This wig ornaments appears very early. As early as in ancient Egypt, the ancient Egyptian men have shaved his head after all shave and wear wigs. Later the Romans by Egyptian influence, is also keen to wear a wig.cosplay wigsclip in hair extensionshuman hair extensions for womenclip in human hair extensionsreal hair wigshuman hair wigs for white women
Permacultura: A Cooperação com a Natureza
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Na atualidade, há um consenso crescente de que temos que aprender a viver de modo sustentável se quisermos sobreviver como espécie, pois o planeta de recursos finitos experimenta seus limites de crescimento.
A sustentabilidade é um conceito relacional e um objetivo a perseguir que se refere a um significado dinâmico e flexível, focado no respeito à Vida. Desenvolvimento sustentável é como uma  dança na qual o manejo dos recursos, a orientação dos investimentos, os mós do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão de acordo com as necessidades atuais e futuras, promovendo oportunidades de bem-estar compatíveis às circunstâncias ecológicas de longo prazo.
Como um novo paradigma que leva à integração harmônica do ser humano e o meio ambiente, temos a Permacultura. Foi desenvolvida no começo dos anos 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, como uma síntese das culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna.
O fundamento da Permacultura reside no trabalho cooperativo com a natureza, na observação atenta da própria natureza e transferência dessa sabedoria para o cotidiano. No simples princípio de não retirar da Terra mais do que devolvemos a ela, o projeto permacultural envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais.
A agricultura convencional é insustentável pois não reconhece nem paga seus custos energéticos verdadeiros. Na atividade com a terra, por exemplo, um canteiro permacultural é um tipo de cultivo onde várias espécies de plantas coexistem lado a lado, criando uma área que se comporta como um micro sistema ecológico, sendo praticamente eliminada a possibilidade de pragas – em contraposição à prática agronômica da monocultura. Os sistemas naturais produzem excedentes que se acumulam no solo, evitando o desgaste do mesmo pela conservação da camada nutritiva.
A Permacultura passou a ser difundida na Austrália, considerando que, naquele país, a agricultura convencional já estava em decadência adiantada, mostrando sinais de degradação ambiental e perda de recursos naturais irrecuperáveis. Na verdade, em situação muito similar a do Brasil de hoje.
Os conceitos de agricultura permanente começaram a se expandir como uma cultura permanente, envolvendo diversos outros elementos e desenvolvendo uma verdadeira disciplina holística de organização de sistemas e de planejamento da nossa permanência no planeta.
Provendo alimentação, energia e habitação e integrando todos os aspectos da sobrevivência e da existência de comunidades humanas, a Permacultura não é uma especialidade, mas uma grande generalidade. É muito mais que agricultura ecológica ou orgânica, englobando ética, economia solidária, fatores sanitários, sistemas de captação e tratamento de água, tecnologias alternativas de produção de energia (solar, aeólica, etc.), bioarquitetura (construção ecológica), etc. Através da Permacultura, são obtidos bens e serviços capazes de satisfazer as necessidades materiais e não materiais das comunidades, de forma local, ética e sustentável.
O conhecimento sistematizado pela Permacultura começou a se espalhar para várias outras partes do globo, como um movimento de caráter mundial. Hoje, existem institutos de Permacultura em todos os continentes, em mais de cem nações. Diversos países, como o Brasil, vêm adotando a Permacultura como metodologia agrícola e, até mesmo escolas de todos os níveis estão incluindo a Permacultura no seu currículo básico.
Para realizar a Permacultura, é necessário adotar uma ética específica de sustentabilidade que exija um repensar dos nossos hábitos de consumo e dos nossos valores, em geral. Os pontos fundamentais são definidos assim:
·        0 cuidado com o planeta Terra - Essa é uma afirmação simples e profunda, com o intuito de guiar nossas ações para a preservação de todos os sistemas vivos, de forma a continuarem indefinidamente no futuro. Isso pressupõe uma valorização de tudo o que é vivo e de todos os processos naturais. A árvore tem valor intrínseco, é valiosa para nós, não somente pela madeira ou pelos frutos, porque é viva e realiza um trabalho que proporciona a continuidade da vida no planeta. Assim, também têm valor a água, os animais, o solo e toda a complexidade de relações entre organismos vivos e minerais existentes na Terra.
·        0 cuidado com as pessoas - O impacto do ser humano no planeta Terra é, sem dúvida, o mais marcante. Portanto, a qualidade da vida humana é um fator essencial no desenvolvimento de estratégias de sobrevivência. Somos quase 6 bilhões habitando na superfície terrestre. Assim, se pudermos garantir o acesso aos recursos básicos necessários à existência, reduziremos a necessidade de consumir recursos não-renováveis. Portanto, os sistemas que planejarmos devem prover suas necessidades de materiais e energia, como, também, as necessidades daquelas pessoas que neles habitam.
·        Distribuição dos excedentes - Sabemos que um sistema bem planejado tem condições de alcançar uma produtividade altíssima, produzindo assim um excesso de recursos. Portanto, devemos criar métodos de distribuição eqüitativos, garantindo o acesso aos recursos a todos que deles necessitam, sem a intervenção de sistemas desiguais de comércio ou acumulação de riqueza de forma imoral. Qualquer pessoa, instituição ou nação que acumule riqueza ao custo do empobrecimento de outras está diminuindo a expectativa de sustentabilidade da sociedade humana.
·        Limites ao consumo - Isso requer um repensar de valores, um replanejamento dos nossos hábitos e uma redefinição dos conceitos de qualidade de vida. Alimento saudável, água limpa e abrigo existem em abundância na natureza; basta que com ela cooperemos.

Como ilustração, podemos citar algumas máximas da Permacultura:
a) O problema é a solução;
b) Substituir altos investimentos e trabalho por planejamento e criatividade;
c) A diversificação garante a estabilidade;
d) A estabilidade vem quando se fecham os ciclos;
e) Os problemas são basicamente domésticos e podem ser resolvidos no nível doméstico;
f) Todo sistema deve produzir mais energia do que consome;
g) Visa-se cooperação em vez de competição, integração em vez de fragmentação.

A Permacultura é um caminho, uma filosofia de vida. Está pautada em grandes princípios e é extremamente prática. Certamente, representa um maravilhoso horizonte a toda pessoa de consciência ecológica e interessada em planejamento sustentável para os novos rumos de desenvolvimento que legaremos às próximas gerações.
Partilho da compreensão de que a Permacultura abre um grande campo de estudo, aprendizado e trabalho. Na educação, em particular, são quase infinitas as possibilidades de difundir este conhecimento e nutrir seus princípios.
Podemos reconhecer na Permacultura a própria ética para com nosso planeta e a prática da Cooperação com a natureza e o ambiente.
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