Fonte: www.mapa.org.br

O dia 22 de setembro conquistou um lugar de destaque no calendário dos paulistanos. A data marca a chegada da Primavera, o Dia do Rio Tietê, o Dia Internacional da Paz (comemorado em 21/9) e uma iniciativa que já virou tradição na cidade: o Dia Mundial Sem Carro. Implantado pela primeira vez na França, em 1997, é realizado em São Paulo desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Neste ano, ganha o apoio das 350 entidades que integram o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade para transformar o dia 22 de setembro, um sábado, em um marco na busca por uma cidade mais justa, mais humana, mais saudável, mais democrática e sustentável. O objetivo é ampliar o debate e a participação da população sobre novas perspectivas para São Paulo, lembrando que somos todos pedestres e cidadãos com direito à mobilidade. A estratégia faz parte de um dos quatro eixos temáticos do Movimento, que é a Educação Cidadã.
Para isso, está em planejamento pela agência Lew Lara uma grande campanha publicitária, que será divulgada pelos principais veículos de comunicação do País. O material também ficará disponível a toda a população no nosso portal (www.nossasaopaulo.org.br) e poderá ser usado livremente em folders, cartazes, adesivos e informativos produzidos por organizações sociais, empresas ou órgãos públicos. “O mote da campanha é fazer um convite para que as pessoas se apropriem das ruas, queremos mostrar que a cidade é dos paulistanos – e não dos automóveis. A idéia é deixar claro que não se trata de uma imposição, mas um estímulo, uma sugestão para que a população experimente outras formas de circular pela cidade”, explica Percival Caropreso, diretor da agência Setor 2 ½, que coordena as parcerias de Comunicação do Movimento. Em agosto, um grande evento vai marcar o lançamento oficial da campanha e o convite à cidade para participar ativamente do Dia Sem Carro.
Convidamos os moradores de São Paulo para esta experiência! Ajude a organizar sua rua, seu bairro, sua escola, sua empresa, sua entidade, para que o 22 de Setembro seja o dia pela melhoria do transporte coletivo, do ar de São Paulo, da mobilidade, do ganho do precioso tempo gasto no trânsito…
Colabore, mande sugestões, engaje-se nesta jornada por uma vida melhor. E lembre-se: para fazer sentido, o Dia Sem Carro precisa ser um dia COM qualidade de vida, PELA integração social. Por isso, saia de casa, passeie, circule pela cidade. E espalhe essa idéia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *