Histórico e Realizações

Formada organicamente pelo encontro e comunhão de Propósito de diversos profissionais ligados aos Jogos Cooperativos, à Economia Solidária, ao Cooperativismo, à Educação Ambiental e a Práticas Sustentáveis, a CATALISA – Rede de Cooperação para Sustentabilidade – já realizou diversos trabalhos com foco nas dimensões social, educacional e ambiental: a qualificação profissional, a gestão de grupos, a geração de trabalho e renda, o desenvolvimento de práticas sustentáveis e a construção de políticas públicas, dentre os quais destacamos:

  • Oficinas de Formação em Leitura Dramática em Escolas Públicas de Minas Gerais: desenvolvidas durante o período de setembro e outubro de 2017 contemplando 4 escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte e região metropolitana, que culminou num evento de encerramento no contexto do Programa de Extensão Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras da UFMG.
  • Desenvolvimento Comunitário no Jardim São José II: atendendo demanda da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – AJFAC. O projeto teve como objetivo promover a capacitação social, favorecer a identificação e mobilização de atores sociais, na discussão e construção de ações de enfrentamento aos problemas comuns, por meio dos Jogos Cooperativos. O projeto foi executado com elevada qualidade em 2015.
  • Qualificação Social e Profissional em Minas Gerais: em parceria com a SETE – Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais, o projeto foi executado nos seguintes municípios do nordeste de MG: Aricanduva, Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Novo Cruzeiro e Virgem da Lapa. Realização em 2014.
  • ProjetoComunicação e Informação sobre questões relacionadas aos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê”, sob gestão do IAPD – Instituto Aruandista de Pesquisa e Desenvolvimento, com recursos Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (2013).
  • PlanSeQ – Plano Setorial de Qualificação e PlanTeQ – Plano Territorial de Qualificação: parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, da Bahia. O público do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda foi beneficiado com cursos gratuitos nas áreas de Alimentos, Comércio, Confecção, Construção Civil, Estética, Mecânica e Serviços. Realização 2013.
  • PROJOVEM TRABALHADOR/JUVENTUDE CIDADÃ: em parceria com SETE – Secretaria do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, sob gestão da FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa. São atendidas demandas de onze municípios do nordeste e norte mineiros, com cursos de qualificação social e profissional em diversos arcos ocupacionais para mais de mil jovens. Realização: 2012.
  • Programa ReDes – Redes para o Desenvolvimento Sustentável: ação de consultoria em Tocantins para ações de formação e acompanhamento dos grupos beneficiados pelo programa, desenvolvimento institucional dos conselhos de desenvolvimento local, diagnóstico socioeconômico da região, estudo de potencial do município, fomento de instância participativa, seleção de entidades e propostas, capacitação, organizações sociais proponentes, implemento de projetos aprovados e monitoramento da execução.
  • III Conferência Nacional do Meio Ambiente “Mudanças Climáticas”: A CATALISA integra a COE-SP – Comissão Organizadora Permanente do Estado de São Paulo, sendo coordenadora do GT de Relatoria e Editoração, no processo de organização de Conferências macro-regionais no segundo semestre de 2007 e da Conferência do Estado de São Paulo ocorrida em março de 2008.
  • Curso de Capacitação Técnica em Recursos Hídricos para a Sociedade Civil da Sub bacia Pinheiros-Pirapora (Alto Tietê): realizado pela CATALISA com grande sucesso, em parceria com a Associação Global de Desenvolvimento Sustentado. Abordou temas relacionados ao setor de recursos hídricos e legislação ambiental, com carga total de 130 horas, gratuíto, apostilado e com certificado. O corpo docente, de alto nível, composto por técnicos com formação universitária e doutores com larga experiência relacionada a questões de impactos ambientais em bacias hidrográficas. A diversificada programação contemplou uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia e uma Oficina de Imersão com atividades práticas. Projeto patrocinado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO. Período: dezembro de 2006 a junho de 2007.
  • Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte: a CATALISA realizou Seminário sobre Jogos Cooperativos na fase de capacitação do Projeto “Água na Serra”, julho de 2007, envolvendo atores sociais de sete municípios da região de Serra de Santana, Rio Grande do Norte, com objetivo de gestão participativa de recursos hídricos.
  • PlanTeQ Paraná 2006/2007 – Plano Territorial de Qualificação: contrato com a SETP – Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – Paraná, com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, num total de 23 ações, sendo 7 na área de alimentação, 3 ações na área de mecânica e 13 ações na área da economia solidária (associativismo e cooperativismo) atendendo cerca de 500 beneficiários em Curitiba e região metropolitana e regiões de Maringá e de Londrina. Período: novembro de 2006 a marco de 2007.
  • SEMEDES – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Santana de Parnaíba: a CATALISA realizou Cursos de Qualificação Profissional de Inicialização em Vendas, Inicialização em Telemarketing, Curso de Qualificação em Serviços Domésticos, Línguas (Inglês/Espanhol) e Artesanato atendendo demandas locais para jovens e adultos desde 2006.
  • Oficina de Talentos ALL 2006/2007 – Programa da América Latina Logística do Brasil S/A de qualificação profissional para jovens de 15 a 27 anos voltado à mecânica e eletricidade, com posterior encaminhamento para postos de trabalho na própria ALL ou em companhias parceiras da concessionária. Cursos ministrados pela CATALISA nos municípios de Porto Alegre-Canoas/RS e Mafra/SC – Rio Negro/PR. Período setembro de 2006 a abril de 2007.
  • ProEsQ 2006 – Programa Especial de Qualificação: “Desenvolvimento de Materiais Didáticos Aplicáveis à Qualificação Profissional, Experimentação e Validação da Metodologia em Escala Nacional através de Cursos de Multiplicação”, voltado a trabalhadores do Sistema Público de Trabalho e Economia Solidária. O Projeto tem por objeto os seguintes temas: Nutrição e Dietética; Segurança no Trabalho; Auxiliar de Farmácia e Mecatrônica. Cada objeto/tema do Projeto foi desenvolvido em 5 Fases: 1) organização geral de Seminário Temático reunindo palestrantes e especialistas da área; 2) desenvolvimento de metodologia e materiais didáticos de qualificação profissional; 3) Oficina de desenvolvimento metodológico com Educadores; 4) Cursos de Experimentação do material didático e validação em escala nacional realizados nos seguintes municípios: Belém/PA; Belo Horizonte/MG; Camaçari/BA; Caxias do Sul/PR; Cuiabá/MT; Curitiba/PR, Recife/PE e Santana de Parnaíba/SP; 5) distribuição do material didático. Período: abril a dezembro de 2006.
  • Fórum Paulista de Economia Solidária – A CATALISA integrou a Comissão de Apoio da “Primeira Feira Nacional de Economia Solidária”, realizada no Pavilhão de Exposições da Bienal, Parque Ibirapuera, São Paulo, nos dias 05 a 09 de abril de 2006 – Evento TEIA – uma parceria entre MinC – Ministério da Cultura e MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Esse importante evento reuniu centenas de empreendimentos solidários e pontos de cultura representativos dos 27 Estados brasileiros, com intensa programação artística e cultural que atraiu um público de cerca de 50.000 pessoas.
  • SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo: a CATALISA atua com Educação Cooperativista e desenvolve Cursos voltados a cooperados e profissionais ligados à temática da responsabilidade social, com base na metodologia dos Jogos Cooperativos.
  • PNQ 2005/2006 SERT – Plano Nacional de Qualificação: convênio SERT – Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo, com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Projeto de Qualificação Social e Profissional, desenvolvido no município de Santana de Parnaíba/SP, em parceria com a SEMEDES – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, com objetivo de geração de trabalho e melhoria de qualidade de vida à comunidade local. Metodologia e material didático próprio desenvolvidos pela CATALISA.
  • II Conferência do Meio Ambiente do Estado de São Paulo “Vamos Cuidar do Brasil” – A CATALISA integra a COE-SP – Comissão Organizadora Permanente, tendo divulgado e co-realizado a Conferência SP ocorrida em 19 e 20 de novembro de 2005, na capital paulista, sob o lema “Política Ambiental Integrada e Uso Sustentável dos Recursos Naturais” com o objetivo de debater as diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente e eleger delegado(a)s para a II Conferência Nacional do Meio Ambiente.
