden, Cubatão/SP; Estratégias para definir Critérios Ambientais para proteção da Saúde Humana e Ecossistema: Substâncias Químicas, realizado pela Unicamp e SBMCTA em Jundiaí/SP; Apresentação do Diagnóstico Ambiental para o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Sapucaí, Itajubá/MG. A CATALISA foi entidade apoiadora oficial do Eco Business Show 2009 – Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade, realizado de 01 a 03 de setembro de 2009, em São Paulo/SP.

A CATALISA também realizou diversos eventos no contexto do Projeto Superação Mucuri, com grande visibilidade, registrados inclusive pela imprensa local, trazendo reconhecimento e credibilidade em toda a região. Destaque para a Semana de Ação Social em Teófilo Otoni e apresentações artísticas dos jovens durante os eventos de entrega de certificados de qualificação profissional. 

Em relação ao fluxo de caixa da CATALISA, principalmente pela grande burocracia e morosidade na aprovação de novas propostas de projetos, bem como cobertura da contrapartida financeira ao MTE no CSJ Superação Mucuri, vivenciamos grande desafio, contando com capital de giro disponibilizado pelos Bancos Real e Nossa Caixa. Agradecemos o apoio financeiro de diverso(a)s associado(a)s.

Avaliamos altamente positivas as ações realizadas no cumprimento da missão da CATALISA de “catalisar, implementar e difundir práticas inovadoras da síntese Cooperação e Sustentabilidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *