O Grupo de Trabalho Sapucaí (GT Sapucaí), Minas Gerais, é um grupo de articulação de propostas socioambientalistas criado por entidades do terceiro setor atuantes em municípios da bacia hidrográfica do Rio Sapucaí. É formado por entidades que atuam nos municípios de Brazópolis, Cachoeira de Minas, Campos do Jordão, Conceição dos Ouros, Itajubá, Natércia, Pedralva, Piranguçu e Piranguinho, além de articular com grupos atuantes em outras bacias hidrográficas. O GT Sapucaí se propõe a mobilizar gradualmente a população para que esta participe na elaboração de códigos ambientais nos municípios, contando também com a participação ativa do poder público regional e do setor privado para fomentar, estimular e implantar as ações necessárias para a materialização das idéias envolvidas.

Criado em outubro de 2008, a partir da necessidade de integrar esforços que vinham sendo promovidos isoladamente por diversas instituições, o GT Sapucaí surge como instrumento para a abertura de canais de comunicação, não somente entre estas entidades, mas também com outras que trabalhem na região sul do Estado de Minas Gerais.

O GT Sapucaí agrupa pessoas e organizações que atuam para conhecer a realidade local de diversos municípios de nossa região, disponibilizando um ambiente favorável de trabalho, a troca de experiências e ampliação de alcance dos resultados obtidos.

O grupo pretende trabalhar de forma complementar às atividades promovidas pelo poder público e pelo setor privado, somando esforços, de forma que laços de cooperação sejam criados e fortalecidos para o tratamento conjunto de questões e problemáticas de interesse universal.

 

São atualmente membros do GT Sapucaí:

 

Associação Ambiental Abutres da Mantiqueira

Associação Ecológica Amigos do Rio Sapucaí de Itajubá – AEARSI

Associação Cultural e Ecológica Mãe Terra

Associação para Valorização Ambiental e Social Cachoeirense – AVASC

Catalisa

Grupo Amigos do Meio Ambiente – GAMA 

Grupo Dispersores

Grupo Excursionista Pedra Branca – GEPB

Grupo Montês Itajubense

Instituto Águas do Prata – IAP

Natercianos Defensores do Meio Ambiente – NADEMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *