This wig ornaments appears very early. As early as in ancient Egypt, the ancient Egyptian men have shaved his head after all shave and wear wigs. Later the Romans by Egyptian influence, is also keen to wear a wig.cosplay wigsclip in hair extensionshuman hair extensions for womenclip in human hair extensionsreal hair wigshuman hair wigs for white women
Arquivo \| Catalisa
  • catalisa@catalisa.org.br

FUNDOS SOLIDÁRIOS E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES POBRES

Fonte: A Voz do Brasil

O governo federal estuda alternativas para investir mais em fundos solidários, ou seja, uma quantidade de recursos destinada a apoiar iniciativas produtivas baseadas nas práticas e culturas locais com o objetivo de levar desenvolvimento sustentável às comunidades de baixa renda. Durante um seminário realizado nesta semana em Brasília, o governo pretende discutir o tema com base nos resultados e propostas da Conferência Nacional de Economia Solidária. Os textos iniciais organizados para o seminário mostram inclusive que os beneficiados poderiam ser os cidadãos que recebem recursos de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e o Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A proposta formaria uma política de fomento a empreendimentos de geração de trabalho e renda. Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1811&Itemid=1

REDE SOCIAL OSASCO – PRÓXIMO ENCONTRO

Data: 20/03/2007
Horário: das 14:00 às 17:00 horas
Local:Senac Osasco
Endereço: R. Dante Batiston, 248 - Centro - Osasco

O Encontro da Rede Social Osasco é o momento presencial onde os participantes têm a possibilidade de trocar informações, se articular, discutir e deliberar questões de interesse comum. A CATALISA participa ativamente da Rede Social Osasco e dos Fóruns Temáticos promovidos pela Rede. Conheça o site das redes sociais: www.sp.senac.br/redesocial . Veja abaixo a relação de entidades participantes e junte-se a nós!

LIXO - MISSÃO INTERNACIONAL NO PARANÁ

Fonte: AEN – Agência Estadual de Notícias - Paraná

Representantes de 11 países latino-americanos estão reunidos em Curitiba nesta semana para conhecer as políticas do governo do Paraná para reciclagem e destinação de lixo, colocadas em prática pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Os representantes participam da “8a Missão Técnica Internacional sobre Reciclagem de Lixo e Manejo de Resíduos Sólidos”, promovida pela Organização para o Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (Onward) em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA). As atividades da missão começaram nesta segunda-feira (05) e prosseguem até sexta-feira (09).

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO BILÍNGÜE - SANTANA DE PARNAÍBA

A CATALISA, em parceria com o Professor de Idiomas Mário Fernando Ferreira e apoio da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, através da SEMEDES – Secretaria Municipal do Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social, realizou gratuitamente no período de 22 de janeiro a 16 de fevereiro de 2007, das 18 às 20 horas, o Curso de Atualização em Atendimento Bilíngüe (Inglês e Espanhol), com ênfase em atendimento hoteleiro e gastronômico, para um grupo de 25 jovens pré-selecionados, atendendo demanda da região.

CRIAÇÃO DE FUNDO PARA SANEAMENTO BÁSICO

Fonte: Site Saneamento Básico
O Governo Federal vai criar, por meio de medida provisória (MP) que constará do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Fundo de Investimento em Infra-estrutura e Saneamento, que terá, inicialmente, R$ 5 bilhões de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os trabalhadores poderão comprar cotas desse fundo, até o limite de 10% a 20% de seus depósitos no FGTS, conforme informou nessa terça-feira (9) o ministro das Cidades, Márcio Fortes. O limite ainda não foi definido pelo Presidente. A rentabilidade obtida nessas aplicações estará isenta do Imposto de Renda.

DISCUSSÃO SOBRE A LEI DO SANEAMENTO NA ALESP

Fonte : Agência Mídia Ambiente
Membros da sociedade civil organizada, pertencentes ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, ao Movimento Comitê Vivo e à Rede Brasileira de Agendas 21 Locais se reuniram na tarde de 09/01/2006 na Assembléia Legislativa de São Paulo, para propor ações voltadas à área de saneamento.
Na pauta desta reunião, que durou cerca de uma hora e meia, estavam previstas as discussões sobre a gestão das águas superficiais e subterrâneas, gestão do saneamento, gestão dos resíduos sólidos, passivo socioambiental e Agenda 21 no Estado de São Paulo.

REFLEXÃO 2007

Para refletir: atualmente, metade da população mundial, calculada em 6 bilhões e 800 milhões de pessoas, tem um patrimônio total de cerca de 4.500 reais. E a tragédia brasileira da desigualdade, da exclusão, da concentração de renda segue a escala mundial: quem ganha mais que 800 reais por mês em nosso país, está entre a parcela de 5% de brasileiros mais ricos e quem ganha 500 reais por mês está entre os 20% de brasileiros mais ricos. Nesse contexto torna-se imperativo políticas públicas de reversão desse quadro desumano. Conheça a Economia Solidária, como uma das possibilidades de ação da sociedade civil organizada.

DIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: 15/12

Fonte: Agência Adital
O ativista ambiental Chico Mendes nasceu no dia 15 de dezembro de 1944. A data, que remete ao símbolo de resistência e de luta pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental, foi escolhida para comemorar o Dia Nacional da Economia Solidária. Espalhados em todas as regiões brasileiras, milhares de produtores - nos mais variados ramos - se fortalecem organizados nesse modelo econômico. Dados do Atlas da Economia Solidária, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária e pelo Secretaria Nacional de Economia Solidária, indicam que existem no Brasil cerca de 15 mil empreendimentos. Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1665&Itemid=1

FELIZ 2007 EM REDE!

“Uma Sociedade forte se faz em Rede.E a Cooperação é o Caminho.”

A CATALISA partilha votos especiais de Felicidade, Renovação e Plenitude para 2007 com nossos Associados, Parceiros, Amigos e Fornecedores, na construção conjunta de uma sociedade solidária e sustentável.

FSM 2007

As inscrições para indivíduos, organizações e profissionais de mídia para o Fórum Social Mundial 2007, que será realizado em Nairóbi, no Quênia, em janeiro de 2007 podem ser feitas até o final de dezembro, em www.wsf2007.org. Mais informações podem ser obtidas no site www.forumsocialmundial.org.br ou pelo correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

POLÊMICA EM PLANÁRIA DO COMITÊ DE BACIA ALTO TIETÊ

Fonte: Agência Mídia Ambiente
O texto da Minuta de Decreto da Regulamentação da Lei Específica do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cotia-Guarapiranga (Lei nº 12.233/06) foi o assunto principal da reunião plenária do Comitê do Alto Tietê, realizada na tarde de 19/12/06 no Edifício CIDADE I, espaço do DAEE, São Paulo/SP.

SEMINÁRIO NACIONAL: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIFICAÇÃO

Aconteceu em Brasília/DF, de 18 a 21 de dezembro de 2006, evento que teve por principais objetivos: socializar a avaliação do Plano Nacional de Qualificação - PNQ (2003/2006); socializar as metodologias desenvolvidas e em desenvolvimento nos ProEsQs; apresentar proposta de avaliação do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda; apresentar metodologia de levantamento participativo de demanda de qualificação (arranjos produtivos locais e cadeias produtivas) e resultados alcançados; socializar discussões referentes à institucionalização de Formação Continuada de Trabalhadores em Questões do Mundo do Trabalho; apresentar e prestar esclarecimentos sobre o Anuário do Trabalhador e o Anuário da Qualificação e discutir as dimensões operacionais do Plano Nacional de Qualificação: rotinas operacionais PlanTeQs, ProEsQs e PlanSeQs; supervisão e Prestação de Contas (Física e Financeira).

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA

A CATALISA, entidade civil isenta de vínculos politico partidários e atuante na Economia Solidária, na qualificação profissional e na área ambiental, manifesta enfático desacordo a qualquer iniciativa dos Senadores e Deputados brasileiros em aumentar seu próprio salário em índice superior ao da inflação acumulada. Consideramos que a ação anterior de aumento em 91% era incompatível à realidade social e econômica do País e totalmente contrária ao que se espera de parlamentares éticos, cidadãos e conscientes de seus deveres para com a Nação.

OFICINA DE MARCHETARIA EM SANTANA DE PARNAÍBA

A CATALISA realiza, em parceria com a Comunidade local, no Jd. São Pedro, bairro de Santana de Parnaíba, de 18 a 22/12/2006, das 14h às 17:00h, uma Oficina de Marchetaria com Carlos Alexandre, representante da Comunidade. Gratuíta, a Oficina tem como objetivo ensinar a técnica de Marchetaria, visando uma oportunidade de geração de trabalho e renda. A Comunidade aprenderá a confeccionar caixinhas, bijuterias, porta retratos e bandejas, utilizando tiras de madeira, sementes e outros recursos naturais que normalmente são descartados, mas que resultam em peças rústicas, de fino acabamento, qualidade e prestígio.

Informações na CATALISA: (11) 4156-6758 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CÂMARA APROVA MARCO REGULATÓRIO PARA SANEAMENTO APÓS 20 ANOS

Fonte: Agência Mídia Ambiente
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que cria o marco regulatório para o saneamento básico. O projeto já foi aprovado no Senado e segue para sanção presidencial, para virar lei. O projeto estabelece as diretrizes nacionais para serviços de abastecimento, coleta e tratamento de esgotos e as políticas de drenagem, coleta e destinação de resíduos sólidos. Tramitou por 20 anos no Congresso e foi objeto de discussão na Comissão Mista de Saneamento - onde também recebeu aprovação unânime - durante dois anos.

COMEMORAÇÃO DE DEZ ANOS DO SUBCOMITÊ BILLINGS-TAMANDUATEÍ

Aconteceu na noite de 14/12/06, no auditório do Consórcio Intermunicipal, em Santo André, um evento aberto ao público, de confraternização de aniversário de 10 anos do Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Billings-Tamanduateí e de 16 anos do Consórcio das prefeituras do Grande ABC.

"CIDADES SEM MUROS: CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM”

Aconteceu na manhã de 14/12/2006 o Seminário "Cidades sem Muros: Construção de Comunidades de Aprendizagem" organizada pela ONG Cidade Escola Aprendiz e realizada no MASP, São Paulo. A CATALISA esteve representada na ocasião por Luiz Roberto Segala e parabenizamos a iniciativa desse importante evento.

CATALISA NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM CURITIBA - VÍDEO

Entre as diversas ações 2006-2007 da CATALISA de qualificação profissional, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Estado do Paraná (www.setp.pr.gov.br), a Rede Globo local gravou uma matéria que foi recentemente ao ar, entrevistando alguns de nossos alunos de Curitiba/PR, bem como a nutricionista Kristy Coelho/CATALISA, responsável técnica dos nossos programas na área de alimentação. Clique aqui para ver o video.

NOVA PARCERIA: JATOBÁ & CATALISA

A JATOBÁ Treinamento e Consultoria Ltda (www.jatobaconsultoria.com.br) e a CATALISA formalizam parceria para ações de qualificação pessoal e profissional a partir de 2007. Em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, São Paulo/SP, na noite de 11/12/06, a Jatobá Consultoria foi premida entre as 120 melhores empresas do ano de 2006, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade Gomes Pimentel, com padrão de tecnologia internacional. Nessa ocasião, a Jatobá Consultoria também lança o Universo do Conhecimento (www.unija.com.br). Conheça essa nova estratégia educacional e acompanhe os novos trabalhos da parceria JATOBÁ & CATALISA.

“DIA FELIZ”

Aconteceu no dia 07/12/06 no Hopi Hari, o "Dia Feliz", dedicado às pessoas com deficiência física. A CATALISA participou deste evento em parceria com a APROEX -Associação para Prosperidade do Excepcional. Tivemos um dia ensolarado, num clima animado e descontraído, em que todos os participantes puderam desfrutar gratuitamente das atrações do Parque. Agradecemos o carinho dessas pessoas muito especiais com quem aprendemos muito e que nos mostram toda a sua alegria de viver, assim nos motivando para que possamos buscar fazer sempre o nosso melhor. Parabéns ao grupo de responsabilidade social do Hopi Hari por mais essa iniciativa de grande sucesso!

MICROCRÉDITO – EM DEFESA DOS MAIS POBRES

Fonte: http://www.mte.gov.br/

Os participantes do IV Congresso Latino-Americano de Microcrédito e I Fórum Latino-Americano, promovidos pela Associação Brasileira dos Dirigentes de Entidades Gestoras e Operadoras de Microcrédito, Crédito Popular Solidário e Entidades Similares (Abcred), ao término do encontro no dia 24 de novembro em Belo Horizonte/MG, divulgaram uma carta em que destacam a prioridade para os mais necessitados. Na carta "Os mais pobres são a prioridade do Microcrédito", pois o microcrédito é uma forma de inclusão social.

GRUPO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE SANTANA DE PARNAÍBA - REUNIÃO DE ENCERRAMENTO 2006

Ocorrida na manhã de 15/12/06, na Goodyear - Seawing - Rodovia Castelo Branco, km 41,5, seguida de um almoço. A CATALISA é representada no Grupo de Responsabilidade Social de Santana de Parnaíba por Ana Cláudia Pereira.

FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS DE NATAL NA AVENIDA PAULISTA

Aconteceu em 17/12/06, domingo, na Alameda das Flores, Café das Flores, altura do nº 1.400 da Av. Paulista - São Paulo/SP, das 11 às 15:00h.
Foi uma grande oportunidade de aprendermos sobre: Funcionamento do Eco Banco; Como colocar a moeda social em circulação; Como formar e desfazer o lastro do Mercado de Trocas Solidárias; Funções de recepção e classificados; Responsável pelas cartilhas. Junto à Feira de Trocas Solidárias, aconteceu uma confraternização de final de ano, com amigo secreto/oculto e moedas sociais. Informações com a Rede de Clube de Trocas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA “FUNDO REGIONAL PARA PROMOÇÃO À TRANSPARÊNCIA” - FONTRA

Aconteceu na manhã de 08/11/06 em São Paulo/SP evento de lançamento do Programa FONTRA para fomentar a participação da sociedade civil no incremento da transparência e prestação de contas nos países membros do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Objetivo: financiamento de ações para reduzir ou eliminar a corrupção. O Programa será executado pelo ICD – Instituto de Comunicação e Desenvolvimento, sediado no Uruguai (www.lasociedadcivil.org) e pela organização não governamental internacional Aliança para a Transparência (http://www.partnershipfortransparency.info/). Eduardo Coutinho/CATALISA esteve presente no evento. Informações: www.fontra.org

FORMATURA ALUNOS OFICINA DE TALENTOS 2006 ALL CURITIBA

Evento realizado na manhã de 02/12/06, na UNIALL. A CATALISA esteve representada por Gesualdo D'Avola Filho, que na oportunidade também representou nossa parceira e responsável pelo programa de Curitiba, INEP - Instituto Nardoto de Educação Profissional. Foi através desse, que os formandos receberam seus certificados. Parabéns à nova Turma recém formada!

GOVERNO DOBRA LIMITE MÁXIMO DE EMPRÉSTIMO DO MICROCRÉDITO

Brasília - Para ajudar as instituições financeiras a cumprir o limite de aplicação no microcrédito, o Conselho Monetário Nacional (CMN) dobrou, na média, os tetos das três faixas dessas operações.
No fim de outubro, os bancos aplicavam somente 58% (R$ 982 milhões) dos 2% de depósitos à vista obrigatórios, cuja média de 12 meses estava em R$ 1,6 bilhão.
"Estamos flexibilizando, para atingir o objetivo de ampliar o microcrédito" , justificou o diretor de Normas do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, lembrando que há um teto de 2% de juros mensais para essas operações.

CRIAÇÃO DO CONSELHO PARLAMENTAR PELA CULTURA DA PAZ

Aprovado no Plenário da Câmara Federal em novembro de 2006 o Projeto de Resolução criando o Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz, órgão do Poder Legislativo Federal, com atribuições em todo território nacional, que irá formular propostas concretas de políticas públicas para que a cultura da paz seja difundida em todo o Brasil. Celebramos este momento em que a Paz adquire espaço para articular, propor e encorajar políticas públicas comprometidas com as aspirações mais justas e elevadas da sociedade brasileira.

Fonte: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz (http://www.comitepaz.org.br/)

REDE SOCIAL OSASCO – ENCONTRO DE NOVEMBRO 2006

Data: 21/11/2006 – 3ª feira
Horário: das 14:00 às 17:00 horas
Endereço: R. Dionisio de Camargo, 105/110 - B. Vista - Osasco, Igreja Presbiteriana Independente.
A Rede Social Osasco tem como objetivo trocar experiências e informações, implememtar projetos em conjunto, otimizar recusos e potencializar resultados que favoreçam o desenvolvimento social. No encontro desse mês, analisaremos em conjunto os projetos da Rede Social Osasco. A CATALISA integra a Rede Social Osasco. Conheça o site das Redes Sociais:
www.sp.senac.br/redesocial

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO E DESENVOLVIMENTO

FÓRUM PERMANENTE DO TERCEIRO SETOR DE OSASCO E REGIÃO

Evento promovido periodicamente pela Rede Social Osasco que coloca em discussão importantes temas de interesse comum.

Próximo Fórum - Tema: “Redes e Desenvolvimento Local"

Data: 08/11/06, das 19h00 às 21h00

Local: Senac Osasco. Av Dante Batiston, 248 - Centro - Osasco.

Palestrantes convidados: Vilma Ambrósia Jurevicius/Senac São Paulo e Eduardo Coutinho de Paula/Catalisa. 

A CATALISA participa do Fórum Senac Osasco. Divulgue e participe você também!Informações e inscrições pelo fone (11) 4156-6758 ou 4156-5801 Ramal 225; e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente no Senac Osasco.

CATALISA DESENVOLVE PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ

Após criterioso processo seletivo do Governo do Estado do Paraná e atendendo demandas da Secretaria do Trabalho, a CATALISA assina contrato e inicia programas de qualificação social e profissional nas áreas de alimentação – segurança alimentar, associativismo, cooperativismo e mecânica de automóveis, atendendo 500 beneficiários pelo PlanTeQ 2006 nos municípios de Curitiba, Guarapuava, Maringá e Londrina. Em parceria com o INEP – Instituto Nardoto de Educação Profissionalizante (www.institutonardoto.com.br) para as ações em Curitiba, comemoramos essa recente ampliação da atuação em rede da CATALISA!

RUMO À IV PLENÁRIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA!

Fonte: Daniel Tygel/FBES

Com a transição presidencial, a realização da I Conferência Nacional de Economia Solidária, e a implantação do Conselho Nacional de Economia Solidária, é de fundamental importância que o movimento de Economia Solidária faça um debate aprofundado sobre o Fórum Brasileiro de Economia Solidária e os rumos do movimento de Economia Solidária no país.
É por isso que a Coordenação Executiva do FBES iniciou, no dia 10 de outubro de 2006, o processo de mobilização e debates rumo à IV Plenária de Economia Solidária, a se realizar em abril ou maio de 2007.

JOGOS COOPERATIVOS NO "DOMINGO NO BIXIGA"

O “Domingo no Bixiga” é uma iniciativa da Associação Novolhar (www.novolhar.org.br) e do Projeto Fera (Festival de Rua dos Adolescentes do Bixiga), oferecendo à comunidade paulistana oficinas pedagógicas, brincadeiras, shows, atividades culturais e esportivas. O evento ocorre nas manhãs e tardes de domingo na esquina das Ruas Maria José e Fortaleza. Venha prestigiar! Integrando a diversificada programação de 29 de outubro, aconteceu a partir das 17h:30 uma Oficina de Jogos Cooperativos focalizada pela CATALISA e aberta a todas as idades! Veja programação completa abaixo.

IV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE MICROCRÉDITO

Importante evento realizado nos dias 22 a 24/11/06 no Expominas,  Belo Horizonte/MG. OCongresso teve conjuntamente o "Primeiro Fórum Latino-Americano de Microfinanças da Abcred". Os objetivos do evento foram socializar informações sobre as diversas experiências do microcrédito no Brasil e na América-Latina; estimular a formação e ainovação de parcerias entre governo, órgãos internacionais, setor provado e IMF´s para fomento da atividade; discutir as políticas a serem implantadas ou ajustatadas para o desenvolvimento do microcrédito no Brasil; levantar sugestões baseadas nas diversas experiências a serem difundidas e implementadas pelas IMF´s. Informações: (31) 3227-7469, e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

CURSO DE INICIALIZAÇÃO EM VENDAS - SANTANA DE PARNAÍBA

A CATALISA, em parceria co a Prefeitura de Santana de Parnaíba, através da SEMEDES – Secretaria Municipal do Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social, realizou no Bairro da Fazendinha, um Curso de Inicialização em Vendas, gratuíto, para um grupo de 35 jovens pré-selecinados, atendendo demanda do Grupo MCFM. Ao final desse processo, 30 beneficiários serão absorvidos para trabalho na divulgação e vendas de assinatura da Revista, de circulação nos bairros de Alphaville, Centro de apoio 01, Fazendinha e Centro. Num clima animado e descontraído, realizamos, em 24/11/06, a partir das 18:00h, Evento de Entrega de Certificados aos educandos. Parabéns à coordenação de Gilson Barbosa e aos participantes do Curso!

EVENTO: FÓRUM PAULISTA DE MICROFINANÇAS

Ocorreu na manhã de 26/10/2006, na FGV-EAESP - São Paulo/SP encontro que contou com a presença de diversas instituições de microcrédito dos setores público, privado e terceiro setor, com o objetivo deabrir o diálogo sobre modelos de negócios para operações de microcrédito de governos, bancos, OSCIP, SCM, cooperativas e mistas. A CATALISA esteve representada no evento por Eduardo Coutinho e parabenizamos a iniciativa, a organização, a relevância dos temas abordados e o alto nível das discussões.

ATIVIDADES DO FÓRUM PAULISTA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Aconteceu na DRT – Delegacia Regional do Trabalho, Centro, São Paulo/SP, em 20 de outubro de 2006, com grande participação, Reunião mensal do Fórum Paulista de Economia Solidária e tivemos em pauta importantes temas: aspectos de organização da Feira Estadual de EcoSol, que acontecerá de 10 a 12 de novembro em Campinas/SP; o processo de Formação em Economia Solidária, que culminará no evento regional no início de dezembro em Juiz de Fora/MG; a reestruturação dos Fóruns de Economia Solidária, visando sua autonomia e sustentabilidade; e a retomada do Mapeamento de Empreendimentos Solidários. Acompanhe as próximas notícias do Movimento de Economia Solidária e participe. "Uma outra Economia já acontece!"

CALENDÁRIO DAS FEIRAS ESTADUAIS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Fonte : Fórum Brasileiro de Economia Solidária

O Programa Nacional de Fomento às Feiras de Economia Solidária, da SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária, como parte das atividades previstas na Ação de Promoção do Consumo Responsável e Comércio Justo, Ético e Solidário, tem por objetivo dar apoio logístico e operacional aos Fóruns e Redes Estaduais de Economia Solidária para realização de Feiras de Economia Solidária de âmbito Estadual, contribuindo para afirmação de uma identidade nacional comum entre estas diversas feiras que são realizadas no Brasil, bem como propiciar uma maior integração e sinergia entre as mesmas.Vide abaixo o Calendários completo das Feiras:

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO EM OSASCO

A Rede Social Osasco (www.sp.senac.br/redesocial) tem por missão fortalecer a sociedade, ou seja, os atores locais, influenciar políticas públicas visando desenvolvimento local. Iniciará um diagnóstico participativo para levantar as principais demandas locais a serem contempladas por projeto de sustentabilidade, numa ação conjunta das organizações que integram a Rede. Gilson Barbosa de Lima/CATALISA participa do GT de Articulação e Comunicação da Rede Social Osasco. Acompanhe nossos trabalhos.

PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2006

Fonte: Joaquim (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Oslo, 13 out (EFE).- O bengalês Muhammad Yunus, conhecido como o "banqueiro dos pobres", e seu banco de microcréditos Grameen Bank receberão o Nobel da Paz 2006 por sua luta por uma economia justa para as pessoas de baixa renda, informou hoje o Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo".O que nos encanta é que o Grameen Bank muito além de ser uma instituição que concede crédito, impõe nesse processo uma outra lógica para a organização das finanças: coloca as comunidades como gestoras de seus processos financeiros, empoderando os territórios, fortalecendo a organização popular através do crédito, promovendo o desenvolvimento endógeno das comunidades.Outro aspecto de grande relevância no Grameen é a estrutura de poupança comunitária que eles organizaram. Fica para nós o desafio de criarmos um MARCO LEGAL que possibilite caminharmos nessa direção.

Leia a matéria Modelo de Yunus é "bíblia" para microcrédito do Brasil em http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,AA1309781-5599,00.html

FENACOOP 2006

A Feira Internacional das Cooperativas, fornecedores e serviços de maior destaque da América Latina aconteceu de 18 a 20 de outubro de 2006, das 13 às 21:00h no Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, São Paulo/SP. Em sua terceira edição, caracterizou-se como uma Feira Comercial e Técnica de Negócios que, além da representatividade e abrangência internacional, também promove a interação entre seus diversos públicos inclusive proporcionando a exportação. Destacar o desenvolvimento social é um dos principais elos na promoção dos negócios e integração entre cooperativas e empresas.

ATIVIDADES DA REDE SOLIDÁRIA DE SANTANA DE PARNAÍBA

Após o trabalho de diagnóstico realizado no município de Santana de Parnaíba pelo Grupo de Mapeamento, os participantes da Rede Solidária escolheram o Bairro de Jaguari como prioridade de ação. No momento, está sendo formatado um projeto para o desenvolvimento sustentável desse bairro e a CATALISA participa ativamente do processo. Acompanhe os próximos passos dessa iniciativa!

OFICINA DE PERMACULTURA NO ESPAÇO PRÓ-AMBIENTE

Aconteceu com grande sucesso, de 12 a 15 de outubro de 2006 no Espaço Pró-Ambiente (www.catalisa.org.br/proambiente) Oficina de Permacultura, em ritmo de imersão e atendimento de demandas do Espaço. Focalização de Marco Aurélio Bastos, associado à CATALISA e integrante da Rede Permear (www.permear.org.br). Na programação, tivemos estudos dos princípios gerais da Permacultura e atividades práticas de plantio, tratamento de água cinza com círculo de bananeira e técnica de construção de aquecedor solar a baixo custo (com garrafas pet). Informações:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Nossa próxima atividade de Permacultura será sob a forma de uma palestra interativa na Faculdade de Geografia da USP, em 25 de outubro, a partir das 16:00h, integrando o ciclo "Educação Mútua para uma Vida Sustentável". 

CATALISA ATUA NO PROGRAMA “OFICINA DE TALENTOS”

Programa lançado em agosto de 2005 em Curitiba/PR pela ALL (www.all-logistica.com.br), a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, com uma área de cobertura que engloba mais de 62% do PIB do Mercosul e que tem forte atuação em responsabilidade social e ambiental, a “Oficina de Talentos” tem por objetivo a capacitação profissional de jovens de 15 a 27 anos que residem próximo a linhas férreas. São selecionados estudantes do ensino médio e fundamental para cursos de conteúdo técnico sobre mecânica e eletricidade básica e posterior encaminhamento para postos de trabalho na própria ALL ou em companhias parceiras da concessionária. Devido ao enorme sucesso do programa, nesse ano de 2006, a ALL triplicou o número de alunos atendidos, contando com a parceria da CATALISA para ministrar cursos em Rio Negro/PR e Porto Alegre/RS, iniciados em setembro, com duração de seis meses.

FÓRUM PINHEIROS-PIRAPORA 2006

Aconteceu no dia 07 de outubro, no Auditório da FAC/FITO, Av. Angélica, 100, Jd. das Flores – Osasco/SP, o Fórum Pinheiros-Pirapora 2006. Evento direcionado aos representantes das categorias da Sociedade Civil da região, tendo como convidados os representantes das prefeituras e do Estado, pertencentes ao Subcomitê Pinheiros-Pirapora, e também a todos aqueles interessados em conhecer e atuar na gestão de recursos hídricos. Este Fórum é parte integrante do Projeto Fórum da Sociedade Civil do Comitê do Alto Tietê, aprovado e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).O Projeto Fórum tem caráter institucional reconhecido oficialmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Tem, entre outros, o objetivo de assegurar a participação efetiva, técnica e articulada da Sociedade Civil dentro do Comitê, tomando como suporte o atual Estatuto do CBH-AT, o Plano da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e o Plano Estadual de Recursos Hídricos. A CATALISA participou do evento.Informações: (11) 6865-5411/ 4365-1976E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FÓRUM BRASILEIRO ÁGUA 2006

Importante evento ocorrido em 05 de outubro de 2006, das 9 às 18:30h no Bairro de Santo Amaro, São Paulo/SP. Contou com a presença de nomes expressivos no cenário nacional e internacional, engajados com as prioridades da água. Painéis com os seguintes temas: Desafio multisetorial; Uso eficiente; Saneamento e Saúde Pública, Tendências Legais; Gestão de riscos e financiamento. Gilson Barbosa de Lima/CATALISA participou do evento. Informações RSVP - Fone: (11) 3846-4024.

IV ENCONTRO NACIONAL DO FONASC-CBH

Evento do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas aconteceu de 17 a 20 de outubro de 2006 no Hotel Nacional, Brasília/DF, sob o tema: “A Eficácia dos Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos para a Gestão Social das Águas”. Informações:www.fonasc-cbh.org.br .O objetivo do evento foi o de fortalecer e consolidar as estratégias e o trabalho das organizações civis no contexto da defesa das águas , impulsionando a maior conscientização do melhor uso dos recursos hídricos e a defesa do valor social da água nos organismos de gestão de bacias hidrográficas.

25ª SEMANA GHANDI – OUTUBRO DE 2006

A Associação Palas Athena (www.palasathena.org) celebra a 25ª Semana Gandhi, que conta com a participação cada vez maior de várias cidades, com eventos em todo o Brasil. O evento foi aberto em São Paulo no dia 07 de outubro de 2006, sábado, com uma palestra da Profa. Lia Diskin na Palas Athena às 18h e no domingo, das 11 às 13h, tivemos atividades do PROGRAMA A PAZ PEDE PARCEIROS, que aconteceram no Espaço Gandhi, praça ao lado da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Tivemos horas de especial convivência dentro dos princípios de Gandhi por meio de atividades participativas com Danças Circulares, Origami e Jogos Cooperativos. É a Cultura da Cooperação e a Cultura da Paz sendo constantemente nutridas e disseminadas!

EVENTO DOMINGO NO BIXIGA-SÃO PAULO

Evento aberto no domingo, 08 de outubro de 2006, das 9:30 às 18:00h, nasRua Fortaleza - Bixiga, São Paulo/SP e que terá caráter permanente aos domingos.A Associação Novolhar (www.novolhar.org.br), em parceria com o Projeto Fera – Festival de Rua dos Adolescentes do Bixiga, realizam o evento Domingo no Bixiga, com apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, tendo por objetivo desenvolver o turismo sustentável para a região, a recuperação do bairro do Bixiga e a união da comunidade. O evento oferece música, educação e meio ambiente, oficinas de arte, saúde, atividades esportivas, artesanato, culinária, Danças Circulares e um espaço onde as ONG’s podem apresentar seus trabalhos, para um público flutuante de 25 mil pessoas por mês, de todas as idades e classes sociais. Participe, venha mostrar seus talentos e contribuir para a construção de um espaço de experiência e expressão cultural, de aconchego, criatividade e lazer, desenvolvendo a magia do Bixiga, nossa região, da nossa Cidade. A CATALISA apóia e participa desse evento! Contamos também com a sua presença. Contato: 9285-5026 com Débora Ramos ouEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DIÁLOGO SOBRE PERMACULTURA NA USP

PERMACULTURA - Atendendo a inúmeros pedidos, aconteceu com grande freqüência e participação um novo encontro sobre Permacultura em 27 de setembro de 2006, das 16 às 19h30, na Faculdade de Geografia/USP. Programação: Introdução à Permacultura e Água e Lixo na Permacultura. Convidado: Marco Aurélio Tavares Bastos, permacultor
associado à CATALISA, à Rede Brasileira de Permacultura e à Rede
Permear
www.permear.org.br

PROUT e ECONOMIA SOLIDÁRIA também estão tendo encontros periódicos.
Informações em:

http://www.cappf.org.br/tiki-index.php?page=Di%C3%A1logos+para+uma+vida+sustent%C3%A1vel

 

Contatos:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ouEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


NOVO! - Veja FOTOS do Curso de Permacultura realizado em setembro de
2006 no Espaço Pró-Ambiente:
www.pdc06.blogspot.com 

JOGOS COOPERATIVOS NA DIBEL

Na tarde de sábado 23 de setembro de 2006, aconteceu o “DIBEL em Convivência”, evento anual da DIBEL, zona leste da capital paulista, (www.dibel.com.br), que reúne todos os seus colaboradores para uma ocasião de grande integração. Nesse evento, foram abertas as festividades para o aniversário de 30 anos da DIBEL e a comemoração contou com uma Oficina de Jogos Cooperativos realizada pela CATALISA, assim marcando a tarde com muita alegria e descontração. Parabéns aos integrantes da DIBEL pela qualidade dos serviços prestados à sociedade.

MOVIMENTO COBRANÇA JÁ – ALTO TIETÊ

Após grande empenho da sociedade civil organizada, a Lei de Cobrança pelo Uso da Água para captadores nas Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo foi aprovada em dezembro de 2005 e regulamentada em março de 2006. O grande desafio que se apresenta no momento é a sua implementação,referente aos limites e condicionantes, procedimentos e instrumentos para a cobrança.Nesse sentido, no âmbito da Câmara Técnica de Gestão e Planejamento da Agência de Bacia do Alto Tietê, foi criado um Grupo de Trabalho que tem por missão aprofundar as discussões e elaborar um cronograma de ações. A CATALISA apóia o “Movimento Cobrança Já” e é representada nessa Câmara Técnica por Eduardo Coutinho, que tem acompanhado esse importante processo, de interesse de toda a sociedade.

FÓRUM PERMANENTE DO TERCEIRO SETOR DE OSASCO E REGIÃO

Aconteceu em 27/09/2006 das 18:30 às 21:30 horas no Senac Osasco, Fórum com o tema Responsabilidade Social e Voluntariado. Participação da Silvia Louzã do Centro de Voluntariado de São Paulo e da Fundação Bradesco.A CATALISA participa do Fórum SENAC Osasco. Venha participar conosco no próximo mês e discutir importantes temas de interesse comum.

ASSEMBLÉIA GERAL CATALISA

Realizamos no sábado, dia 16 de setembro de 2006, entre 16:00 e 19:00h nossa Assembléia de Associados para expor as atividades dos últimos seis meses, fazer a atualização dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, bem como partilhar coletivamente novas propostas e planos para a gestão 2006-2008. O trabalho geral do período foi avaliado positivamente, principalmente pela ampliação da atuação da CATALISA e o enorme dinamismo pelo qual ocupamos espaços legítimos de participação da sociedade civil e contribuição na construção de políticas públicas. Com grande alegria, foi formalizada a admissão de 6 novos associados no Corpo CATALISA aos quais damos as boas vindas! Num clima descontraído, a Assembléia foi seguida de uma confraternização.

III MOSTRA DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

Realizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a Mostra aconteceu no dia 24 de setembro, domingo, das 9 às 18 horas, na Alameda das Flores - Av. Paulista, 1400 com exposição dos produtos feitos a partir de material reciclado e espaço reservado para a realização das trocas.

O objetivo da Mostra foi reunir entidades que desenvolvem trabalhos de cunho social junto à comunidade com foco na questão ambiental e/ou eco-economia. A exposição agregou diversas experiências na área de eco-design, reciclagem e projetos de redução e aproveitamento de matérias primas, iniciativas que além de preservar o meio ambiente se transformam em fonte de renda para as comunidades.Nesta edição tivemos com grande sucesso a participação do Movimento Nacional de Troca Solidária, num espaço de trocas onde as pessoas puderam permutar produtos, serviços e saberes sem o uso de dinheiro, de uma forma solidária que promove a cooperação, respeitando normas éticas e ecológicas ao produzir e consumir.

PARCERIA INEP & CATALISA

A CATALISA consolidou parceria com o INEP – Instituto Nardoto de Educação Profissional (www.institutonardoto.com.br), sediado em Curitiba/PR, para o desenvolvimento de Cursos profissionalizantes.Agradecemos ao INEP as múltiplas possibilidades de atuação que se abrem para a CATALISA no Estado do Paraná.No momento, a CATALISA desenvolve material didático voltado para qualificação em Estética, considerada importante demanda na região. Também estamos preparando a oferta de um curso de Auxiliar de Farmácia e um curso de Auxiliar de Cozinha com foco em Segurança na Alimentação.

