Fonte: AEN – Agência Estadual de Notícias – Paraná

O novo secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, começou a quarta-feira, 14/02/07 com uma visita técnica à Agência do Trabalhador de Curitiba. No discurso de posse na segunda-feira (12), o secretário afirmou que uma das prioridades seria a qualificação profissional e a colocação de trabalhadores no mercado. “Quero conhecer todos os programas oferecidos pelas Agências do Trabalhador do estado. Acho esse serviço gratuito de extrema importância para os trabalhadores, que estão sem renda e na busca por um emprego”, argumentou Nelson Garcia.

Na visita à Agência central de Curitiba, ele acompanhou um trabalhador que checava as oportunidades de emprego nos guichês de auto-atendimento. “Esse é um serviço simples e de muita serventia. Com um cartão, o trabalhador evita filas e consegue saber se tem alguma vaga dentro do seu perfil”, comentou o secretário.
O Cartão do Trabalhador é um cartão eletrônico que a pessoa recebe assim que faz o cadastro em qualquer uma das Agências. Ele contém todas as informações do candidato a uma vaga de emprego. Assim que ele passa o cartão no guichê, o sistema já identifica as vagas que estão no seu perfil, como escolaridade, profissão e capacitação.
“O sistema de informática é interligado entre todas as Agências do Paraná. Na tela do guichê aparecem, inclusive, oportunidades de emprego em outros municípios. caso o candidato de interesse, ele pode ligar para a Agência daquela cidade e reservar a vaga. Isso é para garantir que ele tenha tempo de viajar e encontrar a vaga ainda disponível”, explica a gerente da Agência de Curitiba, Elaine Anderle.
Para se cadastrar e receber o Cartão do Trabalhador é necessário que o interessado compareça pessoalmente à Agência do Trabalhador de qualquer cidade, com a Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho. Informações de cursos e especializações que o trabalhador tenha feito também podem ser acrescentadas no cadastro. Para isso, o candidato deve levar também os certificados.
Sistema Público de Emprego – O Sistema Público de Emprego é coordenado, no Paraná, pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Ao todo, são 245 Agências, distribuídas pelo estado.
Em 2006, cerca de 130 mil pessoas conseguiram uma vaga de trabalho no mercado formal. Mais de 2 mil delas foram pessoas portadoras de deficiência, que foram intermediados pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência. “Os números foram os melhores da história do estado. E o meu objetivo à frente da Secretaria é melhorar ainda mais esses números. Aí sim, eu estarei satisfeito”, comentou o secretário Nelson Garcia.
A lista completa com telefone e endereço das Agências do Trabalhador de todo o estado pode ser encontrada na página da Secretaria (www.setp.pr.gov.br), no link “Locais de Atendimento” da barra de “Serviços”. A Agência do Trabalhador do centro de Curitiba fica na Rua Pedro Ivo, 744. O telefone é o (41) 3883-2200.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *