Ações Atuais

A CATALISA é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – e integra o CNEA – Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas. 
A crescente complexidade dos aspectos coletivos e planetários reforça a missão da CATALISA em participar efetivamente do movimento geral de transformação da nossa sociedade, compondo com outros agentes diversas AÇÕES no chamado tripé da sustentabilidade: sociedade – economia – ambiente.

 

 

NOSSAS PARTICIPAÇÕES HISTÓRICAS:

A CATALISA tem por estratégia de transformação social e de equilíbrio ambiental, participando voluntariamente dos seguintes espaços legítimos de representação da sociedade civil, caracterizados pela ampliação da democracia, fortalecimento da cidadania e ação em rede, voltados à formulação de políticas públicas e ao controle social:

  • CBH-AT – Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e Subcomitê Pinheiros-Pirapora, São Paulo
  • CBH-Sapucaí – Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, Minas Gerais
  • Comitê Paulista para a Década de Cultura da Paz
  • COE-SP – Comissão Organizadora Estadual da Conferência do Meio Ambiente de São Paulo
  • Codema – Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Piranguinho/MG
  • Concidades São Bernardo/SP
  • Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo CBH-AT
  • Conselho do Consórcio Social da Juventude de Teófilo Otoni/MG e Região  
  • Conselho Editorial Jornal CICLOS /Agência Mídia Ambiente
  • Conselho Gestor PRÓ-AMBIENTE – São Bernardo do Campo/SP
  • Fórum Municipal de Economia Solidária de São Paulo
  • Fórum Paulista de Economia Solidária
  • GAO – Grupo de Articulação de ONGs Sociais e Ambientais Brasileiras na Norma ISO 26000 – Responsabilidade Social
  • Grupo de Trabalho Sapucaí
  • Movimento Nacional Comitê Vivo
  • Rede Brasil de Instituições Multilaterais
  • Rede Paulista das Agendas 21 e Fórum Ag21 Macro Oeste da cidade de São Paulo
  • Redes Sociais de Carapicuíba e Osasco, São Paulo

NOSSAS AÇÕES ATUAIS:


CATALISA EXECUTA PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR/JUVENTUDE CIDADÃ EM MINAS GERAIS 2012

A CATALISA foi uma das nove instituições selecionadas e contratadas pela SETE – Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais e, sob gestão da FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa, executa ações de educação profissional no âmbito do Programa Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã 2012.  São beneficiados mais de mil jovens de onze municípios do norte e nordeste de Minas Gerais, com fins de inserção no mundo do trabalho, em diversos arcos ocupacionais.


CBH – AT – Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

A CATALISA é entidade representante do segmento sociedade civil de defesa do meio ambiente, eleita para os biênios 2005/2007, 2007/2009 e 2009/2011, tendo participado da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Também é titular no Subcomitê de Bacia Pinheiros-Pirapora nas gestão 2007/2009 e 2009/2011.


ISO 26000 – Norma Internacional de Responsabilidade Social

A CATALISA participa do GAO – Grupo de Articulação de ONGs Brasileiras na Norma ISO2600, desde sua constituição em julho de 2006, atuando no Conselho Consultivo do GAO. Promovemos Reuniões e Seminários Temáticos e ações com o objetivo de difusão do conteúdo da Norma. Com a publicação da ISO 26000 em novembro de 2011, atualmente acompanhamos o processo de sua implantação.


PRÓ-AMBIENTE 

Projeto PRÓ-AMBIENTEGestão compartilhada de área de 400.000 m2, Parque Los Angeles, São Bernardo do Campo – SP, junto à represa Billings, sob domínio de 95% de mata nativa endêmica em estágio avançado de desenvolvimento.

O Espaço Pró-Ambiente conta com 11 chalés, salão para cursos e eventos, cozinha e refeitório, vestiários (m/f), piscina, quadra de futebol e zeladoria, bem como três trilhas ecológicas, sendo duas em florestas e uma na orla da represa.

A área pertence a EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S/A (http://www.emae.sp.gov.br/), tendo a OSCIP AGDS – Associação Global de Desenvolvimento Sustentado (http://www.agds.org.br/) como gestora e a CATALISA integrante do Conselho Gestor.

Temos como principal público-alvo nesse projeto as comunidades do entorno, representadas pela Sociedade Amigos do Parque Los Angeles e do Bairro Canaã.

Foi preparado um extenso Plano de Ação para cinco anos e o Projeto prevê a realização de programas de educação ambiental e a constituição de uma referência em uso sustentável da biodiversidade.

O Espaço ProAmbiente é vocacionado para eventos e cursos. Desde 2005, temos sediados diversos eventos, dentre os quais: dois programas de imersão do Curso de Capacitação Técnica da Sociedade Civil (Subcomitê Pinheiros-Pirapora e Billings-Tamaduateí), um encontro de jovens de São Bernardo em acampamento ambiental, um Encontro de ONGs Ambientalistas do Alto Tietê, o Ciclo de Seminários “Parlamento das Águas”, evento pelo Dia Mundial da Limpeza, Curso e Oficina de Permacultura, além de inúmeras reuniões.

Em suporte à iniciativa e organização da própria comunidade local, o Espaço Pró-Ambiente é base da Operação Represa Limpa, que acontece periodicamente, reunindo dezenas de pessoas numa intensa ação cooperativa e educacional.


PNQ – Plano Nacional de Qualificação

Execução de Cursos de Qualificação Social e Profissional em diversas regiões do Brasil, em parceria com Secretarias de Estado na área de Trabalho, com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. A CATALISA já atuou com programas de qualificação em diversas cidades dos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. São desenvolvidos temas como: Cidadania, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Ética da Cooperação, Saúde da Mulher, Empreendedorismo Popular, Direitos e Deveres dos Trabalhadores, Associativismo, Cooperativismo e Autogestão, etc. além de conteúdo profissional específico para diversos arcos ocupacionais, conforme demanda regional. Um dos principais instrumentos metodológicos utilizados são os Jogos Cooperativos. Desenvolvimento de materias didáticos próprios de qualificação social e profissional.


Movimento Comitê Vivo 

Criado em Fevereiro de 2005, é composto por diversas Organizações da Sociedade Civil integrantes do Comitê de Bacias do Alto Tietê, envolvendo seus cinco Subcomitês. Tem por objetivo o aprofundamento e o acompanhamento contínuos no âmbito da gestão deste Comitê, com foco em ações de defesa da democracia participativa no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

 


 

TV Catalisa (www.youtube.com/tvcatalisa)

Projeto de Comunicação da CATALISA, tendo por objetivo estabelecer um diálogo interativo entre as redes sociais com as quaisl a CATALISA participa. Possibilita que materiais audiovisuais com conteúdo de projetos, fóruns, eventos, entrevistas e materiais didáticos sejam organizados e disponibilizados democraticamente, permitindo que haja compartilhamento de materiais de produções locais, troca de informações e referência audiovisual em conteúdo sócio-ambiental.

 


 

Conheça também o HISTÓRICO E REALIZAÇÕES da CATALISA.