CATALISA PARTICIPA DO GAO

A CATALISA manifesta apoio formal ao GAO – Grupo de Articulação das ONGs Brasileiras (www.gao.org.br), no processo de articulação bem como na disseminação de informação sobre a construção da ISO26000 – Norma Internacional sobre Responsabilidade Social, para engajamento e representatividade junto ao trabalho da ABNT na composição da CEET/RS – Comitê Estudos Específico Temporários sobre Responsabilidade Social com seu desdobramento de atividade junto às reuniões internacionais da ISO, possibilitando a disseminação de informações sobre Responsabilidade Social junto a diversas organizações não governamentais. Integrando o Conselho Consultivo do GAO, a CATALISA manifesta sua consideração e parceria ao GAO.

ENCONTRO REDE SOCIAL OSASCO – SETEMBRO 2006

Realizado na tarde de 19 de setembro de 2006, na ACM Osasco, teve como principal encaminhamento a realização de um diagnóstico geral da região. O Encontro da Rede Social Osasco é o momento presencial onde os participantes têm a possibilidade de trocar informações, se articular, discutir e deliberar questões de interesse comum. A CATALISA participa da Rede Social Osasco: participe você também e venha somar e multiplicar conosco!   

PERMACULTURA NO ESPAÇO PRÓ-AMBIENTE

O Espaço Pró-Ambiente, Pq. Los Angeles, S. Bernardo do Campo/SP www.catalisa.org.br/proambiente/index.php?p=fotos foi sede no período de 02 a 10 de setembro de um Curso de Permacultura, com carga de 72 horas, em regime de imersão e intensa convivência entre os participantes com muitas atividades práticas. Foi ministrado por Jorge Timmermann, do IPAB (www.permacultura.org.br/ipab/), suporte geral de Marco Aurélio Bastos e organização de Lolita Salas/ALFA-JÁ (www.alfaja.org.br) e Sérgio Machado/CATALISA. Partilhamos nossa alegria pelo grande sucesso do Curso, principalmente pelo seu forte poder transformador de nossas consciências e de nossa realidade. O Curso marcou início de um processo grupal e futuras Oficinas. Realizamos em 13 de setembro, das 17:00h às 19:00h na sala 106 da Faculdade de Educação da USP, novo encontro aberto para um Diálogo sobre PERMACULTURA e Sustentabilidade. Acompanhe os próximos eventos e venha trocar idéias conosco!

PANORAMA ATUAL DO PROJETO MILLENNIUM E OS 15 DESAFIOS GLOBAIS

O PLANEJAMENTO DE UM NOVO MUNDO foi o tema do último Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz (www.comitepaz.org.br), realizado em 12 de setembro de 2006, a partir das 19:00h no Auditório do MASP, Av. Paulista, 1578.O Projeto Millennium é um legado para o futuro do mundo. Iniciativa do Conselho Americano da UNU – Universidade das Nações Unidas, o Projeto organiza uma rede de planejamento global com cerca de 700 pesquisadores, futuristas, acadêmicos, executivos, legisladores, educadores, cientistas, que através de suas visões de futuro e de monitoramento anual, concentram seus esforços para propor soluções a importantes desafios que o mundo está vivendo. O Millennium fornece informações permanentes de forma que lideranças e gestores de cada região do planeta possam identificar, avaliar e analisar temas com impacto global.

FESTIVAL ÁGUA NO 3º MILÊNIO

Em sua terceira edição, aconteceu nos dias 8 a 10 de setembro de 2006, em Pocinhos do Rio Verde, Caldas/MG, sob a realização da ONG Novo Encanto Ecologia e diversas parcerias locais, evento sob o lema Água pela Paz. O evento contou com atividades artísticas, educativas, ecológicas e culturais, a participação de alunos da rede pública de ensino e uma caminhada de Caldas ao Balneário de Pocinhos do Rio Verde. Programe-se para participar do próximo Festival em setembro de 2007.

CURSO DE TELEMARKETING

Atendendo a uma importante demanda de qualificação social/profissional no município de Santana de Parnaíba, a CATALISA, em parceria com a SEMEDES – Secretaria Municipal de Desenvolvimentos Econômico e Social, realizou entre os dias 21 de agosto a 06 de setembro, com a focalização de Gilson Barbosa de Lima, um Curso de 32 horas de Inicialização em Telemarketing para 30 beneficiários. O Curso foi totalmente gratuito aos participantes, com entrega de apostila e lanche diário. Devido à grande procura, mantemos uma lista de espera para a realização de futuros Cursos.

NOVA PARCERIA: ALL & CATALISA

A ALL – América Latina Logística, (www.all-logistica.com.br) a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, fecha parceria com a CATALISA para a realização de cursos de qualificação profissional em mecânica e eletrotécnica voltados para jovens, com carga de 220 horas cada e que se iniciam em 18 e 25 de setembro, respectivamente, nas cidades de Rio Negro/PR e Porto Alegre/RS. Comemoramos a importância dessa parceria e o benefício aos participantes dos Cursos que terão encaminhamento para estágios e trabalho.

PROGRAMA NACIONAL DE FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, como parte das atividades previstas na Ação de Promoção do Consumo Responsável e Comércio Justo, Ético e Solidário que compõe o Programa Economia Solidária em Desenvolvimento – PPA 2004/2007, em parceria com o Instituto Marista de Solidariedade e FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária - apresenta o calendário geral das feiras de Economia Solidária. Maiores informações sobre o Programa, bem como fotos e notícias da mobilização de cada Fórum Estadual no processo de organização das feiras estão disponível, junto ao site do FBES (www.fbes.org.br).

Acesse a página do Programa Nacional de Feiras de Economia Solidária veja o calendário emhttp://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=966&Itemid=10

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1223&Itemid=1

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA (International Cleanup Day)

Considerado o maior movimento ambiental do mundo, o Dia Mundial da Limpeza (Cleanup Day) mobiliza milhares de voluntários em mais de 100 países. É um movimento global preparado por organizações no mundo inteiro para a preservação e limpeza do meio ambiente. Voluntários de todas as idades se reúnem para coletar lixo em lagos, rios, praias e demais ecossistemas. Um evento que integra as pessoas propiciando-lhes a real noção do que é pensar globalmente, agir localmente. O Dia Mundial da Limpeza foi criado em 1986 pelo Centro para Conservação Marinha (Ocean Conservancy) nos Estados Unidos e é realizado todo 3º sábado de setembro. A divulgação mundial do evento fica por conta do Projeto AWARE. Mais informações:
http://www.projectaware.org/americas/english/icd.asp
http://www.coastalcleanup.org
http://www.wwf.org.br

ECOLATINA 2006 - 6ª CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SOBRE MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Belo Horizonte foi a capital do debate sobre meio ambiente e responsabilidade social, de 18 a 21 de setembro de 2006, em evento internacional com cerca de 5 mil participantes e representantes de onze países.A ECOLATINA 2006 foi realizada no Minascentro e apresentou diversos eventos na área socioambiental tendo como principal objetivo a sensibilização da sociedade para essas questões no país e no mundo.Para mas informações acesse www.ecolatina.com.br

CAMPANHA SAÚDE TIETÊ

O último dos estudos científicos conhecidos sobre os efeitos da poluição por gás sulfídrico, no trecho compreendido entre Barueri e Pirapora do Bom Jesus, foi realizado pela CETESB, por encomenda deste último município nos anos de 2003/2004. Os estudos correlacionam a concentração de gás sulfídrico com agravos respiratórios da população. De lá para cá o “incômodo” odor de enxofre (gás sulfídrico) tornou-se mais evidente, estendendo-se para os demais municípios circunvizinhos. Com o objetivo de chamar a atenção da comunidade, das autoridades estaduais e dos municípios circunvizinhos ao rio Tietê, para que providências imediatas e urgentes sejam tomadas quanto à eliminação total, ou redução a índices mínimos da poluição atmosférica e a degradação generalizada do rio, a ONG TERRAGUAR vem desenvolvendo a CAMPANHA SAÚDE TIETÊ. Informações: www.terraguar.org.br ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FÓRUM BILLINGS 2006

A AGDS (www.agds.org.br), em parceria com o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Billings-Tamanduateí realizou em 02 de setembro o Fórum Billings 2006, direcionado aos representantes das categorias da Sociedade Civil do Grande ABC, e teve como convidados os representantes das prefeituras e do Estado, pertencentes ao Subcomitê Billings e também todos aqueles interessados em conhecer e atuar na gestão de recursos hídricos. O Fórum é parte integrante do Projeto “Fórum da Sociedade Civil do Comitê do Alto Tietê”, aprovado e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Aguarde a divulgação dos Fóruns dos demais Subcomitês.

Informações: (11) 4365-1976

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

ECOLOGIA HUMANA - AGENDA 21 EM AÇÃO

Estreou em 26 de agosto, na Rádio Mundial FM – 95,7, o Programa “Ecologia Humana – Agenda 21 em Ação”, apresentado pelo jornalista, educador e advogado Bonfilio Alves. O programa se propõe a contribuir para a tradução e a difusão dos conceitos da Agenda 21 Planetária e Brasileira, e das Metas do Milênio focando a importância da sua criação e implementação nos diversos temas e áreas de intervenção. Realização: Instituto de Pesquisa em Ecologia Humana – IPEH (www.ipeh.org.br), fone: (11) 4442-2012. Vale a pena conferir: todo sábado, a partir das 18:30h!

CURSO AUTOGESTIONADO DE PERMACULTURA EM SP

Com apoios da CATALISA, AGDS (www.agds.org.br) e ALFA-JÁ (www.alfaja.org.br), acontece entre os dias 2 e 10 de setembro de 2006, das 9 às 19h, o Curso Autogestionado de Permacultura, com o instrutor Jorge Timmermann, do IPAB (www.permacultura.org.br/ipab/).
Onde: - Espaço Pró-Ambiente -
www.catalisa.org.br/proambiente/index.php?p=fotos

Carga horária: 72 horas

CERTIFICAÇÃO: o certificado emitido pelo IPAB é reconhecido pelo “The Permaculture Institute” nos EUA e na Austrália.Diversas instituições de ensino superior (Cambridge, Oxford, MIT.) reconhecem o curso com créditos acadêmicos.

Custo compartilhado entre o grupo, estimado em R$450,00 (incluindo apostila, alimentação vegetariana e uso do alojamento).

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clique abaixo e veja Programação completa do Curso e modelo da Ficha de Inscrição. Aproveite essa oportunidade!

REUNIÃO DO SEGMENTO SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DO CONAMA

Aconteceu em 30 de agosto de 2006, a partir das 14:00 h, na UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, localizada na Av. Quarto Centenário, 1268, Portão 7-A, Parque do Ibirapuera, São Paulo. Veja abaixo programação com assuntos em pauta:

EDUCAÇÃO MÚTUA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL

Diálogos sobre conteúdos contemporâneos

Local: USP - Centro Acadêmico Professor Paulo Freire da Faculdade de Educação

Horários - das 16:30 às 19h

Aconteceu: 

29/8 - PROUT com Acharya Jinanananda Avadhuta, monge, proutista

30/8 - PERMACULTURA com Marco Aurélio Tavares Bastos/CATALISA, permacultor

31/8 - Economia Solidária com Felipe Bannitz, economista, educador social

 

Os conteúdos nos ensinos dos três níveis (fundamental, médio e superior) precisam se adequar aos novos desafios impostos pela atual degradação do homem e da ecosfera. Neste sentido estamos buscando articular em diferentes universidades saberes que estão florescendo fora do campo acadêmico, PROUT é um deles, Economia Solidária é outro, Permacultura outro, existem muitos e depende de nós que tais investigações dialoguem com o conhecimento convencional.

Aguarde a divulgação dos próximos temas e venha dar sua opinião e tirar suas dúvidas.

NOVOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTANA DE PARNAÍBA

Sob a realização da CATALISA e SEMEDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Santana de Parnaíba, estão formadas Turmas de 2 novos Cursos de Qualificação: “Inicialização em Telemarketing”, sob a focalização de Gilson Barbosa e “Curso de Serviços Domésticos”, sob a focalização de Ana Cláudia Lima.Os cursos começam respectivamente em 28 de agosto e 11 de setembro. São totalmente gratuitos, com apostila, certificado e encaminhamento para possibilidades de trabalho. VAGAS LIMITADAS. Informações: (11) 4156-6758.

“AÇÃO COMUNITÁRIA” DE SANTANA DE PARNAÍBA

A Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba realizou o evento anual em 26 de agosto, sábado, das 8 às 17:00h: todo um dia de serviços gratuitos do governo municipal direto para a comunidade. Local: Ruas Rio Branco, Belo Horizonte e Natal, Bairro Fazendinha.A CATALISA estave com stand no evento junto à SEMEDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Santana de Parnaíba. Parabéns aos organizadores por mais esse evento! 

CONSTRUINDO A NORMA ISO 26.000

O objetivo da futura Norma ISO 26.000 é estabelecer um entendimento comum sobre o que de fato significa “RESPONSABILIDADE SOCIAL”, para que as confusões ou iniciativas duvidosas sobre este assunto possam ser claramente resolvidas. A norma visa também orientar as organizações de todos os tipos e tamanhos sobre os cuidados e princípios que devem ser seguidos por quem deseja ser socialmente responsável. Deve ainda trazer orientações sobre o processo de incorporação da responsabilidade social às atividades de uma organização e indicações sobre os principais instrumentos, sistemas e entidades que atualmente tratam do tema. O GAO – Grupo de Articulação das ONGs Sociais e Ambientais Brasileiras para Construção da ISO 26.000 está em plena atuação nesse processo. A CATALISA participa do Conselho Consultivo do GAO. Conheça:www.gao.org.br

AGENDA 21 MACRO OESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO

A CETESB realizou em 21 de agosto de 2006, das 8:30 às 12:30 no Anfiteatro Augusto Ruschi, Av. Prof. Frederico Hermann Jr, 345, Pinheiros, São Paulo/SP, evento de apresentação:“Agenda 21: Diagnósticos e Ações da Região Macro Oeste da Cidade de São Paulo”. Informações: (11) 3032-3799.

CATALISA É HABILITA NO PARANÁ 2006/2007

Em agosto de 2006, a Secretaria de Administração do Estado do Paraná habilitou a CATALISA para participar de licitações do Governo Paranaense em programas de qualificação social e profissional, economia solidária e área ambiental, entre outras. É a CATALISA em Rede, ampliando sua atuação! Acompanhe nossos trabalhos.

III ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Evento ocorrido nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2006 no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ilha do Fundão, sob o tema: “A Tecnologia na Geração de Trabalho e Renda no Brasil”. Informações em:www.soltec.poli.ufrj.br/eneds

SEMINÁRIO “FERRAMENTAS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS: É POSSÍVEL UMA OUTRA ECONOMIA?”

Aconteceu na manhã de 19 de agosto de 2006, no Auditório Faeco, Centro Universitário Fundação Santo André, sob a coordenação do Prof Amilcar Macedo Santiago, contando com a presença de João Joaquim de Melo Neto/Banco Palmas – Ceará e Prof. Dr. Paul Singer (FEA/USP e Secretário Nacional de Economia Solidária). O objetivo do evento foi discutir os princípios e possibilidades/desafios da Economia Solidária e apresentar a inquietante experiência do Banco Palmas e de seus produtos: o Palma (moeda social), seu cartão de crédito e sua política de financiamento e negócio. Essa atividade fez parte da Semana de Economia da FAECO.

FÓRUM DIREITOS HUMANOS, DIREITOS DE TODOS

Tendo sido precedida de trabalhos em Oficinas Temáticas, ocorreu em 17 de agosto de 2006 em São Paulo, Plenária sobre Direitos Humanos, sob a Organização da Comissão Municipal de Direitos Humanos. A realização desse Fórum deve trazer contribuições valiosas para estimular o uso, incrementar e consolidar os dados e informações da nova ferramenta virtual.SIM -DH – Sistema Intraurbano de Monitoramento dos Direitos Humanos

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/sim_dh/index.html

II ENCONTRO DO TERCEIRO SETOR DE CARAPICUÍBA

Sob o tema: Captação de Recursos Públicos, aconteceu na manhã de 31 de agosto de 2006, naFundação Orsa,Av. Deputado Emilio Carlos, 821 – V. Santa Terezinha – Carapicuíba/SP.Sob a realização da Rede Social de Carapicuíba, o Encontro abordou os seguintes temas: Captação de Recursos em Rede; Lei Rouanet; Sustentabilidade e Fundos Perdidos. Evento gratuito, vagas limitadas.A CATALISA participa da Rede Social Carapicuíba e apoiou a organização desse Encontro.

CATALISA & SEMEDES

Dando continuidade à nossa parceria com a SEMEDES – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Santana de Parnaíba, após a reforma das instalações e reorganização dos espaços, a CATALISA reativa sua base operacional no Bairro da Fazendinha: Av. Tenente Marques, 5.720, 2º andar. E a CATALISA está com novo número de telefone. Anote: (11) 4156-6758.

ENCONTRO REDE SOCIAL OSASCO – AGOSTO 2006

O Encontro da Rede Social Osasco é o momento presencial onde os participantes têm a possibilidade de trocar informações, se articular, discutir e deliberar questões de interesse comum. No encontro desse mês, ocorrido no SENAC Osasco na tarde de 15 de agosto, todas as Comissões fizeram posicionamento sobre o estágio de seus projetos. Ana Cláudia Lima e Gilson Barbosa representaram a CATALISA nesse Encontro. Visite:www.sp.senac.br/redesocial

FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR EM SÃO PAULO

A Fundação ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, promoveu nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2006, no Parque da Água Branca – São Paulo/SP, o Seminário de Comercialização e Feira da Agricultura Familiar. O evento representou a conquista de um grande número de famílias que vivem na área rural

5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL PRODUÇÃO MAIS LIMPA DA CIDADE DE SÃO PAULO

Aconteceu em 10 de agosto de 2006, das 9 às 18:00h na Universidade São Marcos, Ipiranga, São Paulo/SP,importante evento em continuidade aos anteriores, no qual foram apresentadas experiências relevantes de P+L por iniciativa do governo, setor privado e terceiro setor. Informações: (11) 5031-4081.

8º ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS

O Espírito Santo sediou nos dias 06 a 10 de agosto de 2006 o 8º Encontro Nacional de Comitês neste ano. O encontro reuniu os comitês de bacias hidrográficas de todos os estados brasileiros. Um dos objetivos do encontro foi fortalecer o papel dos comitês no Brasil, além de impulsionar a implementação dos sistemas federal e estaduais de gestão dos recursos hídricos.
Os comitês têm papel fundamental no manejo dos recursos hídricos e representam a gestão ambiental democrática e participativa, pois todos os atores ligados ao tema, como poder público, organizações não-governamentais e usuários de água têm assento nesse parlamento de forma eqüitativa. É dos comitês que podem partir decisões importantes como a cobrança pelo uso da água. Para maiores informações acesse o site: www.rebob.org.br ou E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SEMINÁRIO: “ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO: É POSSÍVEL UMA ESCOLA DIFERENTE?

Realizado na manhã de 10 de agosto de 2006, no Centro Universitário Fundação Santo André, sob a coordenação: Profa Cecília Vasconcelos Guaraná (CEEP/ITCP-FSA) e os convidados: Profa Dra Nídia Pontuschka (FEUSP) e Profa Dra Sylvia Leser de Mello (IP/USP e Coordenadora da ITCP/USP). O evento teve por objetivo apresentar a experiência curricular e pedagógica do Supletivo de Trabalhadores, desenvolvido pelo CEEP, e discutir as possibilidades de sua integração à Economia Solidária

MAPEAMENTO EM SANTANA DE PARNAÍBA/SP

A Rede Social de Santana de Parnaíba realiza um trabalho de mapeamento das organizações do terceiro setor que atuam no município e suas realizações. Isso, além de fortalecer o rico relacionamento já existente, também favorecerá o foco dos projetos sociais conforme demanda da população local. Ana Cláudia Pereira/CATALISA participa do Grupo de Trabalho de Mapeamento.

AVALIAÇÃO DA II CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Aconteceu noauditório do IBAMA São Paulo, na manhã de 28 de julho de 2006, Reunião de avaliação da II CNMA ocorrida em dezembro de 2005 e apresentação do Caderno das Deliberações da Conferência. Essa Reunião representa a retomada do processo de mobilização por parte do MMA – Ministério do Meio Ambiente, para as próximas Conferências Estadual e Nacional. A CATALISA participa da Comissão Organizadora da CNMA do Estado de São Paulo. Informações: (11) 3066-2662

FILTRO CONTRA A POLUIÇÃO DO AR

Agência FAPESP - Existe um consenso entre pesquisadores que estudam a poluição atmosférica de metrópoles como São Paulo. Para eles, o ozônio e o material particulado são os poluentes mais nocivos à saúde humana. Nos próximos meses, quando estiver certificado, um invento desenvolvido no Brasil poderá contribuir para que a emissão de pelo menos um desses contaminantes seja reduzida.

A tecnologia, desenvolvida pelo engenheiro paulista Sergio Varkala Sangiovani, pretende barrar, logo após a emissão feita pelos motores, as chamadas partículas inaláveis finas, que medem menos de 2,5 micrômetros (milionésima parte do metro) de diâmetro. Resultado de seis anos de trabalho, o filtro, para equipar ônibus, caminhões e até geradores, funciona apenas para o diesel.

Veja a Notícia completa em: 

http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=5761

RESPONSABILIDADE SOCIAL E NORMA ISO 26000

Ocorreu em 24 de julho de 2006, na capital paulista, encontro especial de criação do GAO – Grupo de Articulação das ONGs Sociais e Ambientais Brasileiras na Construção da ISO 2006. Sob a forma de um Grupo de Trabalho Interinstitucional, tem por objetivo ampliar o debate, democratizar as informações e promover a participação e presença dos diferentes posicionamentos das entidades brasileiras da sociedade civil voltadas às questões sociais e ambientais, num processo rico, eficaz e participativo de construção da Norma ISO 26000, no âmbito nacional e internacional. Após a aprovação do Regimento Interno do GAO, foram feitas as indicações e composições da Secretaria Executiva, Grupos de Trabalho (Comunicação, Captação de Recursos e Eventos), Conselho Consultivo e Conselho Fiscal.Dentre outras organizações, a CATALISA integra o Conselho Consultivo do GAO, representada por Eduardo Coutinho. Parabenizamos aos organizadores e a transparência do processo.

ARTICULAÇÕES DA CATALISA NO PARANÁ

No mês de julho, em atendimento ao EDITAL - 2006: PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL (cadastramento e seleção das entidades executoras) da SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL - Coordenadoria de Fomento e Qualificação, foi entregue a documentação junto à Secretaria do Trabalho do Estado do Paraná, em Curitiba. Também neste mês foi assinada uma carta de intenção onde o INEP - INSTITUTO NARDOTO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL fez a cessão à CATALISA, para as salas de aula, laboratórios de informática e cozinha experimental, caso os projetos sejam aprovados. Tem-se a intenção de desenvolver parcerias para a realização de Cursos Técnicos, tendo em vista a demanda de mercado da região

FÓRUM PAULISTA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – JULHO 2006

A Reunião presencial desse mês, realizada na manhã do dia 21 na sede do DRT – Delegacia Regional do Trabalho, contou com a participação de numeroso grupo e teve como temas de pauta o processo de cadastramento de experiências de formação de Economia Solidária para criação de um banco de dados por parte do Fórum Brasileiro e a indicação de representantes de empreendimentos solidários da Região Sudeste para integrar o Conselho Nacional de Economia Solidária. Na próxima Reunião do Fórum Paulista,em 18 de agosto, teremos em pauta a avaliação da I Conferência Nacional.

CONFERÊNCIA “INICIATIVA SOBRE AR LIMPO PARA A AMÉRICA LATINA”

A Conferência e Exposição Bianual "Transporte sustentável: Correlações com Mudanças Climáticas e Melhoria do Ar" da Iniciativa do Ar Limpo nas Cidades Latino-Americanas se ocorreu entre os dias 25 a 27 de julho de 2006, na cidade de São Paulo. A Conferência foi co-organizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com o Banco Mundial, apoio do Fundo Mundial para o Meio Ambiente e colaboração de outras organizações nacionais e internacionais. Sergio Sangiovani e Sergio Machado/CATALISA participaram do evento.

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Sob o tema “Educação, Política e Integração da América Latina”, aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2006, na USP - Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação, o IV Encontro Internacional de Economia Solidária. O objetivo dos Encontros Internacionais de Economia Solidária é promover um espaço de debate e troca de experiências, a partir do encontro entre pessoas de organizações nacionais e internacionais contribuindo para a formação de profissionais e trabalhadores da área, ampliando o espaço de debate e aprofundamento teórico deste tema no interior das organizações e universidades do país.

ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ABC PAULISTA

A Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania e a Rede deEconomia Solidária e Alternativa do ABC realizaram no “Centro de Formação Profissional "Padre Leo Commissari", S. Bernardo do Campo/SP, na tarde de 19 de julho de 2006, o pré-lançamento do vídeo institucional sobre economia solidária. No evento, aconteceu uma mostra de produtos dos grupos solidários. Este é um dos resultados concretos da importância da organização coletiva norteada em princípios de solidariedade. A Rede de Economia Solidária é uma organização de Empreendedores, comerciantes e prestadores de serviços que hoje são articulados pela Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania. Este instrumento surge para difundir esta forma de economia nãoexcludente proporcionando o desenvolvimento local nas regiões carentesdo ABC. Conheça esse trabalho: www.padreleo.org.br

II FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL

Santa Maria/RS foi cede, entre os dias 07 e 09 de junho de 2006, de evento que representa um grande marcono Brasil e também no Mercosul. A Feira de Santa Maria abrigou uma iniciativa de resgate do autêntico trabalho popular e familiar. Marcou o segundo ano da Feira de Economia Solidária do Mercosul, consolidou ainda os 13 anos da realização da Feira Estadual do Cooperativismo, os seis anos da Mostra da Biodiversidade e os cinco anos da Feira Nacional de Economia Solidária. Com a presença de Redes Latino-Americanas de Economia Solidária, foi promovido o “Seminário Internacional: Por uma América Latina Solidária – Outra Integração é Possível" e, a partir deste, elaboraram a Carta de Santa Maria.

Acesse a Carta de Santa Maria: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=282

QUALIDADE DO AR QUE RESPIRAMOS

Aconteceu em 11 de julho de 2006 na capital paulista, evento de apresentação de um novo Filtro de Impacto para Particulados Diesel (IDPF), um produto de tecnologia totalmente brasileira que ajudará a reduzir a emissão de poluentes do óleo diesel em São Paulo e outros lugares do mundo. O IDPF foi utilizado pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP para definir o limite de emissão de alguns poluentes pelos ônibus de São Paulo, o que deverá ser contemplado também em um projeto de Lei. O equipamento foi oficialmente lançado pela SABERTEC, seguido de almoço, e contou com diversas autoridades. A CATALISA foi representada por Sérgio Machado Barbosa.

SEMINÁRIO BRASIL-FRANÇA DE RASTREABILIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Aconteceu em 11 de julho de 2006 em Curitiba/PR, Hotel Deville, sob a realização do Governo Estadual do Paraná, importante evento que colocou em comparação as legislações do Brasil e da Europa nos vários segmentos do setor agro-alimentar, da produção ao consumo de alimentos. A CATALISA está representada no evento por Gesualdo D´Avola Filho e Kristy Soraya Coelho.

FSM 2007 TEM DATA DEFINIDA: 20 A 25 DE JANEIRO !

Fonte: Boletim do FSM (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

A sétima edição do FSM já tem data marcada: 20 a 25 de janeiro de 2007, em Nairóbi, no Quênia (África). A Comissão de Metodologia sugeriu a realização de uma consulta preparatória, seguindo o exemplo do que foi feito para a organização do FSM 2005, realizado em Porto Alegre (Brasil), e o FSM 2006 Policêntrico Américas, realizado em Caracas (Venezuela). A fim de contemplar ações concretas, a organização do Fórum pede que as organizações e movimentos indiquem as ações, campanhas e lutas em que estão empenhados, e que serão a base das atividades do 7º Fórum. Mais informações sobre o evento em Nairóbi podem ser obtidas em www.socialforum.or.ke.

CULTURA DA COOPERAÇÃO NO PROJETO CARMIM

Eduardo Coutinho e Gesualdo D´Avola Filho/CATALISA focalizaram na manhã de 04 de julho de 2006, Oficina com Jogos Cooperativos e Noções de Cooperativismo ao grupo de jovens que participam do Curso de Formação “Arte e Empreendedor Social 2006” realizado pela ONG Projeto Carmim (www.projetocarmim.org.br), unidade Escola Social de Arte, Lapa, São Paulo/SP. Parabéns ao Projeto Carmim por sua importante ação social e aos jovens pelo grande interesse sobre a Cultura da Cooperação!

CIENTISTAS DESCOBREM RECUPERAÇÃO LENTA NA CAMADA DE OZÔNIO

A camada de ozônio da Terra, que protege contra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol, está passando por uma lenta recuperação, segundo um estudo divulgado pela revista britânica Nature. Uma equipe de especialistas americanos e dinamarqueses chegaram a essa conclusão depois de comprovar a eficácia do Protocolo de Montreal (1987), ratificado por mais de 180 países, que proíbe a emissão de gases clorofluorcarbonos (CFC). Os pesquisadores, liderados pela professora Betsi Weatherhead, da Universidade do Colorado,
constataram que os níveis de ozônio se estabilizaram ou aumentaram ligeiramente, na última década. Outros fatores que contribuíram para frear a erosão da camada de ozônio, situada a uma altura de até 32 quilômetros na estratosfera da Terra, são efeitos atmosféricos naturais, como as mudanças na temperatura do ar, a influência do ciclo solar de onze anos e a ausência de grande atividade vulcânica. Nos anos 80, os cientistas se alarmaram ao
detectar a amplitude da destruição na camada de ozônio provocada pelos gases CFC, usados em aparelhos de refrigeração e ar-condicionado, aerossóis e produtos de limpeza industrial. Fonte:
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/mai/03/242.htm

CONFERÊNCIA NACIONAL DISCUTIU OS RUMOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL

De 26 a 29 de junho, Brasília/DF sediou a I Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), promovida pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). O tema central do encontro foi "A Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento". Além de propor princípios e diretrizes para a elaboração de políticas públicas de Economia Solidária e do seu marco legal, a conferência colocou em pauta o potencial e as principais dificuldades e desafios do setor.

Por: Juliana Rocha Barros,http://www.setor3.com.br

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=942&Itemid=1

FESTA JULHINA 2006 PRÓ-AMBIENTE

Por iniciativa da AGDS (www.agds.org.br) em parceria com a CATALISA, realizamos no sábado, 01 de julho de 2006, nossa Festa Julhina com o propósito de levantar fundos para o Projeto sócio-ambiental ProAmbiente, Pq. Los Angeles, São Bernardo do Campo/SP (www.catalisa.org.br/proambiente). Tivemos decoração, muitas guloseimas típicas, barracas de diversão, fogueira e até moda de viola de raiz! A festança foi um sucesso e passou da meia noite. Obrigado a você que contribuiu na divulgação e/ou prestigiou nossa Festa.

MMA DIVULGA PESQUISA SOBRE POLÍTICA AMBIENTAL

De acordo com os participantes da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em Brasília (DF), um dos principais problemas ambientais do país é o desmatamento, seguido dos problemas referentes aos recursos hídricos e da falta de informação e educação ambiental. Foi o que revelou levantamento realizado pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser), que constatou ainda que as políticas ambientais consideradas prioritárias pelos delegados entrevistados são o combate ao desmatamento na Amazônia (37%), a proteção e o uso sustentável da biodiversidade (32%), a revitalização das bacias hidrográficas (32%) e a promoção do desenvolvimento local sustentável (31%).O estudo foi encomendado pela Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Mais informações em www.mma.gov.br.

CAFÉ PEDAGÓGICO – ENCONTRO JUNHO 2006

Sob a coordenação da ONG Cidade Escola Aprendiz (www.aprendiz.org.br), aconteceu no dia 30 de junho de 2006 o Café Pedagógico mensal, que reúne representantes de diversas organizações não governamentais e do governo local, para troca de idéias e partilha de ações, na construção orgânica de uma Rede Social na Zona Oeste de São Paulo. Eduardo Coutinho representou a CATALISA na ocasião. O próximo encontro será em 28 de julho. Anote na agenda e participe você também!

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Entre os dias 26 e 29 de junho, na Academia de Tênis, em Brasília/ DF, mais de mil atores da economia solidária estiveram reunido na I Conferência Nacional (I CONAES), sob o tema “A Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento”.

Depois das mais de 100 conferências preparatórias, e das 27 conferências estaduais, a Subcomissão de Sistematização da Comissão Organizadora Nacional da I Conferência Nacional de Economia Solidária concretizou a sistematização dos resultados, que culminou com o novo documento-base que foi o subsídio principal da Conferência.

Fonte: Secretaria Executiva FBES – Fórum Brasileiro

O documento-base sistematizado a partir das proposições das Conferências Estaduais está disponível emwww.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=263&Itemid=18

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DA COMISSÃO ESTADUAL DE TRABALHO E EMPREGO SP

Aconteceu na semana de 19 a 23 de junho de 2006, em Nazaré Paulista/SP, o Módulo 2 do Curso para Conselheiros da CETE. O evento foi aberto com uma palestra do Secretário de Políticas Públicas de Trabalho e Renda Sr. Remigio Todeschini. Tivemos como temas de discussão: Emprego e Trabalho nas Sociedades Contemporâneas; Renda – conceito e situação no Brasil de hoje; Mercado de Trabalho – conceito metodologia e indicadores; Outras formas de relação de trabalho e de organização da produção; Desenvolvimento Local Sustentável e Emprego, Trabalho e Renda no Âmbito das Comissões.

Gesualdo D´Avola Filho brindou os participantes com uma caneta de papel reciclado e uma pulseira de contas verdes e amarelas confeccionada por uma empreendedora solidária assistida pela CATALISA.

MMA DISPONIBILIZA SISTEMA INTEGRADO NA INTERNET

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) integrou as informações de diferentes bancos de dados ambientais no Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), disponível no site www.mma.gov.br/sinima. O sistema foi apresentado formalmente no dia 08 de junho de 2006 no auditório da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, com a presença da ministra Marina Silva, dentro da Semana do Meio Ambiente.

CATALISA REALIZA CURSO DE JOGOS COOPERATIVOS NO SESCOOP

Promovido pelo SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativa no Estado de São Paulo (www.portaldocooperativismo.org.br), Eduardo Coutinho/CATALISA focalizou em junho de 2006 um mini curso de 16 horas sobre Jogos Cooperativos, voltado para profissionais ligados ao Cooperativismo e/ou Cooperação e Responsabilidade Social. Sendo grande a receptividade e interesse dos participantes, o Curso fluiu de modo intenso com a vivência de vários jogos seguida da reflexão sobre a experiência vivida e a transposição para a realidade cotidiana. O Curso foi permeado de dicas e toques sobre variações de jogos para quem deseja trabalhar na focalização/facilitação de Jogos Cooperativos, desde os aspectos de planejamento, flexibilidade, postura, responsabilidade, ética, etc. Parabéns ao SESCOOP por mais essa iniciativa. E a CATALISA continua sua missão de multiplicar a Cultura da Cooperação!

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Entre os dias 26 e 29 de junho, na Academia de Tênis, em Brasília/DF, mais de mil atores da economia solidária estiveram reunidos na I Conferência Nacional (I CONAES), sob o tema “A Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento”. Depois das mais de 100 conferências preparatórias, e das 27 conferências estaduais, a Subcomissão de Sistematização da Comissão Organizadora Nacional da I Conferência Nacional de Economia Solidária concretizou a sistematização dos resultados, que culminou com o novo documento-base que foi o subsídio principal da Conferência. Fonte: Secretaria Executiva FBES – Fórum Brasileiro

O documento-base sistematizado a partir das das Conferências Estaduais está disponível em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=263&Itemid=18

ENCONTRO PÚBLICO SOBRE PLANO DE ÁGUAS DO BRASIL

O Ministério do Meio Ambiente promoveu na manhã de dia 22 de junho de 2006, o Encontro Público Estadual de São Paulo para apresentação do Plano Nacional de Recursos Hídricos. O evento ocorreu no auditório da CETESB, avenida Professor Frederico Hermann Júnior 345. Mais informações nos sites http://pnrh.cnrh-srh.gov.br/ e http://www.mma.gov.br.

Fonte: Coordenadoria de Recursos Hídricos.

FUNDOS SOLIDÁRIOS / ROTATIVOS

Os Programas de Microcrédito existentes têm atendido as demandas de pessoas que já estão no mercado, não disponibilizando acesso para segmentos da população não economicamente ativa. Além disso, são programas seletivos, pelo fato de exigirem que os pretendentes a financiamentos comprovem a sua permanência e viabilidade econômica no mercado. Isso dificulta ou até elimina a possibilidade de um cidadão trabalhador conseguir um financiamento para implantar um novo negócio. Leia a íntegra em:

www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=870&Itemid=1

PROJETO DE LEI REGULA FUNCIONAMENTO DAS COOPERATIVAS DE TRABALHO

CATALISA COM AÇÃO SIMULTÂNEA EM OITO REGIÕES DO BRASIL

Durante a semana de 05 a 09 de junho de 2006, em parceria com o Instituto Data Brasil (www.databrasil.com.br) e diversos Sindicatos atuando na coordenação local, a CATALISA realizou programa de validação de materiais didáticos aplicáveis à qualificação social/profissional em escala nacional, com ação simultânea nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Camaçari/BA, Caxias do Sul/RS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Recife/PE e Santana de Parnaíba/SP. Participaram desse processo pela CATALISA: Eduardo Coutinho, Gesualdo D´Avola Filho, Luiz Roberto Segala e Maria do Carmo Santos Nascimento (Lia). Agradecemos o empenho de organização e a acolhida das parcerias locais, sem as quais essas ações não poderiam acontecer num curto cronograma de execução do Projeto. No momento estão sendo avaliados os relatórios das 8 regiões. Acompanhe por aqui as próximas Fases desse Programa.

