A data de 22 de março é marcada pela celebração em todo o mundo do Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Pois o ciclo de água também é o ciclo da vida biológica, sendo o ser humano parte integrante do Meio Ambiente.

Ao chegar próximo ao final da década, temos realmente algo a comemorar? Ainda mais num país com a realidade do Brasil? Até quando a famosa Declaração Universal dos Direitos da Água vai continuar sendo apenas uma belíssima carta de intenções?

Segundo dados da ONU: uma em cada três pessoas vive num país com estresse hídrico moderado ou elevado, e em 2030 quase metade da população mundial poderá enfrentar escassez de água, com a procura a ultrapassar a oferta em 40%.

Uma estratégia efetiva e coordenada em todo o mundo é, certamente, o único modo para propiciar que a água deixe de ser um constante tema ligado à escassez e à crise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *