12/10 2017

Torres de Resistência

O projeto: “Oficinas de Formação de Leitura Dramática em Escolas Públicas de Minas Gerais“, realizou a montagem de um espetáculo teatral “Torres de Resistência“com apoio da proponente Catalisa e a parceria entre a professora e produtora cultural, Geudimar Conceição, a diretora da Escola Estadual Hilton Rocha, Alessandra Carba Umbelino, e o coordenador do projeto, Jackson Vitória/Catalisa.

De acordo com o coordenador, “Foi resultado de uma profunda experiência  de investigação  no campo sensorial,  incursões poéticas a partir de poemas consagrados de  mulheres poetas brasileiras contemporâneas (Cecília Meireles, Cora Coralina, Elisa Lucinda, Hilda Hilst,  Lya luft, Marta Medeiros e Rachel de Queiroz) e  pesquisas com base nos eixos temáticos levantados pelo grupo, a saber: Desigualdade Social, Diversidade Sexual,  Imigração, Vulnerabilidade Social,  Povos indígenas, Singularidade, Solidão e  Racismo.”

A montagem do roteiro  dramatúrgico contemplou a construção de cenas não-verbais  e extratos de trechos poéticas  escolhidos coletivamente no âmbito escolar, e por meio da multiplataforma  WhatsAPP Messenger, com participação de alunos do Integral e Técnico em Marketing do primeiro ano do ensino médio,  da Escola Estadual Hilton Rocha, de outubro a novembro de 2017, com carga horária de 20 horas.

O elenco teve participação direta de 17 pessoas. O espetáculo teve cinco sessões e foi apresentado  no espaço escolar para a comunidade escolar com um público aproximado de 300 pessoas. Foi apresentado na “Semana de Educação para a vida: gentileza é respeitar a diversidade”, coordenado pela Prof. Geudimar e corpo docente escolar.

Sinopse: “As torres balançam, refletem a instabilidade, a incerteza e o medo no século XXI. Um grito silencioso marca um lugar de diferença. Luzes que iluminam uma multidão de desabrigados. Protesto que abriga corpo excluídos e esquecidos. Torres de Resistência que riscam o céu e revelam outras formas de ver o mesmo espaço.”

A atividade revelou-se uma importante ferramenta de difusão do conhecimento em um ambiente de aprendizado colaborativo e espontâneo.

Leave a Comment