CURSOS DA CATALISA EM SANTANA DE PARNAÍBA/SP

Em parceria com a SEMEDES – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, a CATALISA realizou 4 novos Cursos na semana de 05 a 09 de junho de 2006 em Santana de Parnaíba, período integral (40h) e de caráter experimental com novo material didático: Nutrição e Dietética, Auxiliar de Farmácia, Segurança no Trabalho e Mecatrônica. Os objetivos de ensino-aprendizagem de qualificação social e profissional foram plenamente atendidos. Parabéns à Equipe CATALISA (Ana Cláudia Pereira, Gilson Barbosa Lima, Luiz Fernando Gomes e Roberta Corrêa) e aos participantes dos Cursos por essa importante realização!

ENCONTRO DA REDE SOCIAL OSASCO - JUNHO 2006

Data: 20/06/2006 das 14 - 17h
Local: Centro Social da Comunidade Carisma
Endereço: R. São Bento, 270 - Quitaúna – Osasco

Os encontros são mensais e a CATALISA é uma das animadoras de Rede. Venha participar você também, traga suas idéias, sugestões, convide outras organizações para conhecer a Rede Social Osasco.

Visite o site das redes sociais: www.sp.senac.br/redesocial

Clicar em Osasco.

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Acontece em Brasília/DF, a I CONAES – I Conferência Nacional de Economia Solidária – entre os dias 26 e 29 de junho de 2006, na qual serão discutidas e apontadas as diretrizes para a Política Nacional de Economia Solidária. Todos os Estados estão com delegados e delegadas mobilizados para representar a diversidade da realidade brasileira! Veja em nossa TEXTOTECA uma síntese do Texto Base da Conferência e acompanhe no site CATALISA os avanços do movimento.

"SOCIEDADE E SETORES" 2006 - EMPREENDEDORISMO: UM CONCEITO, TRÊS DIMENSÕES

Promovido pela Consultoria Júnior Pública e Ashoka Empreendedores Sociais, e com apoio do Centro de Estudos do Terceiro Setor - CETS , foi realizado em 23 de maio, no auditório da Fundação Getúlio Vargas.

POR PARTICIPAÇÃO E TRANSPARÊNCIA - DIREITOS HUMANOS

Lançado no dia 31 de maio de 2006, o Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa busca uma política externa brasileira guiada pela prevalência dos direitos fundamentais, como determina o artigo 4º, parágrafo 2º, da Constituição Federal. Composto por 18 entidades da sociedade civil e por organismos do Estado brasileiro, o Comitê pretende fortalecer a participação cidadã e o controle social sobre essa política, criando um canal de diálogo democrático entre governo e sociedade.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL "EMPREENDEDORISMO E MICROCRÉDITO"

Sob a realização da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo e CLBC - Canadian Labour and Business Centre, aconteceu na capital paulista, de 20 a 22 de junho de 2006, importante evento sobre Empreendedorismo e Microcrédito. A CATALISA esteve representada na ocasião por Gilson Barbosa Lima. 

ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ONDA CIDADÃ

Eduardo Coutinho de Paula/CATALISA e Jailson de Souza e Silva/Observatório de Favelas do Rio de Janeiro – OF/RJ (www.observatoriodefavelas.org.br) foram os convidados do Onda Cidadã, Itaú Cultural,São Paulo, para o Colóquio realizado na noite de 09 de junho de 2006, com o tema: “Gestão dos projetos autônomos e sustentabilidade: uma visão de Economia Solidária”. O Colóquio foi dividido em dois módulos: apresentação dos trabalhos e debates.

O Onda Cidadã é um programa permanente do Itaú Cultural, criado em 2003 para incentivar o desenvolvimento de rádios comunitárias, públicas e universitárias. A edição 2006 é composta de colóquios, oficinas, encontros, debates e apresentações de teatro e música, abordando o impacto social, cultural, educacional e econômico das formas autônomas de comunicação, bem como capacidade de geração de renda. A programação segue de 07 de junho a 01 de julho.

Vale a pena conferir: www.itaucultural.org.br/ondacidada

ATLAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL

Foi realizada no ano de 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego uma ação de mapeamento da Economia Solidária no Brasil, pela qual foram entrevistados 14.954 empreendimentos solidários em 2.274 municípios em todo país, culminando com a publicação de um Atlas. Esse trabalho apontou que 70% dos empreendimentos solidários existentes foram criados entre 1990 e 2005 e que deles participam 1.250.000 trabalhadore(a)s, por meio de múltiplas formas de organização: associações (54%), grupos informais (33%) e cooperativas (11%). Das atividades desenvolvidas, resulta extensa variedade de produtos e serviços em todo o território nacional. O Atlas foi oficialmente lançado durante a Feira Nacional de Economia Solidária, em São Paulo, abril de 2006, e o SIES - Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária pode ser acessado em: www.sies.mte.gov.br

PAINEL DE NOTÍCIAS DA ECONOMIA SOLIDARIA

O site da REAS (Rede de Redes de Economia Alternativa e Solidária) oferece um painel em espanhol com notícias e informes da Economia Solidária de várias partes do mundo, atualizado quase que diariamente. A REAS é composta por mais de uma centena de entidades agrupadas em redes territoriais e setoriais na Espanha. Estão presentes no âmbito internacional através da Rede Global de Socioeconomia Solidária.

Acesse o Painel (em espanhol) em: www.reasnet.com/ftablon.htm

Fonte: Boletim do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

EVENTO SOBRE REDES E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O Senac São Paulo e a ABDL promoveram, entre 19 e 21 de julho, o seminário “Redes e Desenvolvimento”. O objetivo do encontro, reunindo importantes atores nas áreas de redes sociais e do desenvolvimento sustentável, foi criar um ambiente para troca de informações e conhecimento sobre a temática das redes e sua relação para a promoção do desenvolvimento social. 

Voltado a agências de fomento, organizações de desenvolvimento, investidores e Apoiadores de redes (do setor público e do privado), além de interessados em Terceiro Setor, Redes e Desenvolvimento, o seminário bordou temas como: “O que são redes de desenvolvimento”, “Tecnologia de informação e comunicação”, “Facilitação e planejamento de redes”, entre outros. Ana Cláudia Pereira/CATALISAparticipou do evento.

O seminário foi realizado no auditório da Sede do Senac São Paulo localizado na Rua Dr. Vila Nova, 228 – São Paulo/SP. Informações sobre o Seminário “Redes e Desenvolvimento” pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONVENÇÃO SOBRE BIODIVERSIDADE BIOLÓGICA

O Brasil vai trabalhar para que os países adotem o Regime Internacional de Acesso a Recursos Genéticos e Repartição dos Benefícios até 2010. Essa é uma das prioridades do país durante a presidência da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), anunciada na cerimônia de comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, realizada no Ministério do Meio Ambiente. Fruto da Rio 92, a CDB constitui importante convenção multilateral. Ela conta com 187 países signatários, além da União Européia. O mandato brasileiro iniciou em março deste ano, durante a 8ª Conferência das Partes da CDB (COP8), realizada no
município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil deixa a presidência em 2008, quando ocorrerá a COP9 na Alemanha.

Fonte: http://www.mma.gov.br/ascom/ultimas/index.cfm?id=2547 

I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE SÃO PAULO

Osasco foi sede, nos dias 2 e 3 de junho, da I Conferência Estadual de Economia Solidária. Durante o evento, que aconteceu no Centro de Eventos Pedro Bortolosso,  Av. Visconde de Granada, 11, foram discutidas propostas para a I Conferência Nacional de Economia Solidária (I CONAES, que será realizada entre 26 e 29 de junho em Brasília/DF, e na qual serão apontadas as diretrizes para a Política Nacional de Economia Solidária).

A participação na Conferência Estadual foi aberta a entidades, movimentos sociais, ONGs, OSCIPS e redes do campo popular, que enxergam na economia solidária uma importante modalidade de organização de atividades econômicas.

Eduardo Coutinho, Luiz Roberto Segala e Gesualdo D´Avola Filho participaram da Conferência pela CATALISA.

Para acessar as últimas informações da I CONAES acesse: www.mte.gov.br/Empregador/EconomiaSolidaria/conferencia/

OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Dando andamento ao Projeto de “Desenvolvimento de Material Didático Aplicável à Qualificação Profissional, Experimentação e Validação de Metodologia em Escala Nacional”, a CATALISA, em parceria com a Data Brasil (www.databrasil.com.br), realizou entre os dias 22 e 30 de maio de 2006, em São Paulo, uma série de Oficinas Metodológicas direcionadas às áreas de Nutrição/Dietética, Auxiliar de Farmácia, Segurança no Trabalho e Mecatrônica.  Contamos com a organização da Spot Produções e Eventos (www.spoteventos.com.br). Para as Oficinas, recebemos educadores/formadores das seguintes localidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Camaçari/BA, Caxias do Sul/RS, Curitiba/PR, Cuiabá/MT, Recife/PE e São Paulo/SP. As Oficinas foram realizadas com o envolvimento de todos no aprofundamento de conteúdos didáticos para a elaboração de Apostilas e pudemos partilhar técnicas vivenciais e Jogos Cooperativos, que proporcionaram um clima de trabalho descontraído e produtivo. Na próxima fase do Projeto, esses educadores farão um trabalho de multiplicação nas várias regiões do país, por meio de Cursos de experimentação do material didático e metodologia.

PREPARATÓRIA PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

O Fórum Municipal de Economia Solidária de São Paulo realizou no sábado, dia 27 de maio de 2006, das 9:30 às 17:00h, na Câmara dos Vereadores, uma importante Plenária de preparação para a Conferência Estadual que acontecerá nos próximos dias 02 e 03 de junho, em Osasco/SP. Reuniu grande número de representantes de empreendimentos solidários, instituições de fomento e apoio à Economia Solidária e gestores públicos. Os trabalhos da Plenária foram desenvolvidos em subgrupos, seguidos de apresentações de propostas para o coletivo presente. Procuramos dar total foco nos aspectos de prioridades e estratégias de atuação para as políticas e programas de economia solidária e mecanismos de participação e controle social. A CATALISAesteve representada por Eduardo Coutinho de Paula. Parabenizamos a todos os presentes pelo dia produtivo de trabalho que tivemos.

X CONFERÊNCIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS

De 31 de maio a 2 de junho, Brasília/DF recebeu a X Conferência Nacional de Direitos Humanos, realizada no Auditório Nereu Ramos, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados. A Conferência propôs às organizações da sociedade civil e do Estado duas prioridades – analisar as relações entre o modelo econômico e os direitos humanos, visando a uma proposta de Lei de Responsabilidade Social, e avançar na formatação do sistema nacional de direitos humanos, ou seja, a atualização do Programa Nacional de Direitos Humanos.

O principal desafio dos participantes foi fazer das conclusões da Conferência referência balizadora para defensores dos direitos humanos, quer atuem em entidades da sociedade civil, quer nas instituições do Estado. Mais informações: www.mndh.org.br .

SEMINÁRIO INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MECATRÔNICA

O Nikkey Palace Hotel, São Paulo/SP (www.nikkeyhotel.com.br) foi cenário nos dias 11 e 12 de maio de 2006, sob a organização da Spot Eventos (www.spoteventos.com.br), para importante Seminário realizado pela CATALISA. O Evento contou com a contribuição de diversos profissionais especilistas da área de Mecatrônica sob a forma de palestras, rodas de diálogo e apresentação de filmes sobre aplicação da Mecatrônica em manufaturas de diversas partes do mundo. Temos por objetivo atualizar informações que serão sistematizadas para o desenvolvimento de material didático de qualificação profissional.  Na fase seguinte, o material em desenvolvimento será testado e aprofundado por meio de uma Oficina Metodológica voltada a educadores procedentes de várias regiões do país. Trata-se do ProEsQ – Programa Especial de Qualificação, MTE - Ministério do Trabalho e Emprego - projeto em execução pela CATALISA, em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa Data Brasil (www.databrasil.com.br). Pelo grande interesse e necessidade de constante atualização profissional que a Mecatrônica demanda, a complexidade desse tema representa um especial desafio à elaboração de metodologia e conteúdo didático que também contemple aspectos de segurança, ética e cidadania.

INCLUSÃO DE DEFICIENTES NA SOCIEDADE

Estreou no dia 11 de maio de 2006 na rádio Trianom AM 740 KHZ um programa que vai ao ar todas as quintas-feiras das 16:00 às 16:30 horas e que tem por objetivo a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Ouça e divulgue você também essa importante iniciativa!

REFLETINDO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A Rede de Combate à Violência do Município de Santana de Parnaíba realizou na tarde de 18 de maio de 2006, no Centro Comunitário Poliesportivo do Bairro 120, Rua Estrela D´Alva, 418, Evento que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  A CATALISA esteve representada na ocasião por Ana Cláudia Pereira Lima. 

ENCONTRO MENSAL DA REDE SOCIAL OSASCO

Data: 23/05/2006; Horário: 14 às 17:00h
Local: Senac Osasco
Endereço: R. Dante Batiston, 248 - Centro - Osasco
O Encontro da Rede Social Osasco vem sendo realizado mensalmente, contando com a mediação do SENAC Osasco, sendo uma ótima ocasião para trocar informações, se articular, discutir e deliberar questões de interesse comum. Teremos como pauta a avaliação do Fórum Permanente e discutiremos questões sobre contabilidade do Terceiro Setor. A CATALISA participa ativamente da Rede Social Osasco. Convide também as organizações que você conhece e as pessoas envolvidas com as questões comunitárias para se juntar a nós.

PROJETO TRABALHO SEGURO

Em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa DataBrasil (www.databrasil.com.br), a CATALISA realizou nos dias 09 e 10 de maio de 2006 um Seminário sobre Segurança no Trabalho, que reuniu um grupo de especialistas da área com o objetivo de sistematizar informações e desenvolver material didático sobre esse importante tema que será aplicado em Cursos de qualificação. O evento ocorreu no Nikkey Palace Hotel, São Paulo/SP, sob a organização da Spot Eventos (www.spoteventos.com.br). Na fase posterior desse Projeto, o material em desenvolvimento será aprofundado por meio de uma Oficina Metodológica voltada a educadores procedentes de várias regiões do país.

PROGRAMA NACIONAL DE FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 2006

As Feiras, na Economia Solidária, configuram-se como importante estratégia de comercialização, espaço das trocas solidárias, de venda direta e rodadas de negócios, que permitem por um lado viabilizar os produtos comercializados da economia solidária e também resgatar as relações personalizadas entre os produtores e os consumidores, buscando conseqüentemente favorecer a fidelidade do consumo dos produtos e serviços de origem solidária e também da produção familiar agro-ecológica. As Feiras permitem oportunizar o encontro e a troca, o fortalecimento dos fóruns e/ou redes de Economia Solidária, a realização de oficinas e o avanço conceitual de uma outra economia baseada no cuidado e no respeito humano. Conheça abaixo o Calendário das Feiras Estaduais

MORAL E ÉTICA - DIMENSÕES INTELECTUAIS E AFETIVAS

O Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz (www.comitepaz.org.br), um Programa UNESCO, realizou Fórum Temático com esse importante tema, no Auditório do MASP, Museu de Arte de São Paulo, no dia 09 de maio de 2006, 18:00h. Foi apresentada a íntima relação psicológica entre moral e ética e as implicações educacionais de tal relação, com destaque para a construção da personalidade, ela mesma um valor.

ORIENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Esse foi o tema do Seminário realizado pela CATALISA, em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa Data Brasil (www.databrasil.com.br) nos dias 02 e 03 de maio de 2006, contando com a organização da Spot Eventos (www.spoteventos.com.br). O Seminário teve por objetivo o desenvolvimento metodológico e conteúdo didático de qualificação social e profissional para Auxiliares de Farmácia. Palestras e diálogos entre especialistas da área farmacêutica formaram a estrutura do Seminário. Entendemos a qualificação profissional como uma importante ação potencializadora de trabalhadore(a)s no desenvolvimento de competências, tendo por objetivo a geração de renda, a inclusão cidadã, a emancipação social e a qualidade de vida na comunidade. O material a ser desenvolvido constará de uma apostila amplamente ilustrada e um manual para Instrutores.

TERCEIRO SETOR EM FOCO

Pesquisa revela que a participação do Terceiro Setor na economia do país é maior do que se imaginava, correspondendo a 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, sendo superior aos setores de extração mineral (petróleo, minério de ferro, gás natural, carvão, entre outros) e a de 22 estados brasileiros.

SEMINÁRIO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA - UMA NOVA TENDÊNCIA

Contando com a organização da Spot Eventos (www.spoteventos.com.br), a CATALISA realizou nos dias 27 e 28 de abril de 2006 no Nikkey Palace Hotel, São Paulo/SP (www.nikkeyhotel.com.br), Seminário para desenvolvimento de metodologia com foco na elaboração de materiais didáticos aplicáveis à qualificação profissional em Nutrição e Dietética. Pudemos contar com a presença e a preciosa contribuição de diversos profissionais da área. Os materiais pesquisados previamente e reunidos a partir desse Seminário serão sistematizados para a criação de ilustrações, apostila e manual de instrutor contendo plano de aulas para cursos de qualificação.  Numa fase posterior, o material em desenvolvimento será testado e aprofundado por meio de uma Oficina Metodológica voltada a educadores procedentes de várias regiões do país.

