O Tripé da Sustentabilidade na Prática

A CATALISA tem por linhas de atuação o seguinte foco: sociedade – economia – ambiente

Práticas Sustentáveis

Conjunto de ações que tem por objetivo levar o ser humano, nos seus diferentes papéis, a reassumir sua condição de componente do ecossistema natural, catalisar a difusão e aplicação do conhecimento. Ao ser humano compete assegurar para si, para sua comunidade e, principalmente, para as gerações futuras, um ambiente que proporcione a sobrevivência em padrões capazes de satisfazer suas necessidades físicas e psicossociais.

“Consideramos que a Educação Ambiental deve gerar, com urgência, mudanças na qualidade da vida e maior consciência de conduta pessoal, assim como harmonia entre os seres humanos, e destes com outras formas de vida…” (Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis).

Desenvolvemos trabalhos de Educação Ambiental, com ênfase em gestão de RECURSOS HÍDRICOS e de PERMACULTURA e facilitamos processos de AGENDA 21 LOCAL por meio de oficinas de sensibilização, cursos de capacitação, realização de programas e assessorias.

Qualificação Social e Profissional

Ação potencializadora de trabalhadore(a)s no desenvolvimento de competências para o trabalho por meio de Cursos e Mini Cursos de qualificação, em atendimento a demandas locais: empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, etc.. tendo por objetivo a geração de renda, a inclusão cidadã, a emancipação social e a qualidade de vida na comunidade.

Utilizamos materiais didáticos próprios e desenvolvemos materiais de qualificação específicos.

Fomento à Economia Solidária

Os participantes de uma dada atividade econômica desenvolvem vínculos de confiança e cooperam entre si ao invés de competir, com vistas a alcançarmos uma sociedade em que predomine maior eqüidade na distribuição dos recursos. Representa a prática da Cooperação para novas possibilidades de organização das relações de trabalho e de relações sociais, como importante ação de reversão do quadro de exclusão social por meio da geração de trabalho e renda, além da reorganização nas relações de consumo, produção e distribuição.

Fomentamos a Economia Solidária, o associativismo e o cooperativismo: Oficinas e Cursos sobre Economia Solidária, Projetos de Incubação/assessoria de Empreendimentos populares e Redes Locais de Economia Solidária

 

Gestão de Grupos

Buscamos contemplar os mais importantes aspectos envolvidos nos processos coletivos de relações pessoais e de trabalho, tais como: organização, planejamento e qualidade, efetividade de comunicação, confiança, liderança e uso do poder, mediação de diferenças, tomadas de decisão, etc.

Este trabalho é desenvolvido por meio de Dinâmicas de sensibilização, Oficinas, Cursos de aprofundamento temático e encontros de Assessoria.

Nossos principais instrumentos metodológicos

  • Jogos Cooperativos – Jogos com uma estrutura diferenciada na qual os participantes jogam uns com os outros e não contra os outros. Dado objetivos específicos e seguindo as regras de cada Jogo, os jogadores precisam exercitar diversas práticas na arte da convivência para superarem desafios comuns e, juntos, atingirem os objetivos. O empenho cooperativo necessário e a prática de outros valores humanos é a base na qual são reconhecidos padrões de condicionamento de nossa sociedade e a descoberta de múltiplas possibilidades e estratégias de natureza cooperativa e inclusiva. Utilizados em grupos, representa um instrumento altamente favorável e eficaz na integração dos participantes, para trabalhar a auto-estima, otimizar a comunicação, organizar ações, promover vínculos de confiança, realizar metas comuns, propor soluções, gerir conflitos, construir coletivamente e compartilhar o sucesso. Sendo uma metodologia de aprendizado vivencial e lúdico, permite que os participantes transponham as situações vividas no Jogo para a realidade cotidiana e tornem-se sujeitos ativos na sua re-construção.
  • Liderança Compartilhada – Tem por foco resgatar o sentido essencial da Liderança, proporcionar a verdadeira dimensão da Parceria e do (re)significado do uso do Poder. Propomos uma total revisão de nossas Atitudes individuais e nas estruturas organizacionais convencionais.
  • Trimembração – Concebida por Rudolf Steiner para o organismo social, consiste numa proposta de organização e gestão coletiva, trazendo uma ampla série de benefícios operacionais, soluções ou modos de encaminhamento para impasses nas relações profissionais, maior agilidade no fluxo de informações, grande dinamismo e criatividade na tomada de decisões, bem como maior maturidade nas relações de trabalho.
  • Gestão de Diferenças – Fundamentando-se na Cultura da Cooperação e na conexão empática, praticamos a linguagem Cooperativa. É uma série de exercícios específicos, de simples aplicação no cotidiano, que desenvolve a expressão sincera, pessoal e grupal, de sentimentos e necessidades, promovendo a qualidade da relação intra e interpessoal. Traz os conceitos próprios da filosofia e da prática da Cooperação. A Linguagem Cooperativa demonstra-se como uma possibilidade bastante apropriada para a gestão de conflitos nos mais diversificadas situações. Para Grupos a partir de 6 pessoas.
  • O Jogo da Transformação ® – Instrumento específico de desenvolvimento pessoal, profissional e de interação grupal. À medida que percorremos o “Caminho da Vida”, simbolicamente representado num tabuleiro, ganhamos maior consciência sobre nossas atitudes, padrões, nossas forças e desafios. Num ambiente de confiança e cooperação, a aprendizagem que o Jogo oferece é vivenciada de modo criativo, lúdico e ao mesmo tempo profundo. Pode ser vivenciado em três versões: Individual; Avançada (de 2 a 6 participantes); Em Equipes (6 a 24 participantes).