  • Pré-conferência Nacional de Meio Ambiente – SETORIAL AMBIENTALISTA E MOVIMENTOS SOCIAIS: evento organizado e coordenado numa parceria entre Terræ, ECOAR, Rede 21, MONGUE, ACPO e CATALISA , ocorrida em 07 de novembro de 2005 na ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com ênfase na Participação e Controle Social para cinco eixos temáticos: Biodiversidade e Florestas; Água e Recursos Hídricos; Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos; Instrumentos de Desenvolvimento Sustentável no Território e Fortalecimento do Sisnama e Controle Social.
  • Projeto Microcrédito – Programa Especial de Qualificação – “Projeto Microcrédito”: desenvolvimento de materiais didáticos aplicáveis à qualificação na área de Microcrédito e experimentação e validação da metodologia em escala nacional. Realizado no período de fevereiro a abril de 2005. A CATALISA atuou nas seguintes localidades: Barueri/SP, Camaçari/BA, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Florianópolis/SC, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e São José dos Pinhais/PR. Os resultados desse Projeto representam uma importante ferramenta de fomento e expansão do Microcrédito no país e de fortalecimento da atividade produtiva, democratização da informação e acesso ao crédito, como direito de cidadania e melhoria de qualidade de vida para a enorme parcela da população de baixa renda e empreendedores de empreendimentos de pequeno, micro e nano porte.
  • PNQ 2004/2005 SERT – Plano Nacional de Qualificação: convênio SERT – Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo, com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Projeto “Célula do Cooperado”: atuação na qualificação profissional – Cooperação, Associativismo e Cooperativismo – nos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba e região do ABC Paulista, com o objetivo de capacitação para gestão coletiva do trabalho e geração de renda.
  • FAO / ONU – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação: Projeto de Criação de Redes de Economia Solidária nos Distritos Cidade Ademar e Pedreira, São Paulo – SP. Realizado no período de abril a novembro de 2004 em parceria com a SDTS/PMSP – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo e gestão compartilhada com diversas entidades de fomento à Economia Solidária. Objetivou o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos populares solidários, de caráter coletivo e familiar, tanto econômico como cultural e organizativo, articulação de instrumentos de apoio, estudo de cadeias produtivas e estabelecimento de parcerias locais para sua inserção no ambiente social e econômico local, bem como sua autonomização organizativa. Destacamos a assessoria realizada à Associação dos Empreendedores Solidários da Cidade Ademar e Pedreira – AESCAP – com participação de vários segmentos econômicos: construção civil, alimentação, artesanato, costura, educação ambiental e reciclagem, estética e comércio – e constituição da ACAS – Associação Cultural de Artesãos Solidários, com representantes dos diversos Distritos da cidade e desenvolvimento do artesanato urbano.
  • ACAS – Associação Cultural dos Artesãos Solidários da Cidade de São Paulo – Parceria com ISES – Instituto de Socioeconomia Solidária, ANTEAG – Associação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Autogestão, Cooperativa INTEGRA e ITS – Instituto de Tecnologia Social. Processo originado no Programa Oportunidade Solidária da SDTS – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo em 2004. A idéia de criar um centro público de referência para revelar e promover a cultura e o artesanato da cidade de São Paulo e construir uma identidade artesanal e cultural da cidade surgiu como necessidade de caracterizar a grande diversidade da produção de artesanato, catalisar talentos e potencial de criatividade dos artesãos, nutrir a humanização e favorecer a capacitação dos profissionais do artesanato, bem como possibilitar a geração de trabalho e renda para inúmeras famílias.