II FÓRUM SOCIAL BRASILEIRO

O II Fórum Social Brasileiro ocorreu nos dias 20 a 23 de abril de 2006, em Recife (PE). Na programação aconteceram mais de 300 atividades, incluindo as culturais, realizadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades autogestionadas aconteceram nos dias 21 e 22 de abril, dentre  as quais mais de uma dezena tiveram como tema a Economia Solidária, propostas por rede de empreendimentos, fóruns e entidades do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Leia a íntegra em: www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=809&Itemid=1

Fonte: Comunicação FSB e Site FSB – www.fsb.org.br

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO APLICÁVEL À QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A CATALISA, em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa DataBrasil (www.databrasil.com.br), inicia novo Projeto voltado a trabalhadores do Sistema Público de Trabalho e Economia Solidária, com recursos do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. Essa importante ação tem por objetivo desenvolver material didático ilustrado, com execução paralela para as seguintes áreas: Nutrição e Dietética, Segurança no Trabalho, Auxiliar de Farmácia e Mecatrônica. A primeira fase do Projeto já começou e consta na realização de 4 Seminários Temáticos que seguem até meados de maio de 2006, reunindo profissionais especialistas e consultores para desenvolvimento metodológico.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Num grande clima festivo, O FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária - fez o lançamento da nova Campanha Nacional na noite de sábado, 08 de abril de 2006, durante a I Feira Nacional de Economia Solidária, Bienal de São Paulo. Está disponível em www.fbes.org.br todo o material multimídia da Campanha Nacional Economia Solidária - Outra Economia Acontece. São 14 programetes de vídeo, 2 vídeos (um de divulgação - 13min, e outro de formação - 25min), o jingle da campanha, o spot (com ou sem janela para o locutor poder colocar inserções em rádios locais anunciando eventos de Economia Solidária), o cartaz, o cartaz/folder, o folheto, e a logomarca. Dentro de um mês, serão disponibilizados também os programetes de rádio e o programa de 30 minutos de rádio. Divirtam-se e espalhem!

FÓRUM PERMANENTE DO TERCEIRO SETOR - OSASCO E REGIÃO

Aconteceu na noite de 26 de abril de 2006 no Senac Osasco, organizado pela Rede Social Osasco e recebeu Silvia Maria Louzã Naccachi, coordenadora da área de Organizações Sociais do Centro de Voluntariado de São Paulo, para discutir os aspectos do terceiro setor no desafio do voluntariado.
Na abertura, houve a participação do Grupo de Surdos Atores do Silêncio, que apresentou um esquete do trabalho coordenado pela professora Roberta Corrêa/CATALISA. Também durante o encontro, ficaram expostos, na entrada da unidade, trabalhos artesanais confeccionados pelas organizações participantes da Rede Social.

ENCONTRO DA REDE SOCIAL OSASCO - ABRIL 2006

O Encontro da Rede Social Osasco é o momento presencial onde os participantes tem a possibilidade de trocar informações, se articular, discutir e deliberar questões de interesse comum. No último encontro, ocorrido na tarde de 14 de abril de 2006, entre outros assuntos, foi tratada a formação de comissão de Mediação.

A Rede Social Osasco conta atualmente com a participação da Associação Pestalozzi de Osasco, Associação Cristã de Osasco - Comunidade Carisma, Associação para o Desenvolvimento Cidadão, Associação Seiva, GAAPIS, UNIFIEO - Centro Universitário FIEO, Vivere Promoção Humana, Programa Avizinhar Cecae USP, Associação de Promoção para o Crescimento e Desenvolvimento Social e CATALISA. A Rede foi fomentada e é mediada pelo Senac São Paulo. Ana Cláudia Lima e Roberta Correa representaram a CATALISA na ocasião. 

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Com base em diretrizes interministeriais, o FPES – Fórum Paulista de Economia Solidária - organiza a Conferência Estadual com data indicativa para 03 de junho de 2006, como fase preparatória da Conferência Nacional de Economia Solidária que acontecerá em Brasília nos dias 26 a 29 de junho, sob o tema: “Pela Construção da Política de Economia Solidária num Estado Democrático”. São objetivos desse processo: propor princípios e diretrizes para orientação de uma Política Nacional de Economia Solidária, identificar o estado e o potencial do movimento no país (espaço de organização e políticas públicas desenvolvidas), propor prioridades e estratégias de atuação para as políticas e programas de Economia Solidária, bem como, os mecanismos de controle e participação social. Mantenha-se atualizado!

DELIBERAÇÕES DA II CNMA

A CATALISA participa da Comissão Organizadora Permanente da Conferência Estadual do Meio Ambiente, em São Paulo.

Conheça as deliberações da II Conferência Nacional do Meio Ambiente, disponíveis em:
http://www.mma.gov.br/conferencianacional/

COOPERAÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL EM SANTANA DE PARNAÍBA - SP

Representando a CATALISA, Ana Cláudia Lima e Eduardo Coutinho realizaram na manhã de 07 de abril de 2006 uma palestra interativa para o grupo de 40 mulheres do Bairro São Pedro, Santana de Parnaíba/SP, que vem sendo atendido pela Secretaria Municipal de Promoção Social.  O Encontro, de modo descontraído, teve por objetivo diferenciar assistencialismo e potencialização, tendo por tema Cooperação e Cidadania.

SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ECONOMIA SOLIDÁRIA - REGIÃO OESTE DA GRANDE SÃO PAULO

Evento ocorrido sob a organização da Cáritas Diocesana de Osasco no dia 05 de maio de 2006 em Osasco/SP, teve por objetivo mobilizar, articular e divulgar as ações de Economia Solidária realizadas na Região Oeste da Grande São Paulo em busca de Políticas Públicas para o fortalecimento dessas ações e fomentar a Rede de empreendedores, gestores e entidades que atuam com Economia Solidária. A CATALISA esteve representada no Seminário por Gesualdo D´Avola Filho. Parabenizamos aos organizadores e participantes a importante iniciativa e contribuição ao movimento de Economia Solidária. Informações: (11) 3683-4522; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

JOGOS COOPERATIVOS E MICROCRÉDITO NA TEIA

Integrando a programação da TEIA - Mostra de Cultura do Brasil e I Feira Nacional de Economia Solidária, evento ocorrido nos dias 05 a 09 de abril de 2006 no Pavilhão da Bienal, Pq. Ibirapuera, São Paulo, a CATALISArealizou no sábado, dia 08/04, duas Oficinas que despertaram grande interesse do público. Durante a Oficina "Jogos Cooperativos na Economia Solidária", pudemos jogar cooperativamente na superação de desafios comuns e partilhar um pouco da experiência desse importante instrumento metodológico de sensibilização e mobilização comunitárias utilizado em trabalhos associativos e cooperativistas, na geração de renda e programas de Economia Solidária que vêm sendo desenvolvidos desde 2002 na RMSP - Região Metropolitana de São Paulo.
Na Oficina "Microcrédito - A Democratização do Crédito" pudemos multiplicar metodologia e material didático desenvolvidos em 2005 pela CATALISA para o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, de difusão do Microcrédito no Brasil para população de baixa renda e baixo nível de escolaridade, como importante política de geração de trabalho e de inclusão cidadã. A participação de representantes de diversas regiões do país proporcionou grande riqueza às atividades das Oficinas e uma especial integração.

TEIA - MOSTRA DE CULTURA DO BRASIL E ECONOMIA SOLIDÁRIA

São Paulo/SP: Realizada nos dias 06 a 09 de abril de 2006, com atividades noPavilhão da Bienal - Parque Ibirapuera e SESC Vila Mariana, entrada grátis, tivemos o maior evento de Cultura Brasileira e Economia Solidária, pela primeira vez representadas num só momento, em toda sua plena diversidade e cidadania! As mais diversas expressões, por quem faz a cultura e a Economia Solidária vivenciaram a troca de experiências como tema principal. A partir de agora, juntos, formamos a TEIA!

Cerca de 50.000 pessoas puderam participar de uma ampla e múltipla Programação envolvendo apresentações artísticas, mostras de conteúdos audiovisuais, cineclube, Seminário Cultura Viva, I Feira Nacional de Economia Solidária, Feira de Trocas de Produtos, Serviços e Saberes, Oficinas de arte e de Economia Solidária, apresentação do Atlas de Empreendimentos Populares Solidários, pela SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária, a divulgação do Calendário de Feiras Estaduais de Economia Solidária, o lançamento de Campanhas, Comércio Responsável, Justo e Solidário, a Plenária de organização da Conferência Nacional de Economia Solidária, a ser realizada em Junho de 2006, entre outros.

O FPES – Fórum Paulista de Economia Solidária, foi anfitrião do evento, tendo a CATALISA integrado a Comissão de Apoio da TEIA.

Veja detalhes do Evento em www.teiacultural.org

V CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Promovido pelos Ministérios do Meio Ambiente de da Educação, acontecerá em Joinville – SC, aconteceu no período de 05 a 08 de abril de 2006. Teve por objetivo debater a contribuição da Educação Ambiental na construção sustentável do planeta e atualizar o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Informações completas: www.5iberoea.org.br

OFICINA "JOGOS COOPERATIVOS NA ECONOMIA SOLIDÁRIA"

Quando? Sábado, 08 de abril de 2006

Horário? 10 – 12:00h

Onde? Pavilhão da Bienal, SALA 7 – Pq. Ibirapuera – São Paulo.

Integra a programação de Oficinas da I Feira Nacional de Economia Solidária - TEIA  

A CATALISA tem por foco nessa Oficina a sensibilização dos participantes para o desenvolvimento de atitudes e valores cooperativos na vida, na prática diária, nas relações intra e interpessoais, no trabalho associado e nas construções coletivas em comunidade.

Os Jogos Cooperativos revelam-se como poderosa ferramenta de sensibilização e mobilização comunitária para o trabalho associativo e cooperativista, na geração de trabalho e renda e programas de Economia Solidária.

Marque na sua Agenda, chame o(a)s amigo(a)s e venha jogar com a gente!

OFICINA MICROCRÉDITO - A DEMOCRATIZAÇÃO DO CRÉDITO

Quando? Sábado, 08 de abril de 2006

Horário? 14 – 16:00h

Onde? Pavilhão da Bienal, SALA 6 – Pq. Ibirapuera – São Paulo.

Integra a programação de Oficinas da I Feira Nacional de Economia Solidária - TEIA

A CATALISA desenvolveu em 2005 pelo ProEsQ – Programa Especial de Qualificação para o Trabalho, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego -  em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa Data Brasil, metodologia e material didático ilustrado de difusão do Microcrédito à população de baixa renda e baixo nível de escolaridade, como importante política de geração de trabalho e de inclusão cidadã.

Nessa Oficina, de caráter expositiva-interativa, faremos a projeção de um desenho animado que, de modo descontraído, faz a síntese de todo o processo de obtenção de microcrédito; abriremos espaço para questões e elucidaremos todas as dúvidas sobre o tema.    

ENCERRAMENTO DE PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO - SANTANA DE PARNAÍBA

A CATALISA encerrou com grande sucesso, num dia de confraternização, o Programa de Qualificação Profissional realizado no município de Santana de Parnaíba - SP, em parceria com a SEMEDES – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Voltado para 100 educandos em serviços domésticos, abordou questões como: cidadania, cooperação, conscientização ambiental, saúde do profissional, revalorização dos serviços domésticos, direitos e deveres do trabalhador,etc. inclusive com encaminhamento para entrevistas e trabalho. Esta ação oportuniza a geração de renda e representa grande benefício à população local. Parabéns à Equipe CATALISA: Ana Cláudia Lima, Luiz Roberto Gomes, Darlene F. da Silva, Lia Santos Nascimento, Maria Carlota T. Moraes, Gesualdo D´Avola Filho e Eduardo Coutinho. Em breve acontecerá a Cerimônia de entrega dos Certificados. Agradecemos a SEMEDES pela importante parceria!

JOGO DA TRANSFORMAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO

No primeiro trimestre de 2006, Roger Khouri, profissional credenciado, focalizou vários trabalhos em Ribeirão Preto/SP com o Jogo da Transformação ®. Trata-se de um instrumento que possibilita a compreensão de questões chaves de nossa vida e promove a expansão da consciência individual, grupal e planetária.  Conheça mais sobre esse trabalho, visitando aqui no site nossa página específica.

PROBLEMAS HÍDRICOS DEVEM SE AGRAVAR, SEGUNDO RELATÓRIO DA ONU

Os problemas relacionados à água enfrentados pelo planeta são graves, mas tendem a piorar. Os dados fazem parte do relatório do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), da ONU, divulgado no Dia Mundial da Água. De acordo com o documento, a diminuição da vazão de rios, o crescimento da salinidade em estuários, a perda de espécies de peixes e plantas aquáticas e a redução de sedimentos em costas devem aumentar em várias áreas da Terra até 2020. O estudo mostra também que a poluição tende
a aumentar e o acesso à água potável deve ficar mais restrito nas próximas décadas. O despejo de esgoto, a emissão de resíduos de fertilizantes e a própria poluição do ar geram deficiências de oxigênio em rios, lagos e mares, o que também preocupa os cientistas que elaboraram o projeto.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u119638.shtml

DELIBERAÇÕES DA CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE NA COP 8

A programação do Dia Brasil (25/03) na COP 8 contou com o lançamento do caderno de deliberações da II Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em dezembro de 2005 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Esse importante evento, aberto ao público, que aconteceu em Curitiba, Expo Trade Convention, às 12h40, no auditório Jardim Botânico ( B1 GT 11), contou com a presença da Ministra Marina Silva.

RELATÓRIO ONU SOBRE GESTÃO DA ÁGUA NO BRASIL

Brasília - O modelo brasileiro de gestão das águas é considerado exemplo pela Organização das Nações Unidas. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que foi apresentado em 22 de março de 2006 no 4° Fórum Mundial da Água, no México, o Brasil é uma das 14 nações que apresentaram progressos importantes em políticas de recursos hídricos nos últimos três anos. Foram analisados 108 países, entre eles nove sul-americanos.

CONSUMIDORES PASSAM A TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ÁGUA

A partir de 15 de março de 2006, os consumidores tem informações mais detalhadas sobre a água que utilizam, com a entrada em vigor de parte do decreto 5.440/05, baixado em maio do ano passado pelo governo federal. Agora, as companhias de abastecimento ficam obrigadas a incluir nas contas o resumo mensal dos resultados da análise de qualidade da água e das características ou problemas do manancial que possam causar risco à saúde. As contas devem trazer, entre outras informações, dados sobre turbidez, cor e os níveis de cloro, flúor e coliformes encontrados na análise da água. O decreto, segundo a Radiobrás, resultado de ação conjunta entre os ministérios da Justiça, Saúde, Cidades e Meio Ambiente, tem como objetivo assegurar melhor qualidade de vida à população. Fontes:
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/mar/15/25.htm  e
http://www.radiobras.gov.br/

FEIRA DE TROCAS NA I FEIRA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

LOCAL: BIENAL IBIRAPUERA – SÃO PAULO – SP
DIAS: 06,07,08 E 09/04/2006
HORÁRIO: 10:00h AS 18:00h

Solicitamos as pessoas que estão se organizando para participar do espaço de Feira de Trocas, que acontecerá na Bienal Ibirapuera – São Paulo – SP, que enviem seu cadastro, conforme abaixo indicado.

Contatos com Carlos Henrique, representante da Rede de Clube de Trocas em São Paulo e Delegado Estadual no Fórum Estadual de Economia Solidária de São Paulo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

A CATALISA apóia e participa da organização de mais essa Feira de Trocas.

São dados simples para cadastro:

ENCONTRO DA REDE SOCIAL OSASCO - MARÇO 2006

No encontro anterior, a Rede Social Osasco definiu os temas e datas das edições do Fórum Permanente do Terceiro Setor de Osasco e Região de 2006. Aconteceu em 14 de março de 2006, das 9h30 as 12h30, no Senac Osasco, encontro que deu continuidade à discussão dos projetos prioritários, sendo apresentada a proposta de Capacitação de Jovens para o Trabalho e principais informes da Agenda Social Local. Ana Claudia Lima, Luiz Roberto Segala e Roberta Correa representatram a CATALISA. Acompanhe!

Veja mais informações no site da rede: www.sp.senac.br/redesocial (clicar em Osasco).

II FORUM INTERNACIONAL DE TURISMO SOLIDÁRIO E COMÉRCIO JUSTO

Este evento ocorreu entre os dias 23 e 26 de março, em Chiapas, México. Seu principal objetivo foi contribuir com o fortalecimento do movimento internacional em favor de um comércio mais justo, tanto para os serviços de turismo como para os produtores agrícolas e artesanais. Acesse mais informações deste evento em: http://www.fits.chiapas.gob.mx/

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2006

Em cumprimento ao Calendário da Organização Mundial das Nações Unidas, celebra-se em 22 de março o Dia Mundial da Água. O objetivo é fomentar a consciência da contribuição do desenvolvimento dos recursos hídricos para a produtividade econômica, o bem estar social e a sustentabilidade da civilização.

A Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e a Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH – Regional São Paulo, realizaram no dia 21 de março de 2006, à Rua Boa Vista, 84, 6º andar, EVENTO COMEMORATIVO da Semana da Água. Na ocasião foi proferida palestra do Superintendente de Gestão de Informação da Agência Nacional de Águas – ANA - Sérgio Augusto Barbosa sobre o tema "Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos – CNARN".

FEIRA BRASIL CERTIFICADO

Data: 18 a 20/04
Local: São Paulo - SP
Descrição: A segunda edição da Feira Brasil Certificado reunirá em São Paulo compradores e fornecedores de produtos certificados FSC de toda América Latina.
Os participantes terão oportunidade de conhecer empresas comprometidas com o meio ambiente, aprofundar seus conhecimentos sobre certificação florestal e ainda conferir uma mostra de móveis e objetos criados por designers brasileiros.
O evento será aberto ao público e as oficinas serão reservadas somente aos inscritos.
Endereço: Frei Caneca Shopping & Convention Center. Rua Frei Caneca, 569. São Paulo – Brasil

Realização: Imaflora, Imazon e FSC Organização: WR São Paulo.

EXPOSIÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS

O WWF-Brasil inaugurou em 05 de fevereiro de 2006, a Exposição Itinerante Água para a Vida, Água para Todos, no Parque do Ibirapuera (bolsão de estacionamento próximo ao Museu Afro-Brasil, portão 10), às 11h, em São Paulo (SP). O evento abriu as comemorações dos 10 anos do WWF-Brasil como organização nacional. A exposição, montada em uma carreta, ocupará uma área de 200m² e tem por objetivo sensibilizar crianças e jovens para a questão da água no Brasil e no mundo.  Jogos, brincadeiras, vídeos e exposições compõem a iniciativa, que faz parte da campanha nacional Água para a Vida, Água para Todos, do WWF-Brasil. Em São Paulo, a exposição passará pelo Ibirapuera, Sesc Itaquera, Sesc Interlagos e Shopping Eldorado.

GRUPO RS GOODYEAR

Aconteceu na manhã de 07 de março de 2006, na sede da Goodyear, a reunião do Grupo de Responsabilidade Social de Santana de Parnaíba. Os anfitriões do Grupo contaram com a presença de representantes de organizações não governamentais e secretarias municipais de Santana de Parnaíba. Após o café da manhã, foram abordadas as principais demandas sociais locais. A CATALISA esteve representada no evento por Ana Cláudia P. Lima, Luiz Roberto Segala Gomes e Roberta Corrêa. Agradecemos a Goodyear pela importante iniciativa e ao convite recebido pela CATALISA. 

