Liderança Compartilhada

Image

Oferecemos capacitação/qualificação sobre Liderança Compartilhada, sob a forma de Oficinas e Cursos.

Um dos principais aspectos de desafio na convivência entre membros de um grupo, na realização de qualquer projeto ou empreendimento sempre foi a questão da Liderança: a distribuição de responsabilidades, as esferas e competências decisórias, o equilíbrio do tão afamado poder, a justiça igualitária e o desenvolvimento de parcerias.

Muito se fala numa nova Liderança, trabalho em equipe, cooperação e responsabilidade compartilhada. É necessário verificarmos onde reside a essência da verdadeira Liderança.

Numa abordagem inovadora e diferenciada, por meio de dinâmicas de sensibilização, aprofundamento temático e encontros de assessoria, poderemos (re)descobrir que a verdadeira Liderança está ligada a mudanças de estados da consciência humana. Ela está dentro de cada indivíduo comprometido com um propósito, visão e missão abrangentes. Neste sentido, é necessário investigarmos e investirmos em competências duráveis, como atitudes e posturas.

Vide Artigo “Partilhando sobre Liderança e Parceria

Somos também chamados a resignificar o uso do Poder pois o poder externo, o “poder sobre” é uma experiência passível de ser transcendida. Somente o Poder compartilhado, o autêntico Poder, ama a Vida e não julga arbitrariamente; ele percebe o sentido e o Propósito de tudo.

Vide Texto “Balanceando o Poder

Nessa proposta, vivenciaremos diferentes níveis de percepção e de atitudes de Liderança: hierárquica, circular e espiral.

“Liderança hierárquica” é a estrutura convencional de nossas organizações e governos ao longo da História, onde o poder sempre esteve concentrado nas mãos de poucos e as decisões vêm “de cima para baixo” e devem ser obedecidas. Por “Liderança circular”, entendemos as novas tendências atuais envolvendo a intuição na relação entre as pessoas, rodízio de funções e conceitos como consenso, democracia profunda, mediação e facilitação de diferenças, compromisso e co-responsabilidade. Na “Liderança espiral”, vislumbramos a potencialização de todos esses aspectos para níveis de excelência que superam as questões de resultado e de desempenho, com foco no bem comum, rumo à Liderança Planetária.

Dentro deste contexto, percebemos que é vital nos dedicarmos ao aprofundamento de estudo e experimentação de novos modos de gestão de grupos em nossas organizações, mais harmônicos e mais afinados com o bem comum, a partir de uma conexão interna e de consciência mais ampla.

Vide Artigo “Transcendendo a Hierarquia

Convidamos você a megulhar nessa aventura singular da LIDERANÇA COMPARTILHADA.