  • Movimento Comitê Vivo – Criado em Fevereiro de 2005, com a participação ativa da CATALISA, é composto por diversas Organizações da Sociedade Civil integrantes do Comitê de Bacias do Alto Tietê, envolvendo seus cinco Subcomitês. Tem por objetivo o aprofundamento e o acompanhamento contínuos no âmbito da gestão deste Comitê, com foco em ações de defesa da democracia participativa no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
  • Fórum Municipal de Economia Solidária: participação na co-organização das II, III e IV Feiras Municipais de Economia Solidária – EcoSol – da Cidade de São Paulo, realizadas em dezembro de 2003, dezembro de 2004 e dezembro de 2005, respectivamente, no Projeto Oficina Boracea, Barra Funda, Praça Roosevelt e Espaço Feira de Quem Faz, Centro, com a participação, exposição e venda de diversos empreendimentos populares solidários representativos de vários segmentos econômicos, Feiras de Trocas e intensa atividade cultural no âmbito da Economia Solidária.
  • ITCP / UNICAMP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares: ministramos Módulo sobre Jogos Cooperativos no Curso de Formação de Formadores. Programa de extensão universitária da UNICAMP para projetos sociais de assessoria a empreendimentos coletivos baseados na autogestão.
  • FETRABALHO-SP – Federação das Cooperativas de Trabalho do Estado de São Paulo: ministramos no ano de 2004 Cursos modulares de qualificação profissional para cooperados de diversas Cooperativas, com destaque para os temas: Gestão de Conflitos na Vida Pessoal e Profissional, Postura Profissional: Trabalhando com Vocações e Princípios Cooperativos através de Jogos Cooperativos.
  • Sociedade CÁRITAS São Francisco: Curso de Qualificação em Cooperativismo e Economia Solidária realizado em junho e julho de 2004 para empreendimentos populares do município de Jandira – SP, e assessoria desenvolvida no período de setembro a novembro de 2004, apoiados pela Rede de Economia Solidária da Itália.
  • SUBCOMITÊ de Bacia Hidrográfica Pinheiros-Pirapora – Curso de Capacitação Técnica para Representantes da Sociedade Civil: realizado em Osasco – SP pela AGDS – Associação Global de Desenvolvimento Sustentado e recursos FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos – no período de Agosto a Novembro de 2004. Ministramos módulos com os temas: organização da sociedade em prol das águas, relações interpessoais, gestão de diferenças e praticando a Cooperação.
  • SDTS/PMSP – Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo: no período de Setembro e Outubro de 2003 realizamos o trabalho de sensibilização em cooperação e economia solidária para beneficiários do Programa “Renda Cidadã” na Zona Leste e bolsistas da Capacitação Ocupacional em Costura, sob a parceria do Sindicato Têxtil.
  • SDTS/PMSP – Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura Municipal de São Paulo: no período de dezembro de 2003 e janeiro de 2004 realizamos formação cidadã e cooperativista para jovens da favela de Paraisópolis – São Paulo, beneficiários do programa “Bolsa Trabalho” e “Capacitação Solidária”, em parceria ao projeto “Recicla Jeans” – Instituto Florescer.
  • Programa Oportunidade Solidária / SDTS: no período novembro 2002 a novembro 2003, atuamos em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e recursos da UNESCO, neste Programa de inclusão social, geração de ocupação e renda. Atuamos nos Distritos de Cidade Ademar e de Pedreira, região sul da cidade, através da mobilização comunitária, incubação de empreendimentos populares, coletivos e familiares, de caráter solidário e fomento da Economia.
  • SUBCOMITÊ de Bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí : ministramos Oficinas de Jogos Cooperativos e Economia Solidária no Curso de Capacitação Governativa para Representantes do Subcomitê: realizado em São Bernardo do Campo – SP, no período de Outubro a Dezembro de 2003, com o apoio FAPESP – Programa Políticas Públicas (PROJ. 98/13979-3), FUNDUNESP – Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, CEA – Centro de Estudos Ambientais da UNESP e Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – CBH-AT.

A CATALISA é uma organização não governamental (ONG), constituída em sistema de Colegiado a 07 de Maio de 2003. É auto-organizada e autogerida através da Assembléia Geral, do Conselho Deliberativo – composto por três Coordenadorias Executivas – e do Conselho Fiscal. Está devidamente qualificada no Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Contamos com uma Equipe transdisciplinar de profissionais para o desenvolvimento de Oficinas, Cursos, Projetos, Programas de Assessoria e materiais didáticos de qualificação profissional.