PLENÁRIA - FÓRUM MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE SÃO PAULO

Aconteceu na manhã de 04 de março de 2006, sábado, na Câmara Municipal de São Paulo, mais uma Plenária do Fórum de Economia Solidária. Contou com representantes de várias Entidades de Fomento, Frente Parlamentar, Projetos e, principalmente, Empreendimentos Populares. Eduardo Coutinho/CATALISAparticipou do Encontro. O principal tema em pauta nessa Plenária foi a mobilização dos Empreendimentos Solidários e organização dos mesmos para a I Feira Nacional de Economia Solidária que acontecerá de 05 a 09 de abril na Bienal de São Paulo. Acompanhe o movimento!

TV CULTURA SP COM "BALANÇO SOCIAL"

A TV Cultura estreou no dia 05 de março (domingo), às 19h, o primeiro programa da televisão brasileira criado para divulgar e discutir ações de responsabilidade social exemplares das empresas. Trata-se de "Balanço Social", um programa de meia-hora de duração e apresentado por Alessandra Calor.

EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Aconteceu no dia 02 de março de 2006, em sua sede na capital paulista, o Fórum SERASA abordando esse relevante tema. O evento contou com o ilustre palestrante Alain Rialland, secretário geral da Workability International, organização não-governamental internacional, sediada em Londres, responsável por auxiliar empresas privadas e governamentais do mundo inteiro a qualificar e contratar pessoas com deficiência. A CATALISA esteve representada no evento por Roberta Corrêa e parabenizamos o SERASA pela organização e qualidade de mais este Fórum.

SUSTENTABILIDADE SOCIAL - UMA CULTURA EM GESTAÇÃO

Retomando suas atividades pelo sétimo ano consecutivo, o Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz (www.comitepaz.org.br), um Programa UNESCO, abordou essa relevante questão no ultimo Fórum Temático, ocorrido em 7 de março, às 18 horas, no auditório do SESC – Paulista (Av. Paulista, 119, estação Brigadeiro do metrô). Melhoria da qualidade de vida e convivência na comunidade, organização em rede, distinção entre crescimento econômico e desenvolvimento social, gestão do conhecimento, entre outros, foram alguns dos tópicos abordados no Fórum. A CATALISA tem presença permanente nesse importante espaço de difusão da Cultura da Paz.

ENCONTRO INTERNACIONAL DO NORDESTE DO BRASIL

Parcerias para o combate à desigualdade, à pobreza e para a promoção do desenvolvimento sustentável no Nordeste

O Encontro ocorreu de 08 a 10/03/2006 em Recife/PE, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco e teve por objetivo promover o aprofundamento do conhecimento e das experiências de cooperação entre os atores participantes, de maneira concreta, na organização, produção e comercialização em algumas cadeias produtivas, visando a convergência de ações para o desenvolvimento local e sustentável no Nordeste. Participaram desta reunião de parcerias e convergências: empresas, entidades empresariais, universidades, representantes dos governos federal, estaduais e municipais, sindicatos, organizações comunitárias, agências de cooperação internacional e entidades sociais. A CATALISA foi gentilmente convidada a participar desse importante evento; impossibilitada de representação por motivo de agenda, cumprimentamos cordialmente o Conselho Consultor do Encontro e o GT Responsabilidade Social e Combate à Pobreza (ADS/CUT, Fundação Banco do Brasil, Unitrabalho, ICCO, Fundação Avina e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social), agradecendo com a confiança de que o mesmo foi precioso em contribuições à sustentabilidade da região. Informações pelo site www.ethos.org.br/encontrodonordeste 

15 MIL EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS NO BRASIL

Levantamento feito pelo Ministério do Trabalho indica a existência de 15 mil empreendimentos que se enquadram num ramo relativamente novo no Brasil: a Economia Solidária. O número é resultado do mapeamento feito pela Secretaria de Economia Solidária do ministério, juntamente com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, realizado em todo o país.

ECONOMIA SOLIDÁRIA NO V CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Os Ministérios do Meio Ambiente e de Educação, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Rede de Formação Ambiental) estão organizando o V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, a se realizar em Joinville / SC entre os dias 5 e 8 de abril deste ano. O conceito de educação ambiental está sendo trabalhado na perspectiva do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, que deve ser atualizado no evento. Nesta perspectiva, a sustentabilidade é pensada em suas dimensões cultural (identidade(s) e diversidade(s)), econômica (comércio justo e consumo sustentável), política (democracia e participação) e social (ética, justiça ambiental, conflito social e desigualdade).

TEIA - EVENTO NACIONAL: CULTURA, EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ECONOMIA SOLIDARIA

Capital Paulista: Reunindo a I Feira Nacional de Economia Solidária e a I Mostra Nacional de Cultura Popular, teremos uma importante agenda nacional no período de 05 a 09 de abril de 2006, organizado nos 22.000m2 da Bienal de São Paulo, numa parceria especial entre o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego e o MinC – Ministério da Cultura. As atividades serão divididas em 4 módulos com múltiplas ações e eventos: Políticas Públicas, Feira de Economia Solidária, Rodadas de Negócios, Seminários, Oficinas, Mostras, Shows e Feira de Trocas com Moeda Social. Conta-se com a participação da sociedade civil, milhares de protagonistas sociais, líderes, artistas e educadores de todos os 27 Estados brasileiros, instituições privadas e governamentais do universo da cultura. Pelo Fórum Paulista de Economia Solidária, a CATALISA integra a Comissão de Apoio desse grande Evento: TEIA. Anote no seu calendário, acompanhe a divulgação, multiplique e participe!

QUALIDADE NO ATENDIMENTO - PAT´S DO ESTADO DE SÃO PAULO

Gesualdo D’Avola Filho ministrou o curso de Qualidade no Atendimento, para os PAT’s - Postos de Atendimento ao Trabalhador - nos municípios de Apiaí, Capão Bonito, Itapeva, Itararé, Campinas, Jundiaí, Valinhos, Vinhedo, Mauá, Rio Grande da Serra, Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Santana de Parnaíba. Durante esse programa, foram enfocados os principais tópicos que envolvem a qualidade no atendimento nos serviços públicos. A empatia do servidor para com o cliente do PAT e a ética foram destaques no treinamento. O curso teve uma excelente repercussão junto aos PAT’s, atendendo uma reivindicação antiga de uma padronização nos processos, antecipando inclusive a diretriz do próprio MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

PROJETO DE LEI PODERÁ SALVAR MATA ATLÂNTICA

Um Projeto de Lei que regulamenta a proteção da mata atlântica poderá impedir a devastação dos 7% de vegetação nativa que restaram. A opinião é do presidente da organização não-governamental Rede Pró-Unidades de Conservação, Ibsen de Gusmão Câmara. Depois de tramitar por 12 anos na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado, o Projeto seguiu para o Senado e recebeu emendas. Por isso, retornará à Câmara, para que as alterações sejam analisadas.

PARNAÍBA SOLIDÁRIA

Esse é o nome do novo site que está sendo construído para a Rede Social de Santana de Parnaíba. O último encontro da Rede aconteceu na manhã de 17 de fevereiro de 2006 e a CATALISA esteve representada por Ana Cláudia Pereira Lima. O cadastro de entidades e organizações do Terceiro Setor que atuam em Santana de Parnaíba e região continua sendo atualizado. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

PROAMBIENTE RECEBE EDUCANDOS DE SANTANA DE PARNAÍBA

O Espaço ProAmbiente (www.catalisa.org.br/proambiente), São Bernardo do Campo, de gestão compartilhada AGDS www.agds.org.br e CATALISA, em parceria com a EMAE – Empresa Metropolitana de Água e Energia – foi base no dia 18 de fevereiro de 2006 das atividades de campo realizadas em período integral pelo(a)s educando(a)s do Curso de Qualificação Profissional, ora em desenvolvimento pela CATALISA no município de Santana de Parnaíba. A Prefeitura de Santana de Parnaíba disponibilizou dois ônibus para o transporte dos alunos e com a presença em peso da Equipe CATALISA, o evento cumpriu plenamente seu propósito de exercício da cidadania ativa, da convivência cooperativa e da conscientização ambiental. Sentimo-nos confiantes do quanto essa vivência simples, com a partilha de responsabilidades práticas de sustentação do espaço e Jogos Cooperativos, resultou em grande diferencial ao Programa, constituindo-se numa especial síntese do mesmo. Visite nossa GALERIA e confira os registros desse evento!

FÓRUM PAULISTA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Aconteceu durante todo o dia 17 de fevereiro de 2006, na capital paulista, Plenária do Fórum Estadual de Economia Solidária, que teve por objetivo fazer uma avaliação dos pontos fracos e fortes do ano passado, bem como proposição de ações, responsabilidades e prazos de atuação para 2006. Reunindo representantes de entidades de fomento, gestores públicos e empreendimentos solidários de várias regiões do Estado, tivemos um dia altamente produtivo e pudemos debater questões como: sustentabilidade do Fórum, representatividade, regionalização, comunicação interna e externa e eventos. Pela CATALISA, Eduardo Coutinho de Paula esteve presente nos trabalhos. Esperamos que o material sistematizado originado nessa Plenária possa ser de grande contribuição para os importantes passos de fortalecimento do movimento, enraizado nas localidades e rumo à pauta do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

FUNCIONAMENTO DO CBH - AT

Em Reunião ocorrida na manhã de 14 de fevereiro de 2006 na sede da Fundação Agência de Bacia, São Paulo, objetivando o pleno funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, ocorreu a recomposição/reorganização da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão, sendo a CATALISA, pelo segmento sociedade civil, nova integrante para a gestão que se inicia. Os trabalhos realizados pelas Câmaras Técnicas, de caráter voluntário, são de relevante interesse público, em prol do efetivo gerenciamento participativo dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – UGRHI-6.

EDITAL DAS FEIRAS ESTADUAIS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA BRASIL

A Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, como parte das atividades previstas na Ação de Promoção do Consumo Responsável e Comércio Justo, Ético e Solidário que compõe o Programa Economia Solidária em Desenvolvimento – PPA 2004/2007, convida os Fóruns e Redes Estaduais de Economia Solidária, por meio de instituições parceiras, a apresentarem projetos de realização de Feiras Estaduais de Economia Solidária, de acordo com o que estabelece o presente documento e orienta o Termo de Referência de Feiras de Economia Solidária.

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

“Educação Cidadã para uma Cidade Educadora” será o tema central do Fórum Mundial de Educação (FME), que será realizado de 23 e 26 de março, em Nova Iguaçu (RJ). O FME se constitui em movimento em torno de uma causa comum: a construção de uma plataforma mundial em favor do direito à educação. Nesse sentido, segundo os organizadores, o fórum “será oportunidade e instrumento da reflexão intertranscultural sobre as teorias e as práticas desenvolvidas por seus participantes, visando a busca da superação das desigualdades e da exclusão social”.

LEI DE REGULAMENTAÇÃO DO COOPERATIVISMO

Há muitos anos sente-se a necessidade e urgência de se estabelecer uma legislação do cooperativismo que dê conta da situação atual deste setor, tão mal amparado pela Lei 5.764 de 1971. Por conta disso, vários projetos de lei foram submetidos à Câmara Federal e ao Senado Federal, mas aparentemente sem maiores avanços, talvez devido às dificuldades de consensos em torno desta regulamentação.

RUMO À COP-8

A oitava Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica da ONU (COP-8), que acontece nas últimas duas semanas de março em Curitiba - PR - e deve discutir temas de importância fundamental para as populações que vivem, sobrevivem ou se relacionam com a biodiversidade, como todo evento das Nações Unidas, é voltado para governos. Não obstante, como é cada vez mais comum nesses espaços, a sociedade civil pode participar, mesmo sem garantias sobre o papel que poderá desempenhar e o respeito a seus posicionamentos por parte da oficialidade.

EMPREENDIMENTO POPULAR DE COSTURA EM CORONEL MACEDO - SP

A CATALISA iniciará em fevereiro de 2006 o apoio metodológico e suporte financeiro em Curso de Qualificação Social e Profissional para um grupo de 30 mulheres na pequena cidade de Coronel Macedo, interior do Estado de São Paulo. Esse trabalho se constitui em nossa contrapartida para a SERT - Secretaria do Emprego e Relaçoes de Trabalho do Estado de São Paulo, na atuação da CATALISA em Santana de Parnaiba pelo PNQ - Plano Nacional de Qualificação.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ALTO TIETÊ

O universo dos recursos hídricos é tão vasto e fascinante, quanto complexo. É um mundo de informações que, apesar de essenciais para o sistema, ficavam desencontradas entre sites e centros de documentação que nem sempre eram acessíveis. Foi para facilitar o acesso a essas informações que a Associação Global de Desenvolvimento Sustentado - AGDS - com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos SP - Fehidro - criou o Sicat - Sistema de Informação e Comunicação do Alto Tietê. Trata-se de um projeto que reunirá tudo que há de mais importante sobre os recursos hídricos da Região Metropolitana de São Paulo, ou seja, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - CBH-AT - e seus cinco subcomitês. Conheça: (www.agds.org.br/sicat)

EVENTO DO COOPERATIVISMO

Aconteceu com grande sucesso na noite de 24 de janeiro de 2006 no Centro de Exposições Imigrantes o Coquetel de lançamento da Fenacoop 2006, da Ficoop e do prêmio Cooperativa do Ano da revista Globo Rural em parceria com a OCB. A CATALISA esteve presente, representada por Gesualdo D´Avola Filho. Na promoção do Cooperativismo, acontecerão em Junho a Ficoop e em Outubro a Fenacoop. Acompanhe em nosso site as notícias sobre esses importantes eventos.

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2006 / CARACAS

A sexta edição do FSM ocorre de modo policêntrico, ou seja, ocorre de forma descentralizada, em diferentes lugares do mundo. Três cidades sediarão o FSM 2006: Bamako (Mali - África), Caracas (Venezuela – América) e Karachi (Paquistão – Ásia). O evento de Bamako ocorreu de 19 a 23 de janeiro de 2006. O evento de Caracas foi realizado entre os dias 24 e 29 de janeiro e o de Karachi está previsto para daqui a dois meses.

O FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária - inscreveu 4 atividades para a nova edição do FSM: Economia popular e solidária como estratégia de desenvolvimento endógeno; Autogestão e economia solidária; A construção das cadeias produtivas solidárias; A organização do movimento de economia solidária no Brasil – histórico e relato de experiências de ação.

Veja a programação de todas as 92 atividades de Economia Solidária no FSM 2006 Caracas em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=104&Itemid=18

ENTIDADES LIGADAS AO COOPERATIVISMO DEBATEM PROJETO DE LEI 171

Deputados e senadores voltaram ao Congresso Nacional em 16 de janeiro, mas nos bastidores de Brasília, o debate sobre a lei geral do cooperativismo não cessou. Parlamentares, governo federal e líderes das organizações ligadas às cooperativas dos vários segmentos têm avançado no debate sobre o parecer favorável do senador Demóstenes Torres (PFL-GO) ao Projeto de Lei 171/99 (PL 171), de autoria do Senador Osmar Dias (PDT-PR). No final de dezembro, ocorreram quatro reuniões para tratar do tema.

Fonte: Correio UNICAFES, Nº 05

FEIRAS ESTADUAIS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

No ano de 2005 muitas feiras de Economia Solidária aconteceram pelo Brasil. Para 2006 o Programa de Fortalecimento das Feiras de Economia Solidária no Brasil tem a meta de realizar feiras em todos os Estados e uma feira nacional, além de apoiar feiras permanentes. O GT – Grupo de Trabalho - de Produção, Comercialização e Consumo está trabalhando junto com o Instituto Marista de Solidariedade e SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária - na elaboração do programa para este ano que se inicia.

Fonte: Boletim do Fórum Brasileiro de Economia Solidária N. 11

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTANA DE PARNAÍBA

Por meio de Convênio assinado com a SERT - Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo e em parceria com a SEMEDES – Secretaria do Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Santana de Parnaíba - a CATALISA vem desenvolvendo um novo programa que faz o atendimento direto a 100 beneficiários e aborda a questão da cidadania e cooperação, da saúde do profissional e a importante revalorização das profissionais de serviços domésticos, inclusive direitos e deveres do trabalhador. Esta ação tem por objetivo a qualificação social e oportuniza a geração de trabalho e renda, sendo realizado com recursos federais do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Conheça nosso trabalho visitando a página AÇÕES.

PROGRAMA MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS EM SÃO PAULO

O Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) assinaram no dia 12 de janeiro de 2006 um acordo de cooperação para implantação do programa Municípios Educadores Sustentáveis (MES) em três cidades do Estado: São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho. O programa visa estimular municípios brasileiros a se tornarem educadores sustentáveis, ou seja, viabilizadores da formação permanente de seus cidadãos, construindo condições, espaços e processos que caminhem rumo à sustentabilidade socioambiental.

SANÇÃO DA LEI GUARAPIRANGA

De acordo com a informação obtida na Secretaria do Meio Ambiente, a sanção do Projeto de Lei 085/2004 pelo Governador de São Paulo acontecerá na segunda-feira, 16/01/06 às 14:00. A Agência de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê convida todos para prestigiar esse importante acontecimento: a primeira lei específica exigida pela Lei 9866 de 28/11/1997. Local: São Paulo - Palácio dos Bandeirantes, Avenida Morumbi, 4.500 (Bairro Morumbi)

PLANO DIRETOR DE SÃO BERNARDO E A RECUPERAÇÃO DA BILLINGS

A recuperação de represa Billings deve ser um dos pontos centrais do Plano Diretor de São Bernardo, que teve a primeira audiência pública, no Teatro Cacilda Becker, com participação de políticos e representantes da sociedade. “Vamos estabelecer a diretrizes necessárias para melhorar a qualidade de vida na cidade e é fundamental resgatar a dívida que temos em relação ao meio ambiente, especificamente a bacia da Billings”, disse o secretário de Planejamento e Tecnologia da Informação, Hiroyuki Minami.
Para o prefeito William Dib, a participação popular, nos 14 encontros de discussão programados até abril, tem de ser mais qualificada que volumosa. “Todos querem a mesma cidade. Todos querem desenvolvimento, geração de renda, emprego, qualidade de vida. Vamos discutir a fórmula para chegar a isso, por meio de um Plano Diretor duradouro, para os próximos 20 anos”, disse.

LEI DO COOPERATIVISMO PAULISTA FOI SANCIONADA

Na manhã do dia 10 de janeiro de 2006, o Governador de São Paulo sancionou o Projeto de Lei 269/05, que institui uma Política Estadual do Cooperativismo. O coordenador da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo Paulista (Frencoop/SP), Arnaldo Jardim e o presidente da OCESP, Evaristo Machado Netto, celebraram com convidados e amigos do cooperativismo paulistas no Ato Público realizado no Palácio dos Bandeirantes. Trata-se de uma importante conquista para todo o Estado de São Paulo.

COP 8 - MARÇO 2006

Os ministérios do Meio Ambiente e Relações Exteriores lançaram a página oficial na internet da COP-8 - 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, encontros que ocorrerão entre os dias 13 e 31 de março de 2006, em Curitiba (PR). No endereço www.cdb.gov.br os interessados poderão encontrar documentos técnicos sobre os dois eventos, sobre o histórico da implementação da CDB - Convenção sobre Diversidade Biológica no Brasil e ainda acompanhar os resultados das reuniões preparatórias.

FELIZ 2006 EM REDE !!!

"A CATALISA, com grande carinho, partilha votos especiais de Felicidade, Harmonia e Renovação nesse início de 2006 com nossos Associados, Parceiras e Amigo(a)s, que conosco vibram a cada pequeno-grande avanço no Caminho da Cooperação, tecendo a grande Rede e assim multiplicando a construção conjunta de uma nova sociedade solidária e sustentável."

SOLENIDADE DE IMPLANTAÇÃO DA FRENTE TRABALHO DE POÁ - SP

Estiveram presentes a solenidade e compuseram a mesa, o prefeito Municipal Sr. Roberto Marques, o deputado federal Sr. Walter Barelli, o consultor da CETE (Comissão Estadual de Trabalho e Emprego) Sr. Gesualdo D'Avola Filho, na ocasião representando o Sr. Secretário do Emprego e das Relações de Trabalho do Estado de São Paulo, Sr. Walter Caveanha, vereadores do município e secretários municipais além do prof. Carlos Tadeu, assessor do deputado Campos Machado. Também estiveram presentes a Sra. Teresa representante do Banco do Povo, a Srta. Ana Claudia/CATALISA e os funcionários da SERT, Solange e Nicolau. Foram beneficiados mais de 250 munícipes que irão trabalhar junto a prefeitura 4 dias na semana 6 horas por dia e que ainda receberão 4 aulas de qualificação por mês durante os nove meses de duração da frente de trabalho.
Maiores detalhes poderão ser obtidos no site da SERT
http://www.emprego.sp.gov.br/

LEI DE APOIO AO COOPERATIVISMO PAULISTA É APROVADA

Em sessão extraordinária realizada em 13/12, a Assembléia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 269/2005, que institui aPolítica Estadual de Apoio ao Cooperativismo Paulista. Clique e confira mais informações nos artigos publicados pelos jornais DCIhttp://www.arnaldojardim.com.br/lerNoticia.asp?id=424 , Jornal da Tarde http://www.arnaldojardim.com.br/lerNoticia.asp?id=437 ou no site oficial do deputado http://www.arnaldojardim.com.br/noticias.asp?sub=2&categoria=2

TREINAMENTOS DAS COM-EMPREGOS

Encerrou-se nessa semana a maratona de treinamentos das Comissões de Emprego das Cidades de São Paulo, com eventos conjuntos das Cidades do Litoral Norte – Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela – no Museu Municipal de Caraguatatuba e das Cidades do Litoral Sul – Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe – no auditório do Banco do Brasil em Santos. O evento realizado na cidade de Santos contou com a presença do Diretor do Banco do Povo, Carmelo Zitto Neto e com a presença do Secretário Walter Caveanha, responsável pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. Durante os meses de novembro e dezembro, Gesualdo D’Avola Filho em conjunto com Basilio Pineda e Nubia Peronico, formou multiplicadores na cidade de Piracicaba e também capacitou diretamente as cidades de Rio Claro, Piracicaba e São Bernardo do Campo, além das cidades do litoral paulista.

DIREITOS HUMANOS DIARIAMENTE NA TV

Desde segunda-feira, 12 de dezembro de 2005, até dia 20 de janeiro de 2006, está no ar todos as tardes, de segunda a sexta-feira, das 16 às 17:00h, um novo programa na TV produzido em conjunto pelo Ministério Público Federal e seis ONGs de defesa de Direitos Humanos: “Direitos de Resposta”. Trata-se de um espaço especial na Rede TV e, como o próprio nome revela, é uma conquista via processo na Justiça contra a violação de direitos humanos básicos que essa emissora de TV veiculava em um dos seus programas vespertinos. Além de um avanço concreto para transformação de atitudes de preconceito e discriminações, o programa Direitos de Resposta, em estilo próprio e com uma linguagem moderna e convidativa, representa uma oportunidade ímpar para comprovarmos que produções de qualidade podem e devem ser ampliadas na TV.  O programa tem formato de debate, com inserção de entrevistas, vídeos e conscientizações sobre temas relativos à cidadania, diversidade racial, sexual, acessibilidade, direito à moradia, direito à terra, meio-ambiente e comunicação social. Divulgue e dê sua audiência! Conheça os temas e a programação em www.direitosderesposta.com.br    

APROVADA COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA - ALTO TIETÊ

Após cinco anos de tramitação, os deputados estaduais paulistas aprovaram em uma sessão extraordinária, iniciada às 22h30min da terça-feira 13/12, o Projeto de Lei 676/2000, que dispõe sobre a cobrança pela utilização dos recursos hídricos de domínio do Estado. A matéria, desde que foi encaminhada à Assembléia, foi tema de diversos seminários e debates, recebeu várias emendas, muitas delas reunidas em emenda aglutinativa incorporada ao texto. Esse dispositivo se constitui na ferramenta que faltava ao nosso SIGRH - Sistema Integrado de Gerenciamento Recursos Hídricos para o efetivo gerenciamento dos recursos hídricos no nosso Estado.

V CONFERENCIA ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS DE SAO PAULO

Evento ocorrido nos dias 09 a 11 de dezembro de 2005 na capital paulista, reunindo delegadas e delegados eleito(a)s nas várias Conferência das Regioes Administrativas (Registro, Barretos, Marilia, Franca, Araçatuba, Presidente Prudente, Araraquara, Bauru, Ribeirao Preto, Sao Jose do Rio Preto, Baixada Santista, Sao Jose dos Campos, Sorocaba, Campinas, Capital, Osasco e Guarulhos. Teve por objetivo avaliar a atual Política Estadual de Diretos Humanos, debater e construir novas propostas envolvendo Direitos economicos, sociais, culturais, ambientais, civis e politicos. Eduardo Coutinho / CATALISA esteve particpando como delegado pela capital, atuando no eixo tematico sobre Economia Solidaria, Trabalho e Renda. Esperamos que a presente Conferência Estadual seja um marco para avanços concretos na conquista de Direitos em nosso Estado.

LEI DE COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA - ALTO TIETÊ

Será realizada na terça-feira, dia 06 de dezembro, às 18:00 horas, na ALESP - Assembléia Legislativa, após longos anos de espera, a Sessão Extraordinária que votará o Projeto de Lei nº 676/00, referente à COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NO ESTADO DE SÃO PAULO. É fundamental a presença da sociedade civil organizada nas galerias da Assembléia Legislativa para participar ativamente da aprovação deste importante avanço no desenvolvimento do Sistema de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.

Fonte: Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

INCUBADORA BARÃO DE MAUÁ - 4 ANOS

Na noite de 02 de dezembro de 2005, foi comemorado o quarto aniversário da IEBM – Incubadora de Empresas Barão de Mauá. A mesa contou com a presença de representante do SEBRAE, da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC e da Prefeitura de Mauá. Contou também com a presença do anfitrião Domingos, gerente da incubadora. Gesualdo D´Avola Filho esteve presente levando ao Sr. Domingos os sinceros votos de felicidades da CATALISA. Na oportunidade, a sétima empresa foi “graduada”, sendo o Sr. Roberto e seus dois filhos agraciados com o seu certificado.

ESPAÇO DO TERCEIRO SETOR - SERASA

A SERASA realizou na tarde de 30 de novembro de 2005, evento especial de lançamento do Espaço do Terceiro Setor, ampliando seu banco de dados com informações de atividades e aspectos financeiros das organizações do Terceiro Setor, colocando-as à disposição dos doadores e investidores sociais. A transparência e a qualidade na gestão representam fatores importantes para o apoio de empresas às organizações do Terceiro Setor, considerado segmento de grande importância para o desenvolvimento sustentável do nosso país. Eduardo Coutinho representou a CATALISA nesse evento. Conheça: www.serasa.com.br/terceirosetor . Informações pelo fone: (11) 5591-0137

FEIRA INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS - SANTO ANDRÉ/SP

Na terça-feira, 29 de novembro de 2005, ocorreu a abertura oficial da XI Cúpula da Rede de Mercocidades “Cidades como protagonistas na construção de um modelo alternativo de desenvolvimento local no Mercosul”, no teatro Municipal de Santo André.Compuseram a mesa de abertura: João Avamileno (Prefeito de Santo André), Paulo Okamoto (SEBRAE), Vicente Trevas (Secr. Rela. Institucionais / Planalto), Lais Abramo (OIT), Ricardo Ehrilich (Intendente Montevideo Uruguai) e Marielza Oliveira (Coord. Unidade de parcerias estratégicas do PNUD no Brasil).Logo após a abertura, foi cortada a fita da Feira de Investimentos da qual a In.Nova Incubadora faz parte, tendo aberto espaço para a CATALISA divulgar seus serviços. Gesualdo D’Avola Filho/CATALISA esteve presente cumprimentando as autoridades, bem como agradecendo pessoalmente em nome da CATALISA ao Sr. Luis Roberto Batista, Gerente da In.Nova Educacional, o convite efetuado.

COMISSÕES MUNICIPAIS DE EMPREGO - SP

Gesualdo D´Avola Filho vem desenvolvendo programas de treinamento para representantes das bancadas dos trabalhadores, empregadores e governo com vistas à implantação de Comissões Municipais de Emprego – Com-emprego em diversas cidades do interior de São Paulo. São apresentadas as formas de funcionamento das Com-empregos, saneadas dúvidas e distribuídas apostilas com orientações gerais, bem como modelos de documentos. Últimos eventos ocorridos: Campinas, Ribeirão Preto e Rio Claro.

NOVA CAPACITAÇÃO EM CALDAS - MG

Os membros do Conselho Gestor Ampliado da ONG Oportunidade -Associação para o Apoio e Fomento a Iniciativas Emancipatórias em Caldas - MG ( http://oportunidade.atspace.org ), receberam no dia 27 de novembro nova Capacitação focalizada por Eduardo Coutinho/CATALISA, com os temas Processo Seletivo/editais, Aspectos Econômicos e Coordenação/administração, numa dinâmica de avaliação das atividades de 2005, reconhecimento dos aprendizados e encaminhamentos para 2006. Parabéns ao grupo pelo amadurecimento na gestão e avanços no propósito de desenvovimento local!

NOVAS TURMAS DA FRENTE DE TRABALHO NA RMSP

O Programa “Frente de Trabalho” objetiva reintegrar no mercado pessoas da RMSP sem emprego há, no mínimo, 12 meses, maiores de 18 anos e residentes há, pelo menos, 2 anos no Estado de São Paulo. A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT, vem implantando nas últimas semanas novos núcleos de bolsistas. Os mesmos receberão mensalmente, durante 9 meses, uma bolsa-auxílio, cartão alimentação, auxílio-deslocamento quando residir além de 3,5 quilômetros do local de trabalho, seguro de acidentes pessoais e cursos de qualificação profissional. Em contra-partida, trabalharão 4 dias por semana, com jornada de 6 horas diárias e se obrigarão a participar dos cursos de capacitação profissional no quinto dia. Este Programa do Governo do Estado de São Paulo tem atualmente 25.504 bolsistas e já atendeu 265.782 bolsistas desde o seu início em 1999. Gesualdo D’Avola Filho, pela Comissão Especial do CETE, representando o Secretário do Estado, Sr. Walter Caveanha, esteve presente nas implantações de:
·          100 bolsistas em Guararema, levando os cumprimentos da SERT ao Sr. André Luiz do Prado, prefeito municipal;
·          600 bolsistas em Mauá, levando os cumprimentos da SERT ao Sr. Diniz Lopes dos Santos, prefeito municipal;
·          300 bolsistas em Cotia, sendo recebido pelo Sr. Givaldo Costa – secretário de esportes que na ocasião representou o Sr. Joaquim Horacio Pedrosa Neto – prefeito municipal;
·          800 bolsistas em Francisco Morato, onde representou a CETE/SERT cumprimentando a prefeita Sra. Andrea Catharina Pelizari Pinto.

Fonte: Assessoria da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

FÓRUM DA REDE SOCIAL DE CARAPICUIBA - SP

Aconteceu no dia 11/11/2005 o Fórum da Rede Social Carapicuíba, momento presencial onde os participantes tiveram a possibilidade de trocar informações, articular-se, discutir e deliberar questões de interesse comum. A Rede nesta data, com a participação de Luiz Roberto Segala Gomes/CATALISA, realizou um diagnóstico de suas ações em 2005, comemorou 2 anos de existência e começou planejar suas ações em 2006.

MODELO COLABORATIVO EM SANTANA DE PARNAÍBA - SP

Aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2005, em C.A.S.A., no centro histórico de Santana de Parnaíba das 8:30 às 18hs, com a participação de Ana Claudia Pereira Lima/CATALISA, o Grupo de Estudos da Ação Voluntária tendo como tema “Modelo Colaborativo paraConstrução de Rede Social”. Contando com a participação de 32 representantes de organizações não governamentais que atuam na região, foram discutidos os seguintes temas: desenvolvimento sustentável, trabalho em rede, participação e voluntariado, modelo colaborativo, princípios e valores do trabalho em colaboração, ambientes favoráveis para a colaboração, os passos do modelo colaborativo. Foram objetivos principais: sensibilizar para o trabalho em colaboração e identificar os princípios da colaboração e os passos do Modelo Colaborativo. Tendo excelente avaliação, tanto pela nossa representante como pelo grupo em geral, queremos parabenizar a Rede Social e Serviços de Santana de Parnaíba pela iniciativa de promover este evento.

II CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

ImageOcorreu nos dias 19 e 20 de novembro de 2004 na capital paulista, sediada na UNINOVE – Barra Funda – a Conferência Estadual que reuniu delegadas e delegados dos setores governo, produtivo e sociedade civil eleitos nas sete Conferências do Meio Ambiente da etapa Regional-SP: Araraquara, Assis, Guarulhos, Santos, São José dos Campo, São José do Rio Preto e Votorantim. A solenidade de abertura contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que trouxe um panorama geral das principais conquistas do MMA em diversas partes do país, do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo Prof. Dr. José Goldemberg e de Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Secretário do Verde e Meio Ambiente/PMSP, entre outras autoridades.

V CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Pelo menos 13 países já estão mobilizados para participar do V Congresso Íbero-americano de Educação Ambiental, que acontecerá em Joinville, Santa Catarina (BR), entre os dias 5 e 8 de abril de 2006. Será a primeira vez que o Brasil vai reunir representantes dos governos íbero-americanos, instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais, empresários, comunidade acadêmica, ativistas, movimentos sociais, educadores e estudantes, além de organismos internacionais e regionais em torno do eixo educação ambiental. São esperados mais de 30 países participantes. Este evento terá como principal objetivo debater qual é a contribuição da Educação Ambiental para a construção da sustentabilidade planetária e vai promover discussões e propostas para atualização do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

PARCERIA IN.NOVA & CATALISA

Dando início a uma nova parceria da CATALISA com a In.Nova - Incubadora Educacional de Santo André, Luiz Roberto Segala Gomes participou na semana de 14 a 18 de novembro de 2005 do programa: “Como elaborar um Plano de Negócios” sobre empreendedorismo, estratégia de comercialização, aspectos econômicos e financeiros, Ministrado pelo SEBRAE Santo André. Este programa contou com 40 horas aula e foi dirigido aos Incubados do segundo semestre de 2005 da In.Nova.O mais interessante foi a abordagem dada ao plano financeiro, voltada a empreendedores inexperientes.

CONFERÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE - ALTO TIETÊ

Parabéns aos organizadores pelo evento! A cidade de Guarulhos – SP sediou no sábado, dia 12 de novembro de 2005, a Conferência de Meio Ambiente da Região do Alto Tietê. Reunindo mais de 300 conferencistas, representantes de entidades ambientalistas, movimentos sociais, governo e setor empresarial, teve por objetivo debater as diretrizes do MMA - Ministério do Meio Ambiente para a Política Nacional de Meio Ambiente e a eleição de delegadas e delegados para a Conferência de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Eduardo Coutinho/CATALISA participará como delegado. Além disso, a CATALISA integra a Comissão Organizadora da Conferência Estadual.

CONFERÊNCIA ESTADUAL
19 e 20  de novembro – Sábado e Domingo – São Paulo.
Horário: 08:00 às 18:00 h
Endereço: UNINOVE – Universidade Nove de Julho

Avenida Francisco Matarazzo (próximo ao SENAC) - Barra Funda - São Paulo - SP.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL METRÓPOLES SAUDÁVEIS

São Paulo - 17, 18 e 19 de novembro de 2005, Itaim-Bibi – SP.

O evento faz parte do Programa Metrópoles Saudáveis desenvolvido pelo PROAM – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental. Teve por objetivo estabelecer indicadores de saúde urbana para grandes metrópoles. Em 2006 o programa concluirá um Termo de Referência para Metrópoles Saudáveis, proposta que será encaminhada à OPAS/OMS – Organização Pan-Americana de Saúde, PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, OEA – Organização dos Estados Americanos e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O programa pode ser acompanhado no site www.proam.org.br

Eduardo Coutinho/CATALISA participou do evento. Parabenizamos a PROAM e suas parcerias por essa importante ação na contrução de Metrópoles Saudáveis, Solidárias e Sustentáveis!  

IV FEIRA DE ECONOMIA SOLIDARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO

Realizada com grande sucesso no espaço da "Feira de Quem Faz" / Projeto Caritas, centro de Sao Paulo, nos dias 09 e 10 de dezembro de 2005, das 9 as 18:00h, contando com o apio de diversas entidades que integram o FORUM MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDARIA DE SÃO PAULO.

OUTRA ECONOMIA JÁ ACONTECE - OUTRA MOEDA E POSSIVEL !

O evento se constituiu numa experiencia especial no uso da moeda social ECO SAMPA, na intensa troca de produtos, fazeres e saberes. Segundo Carlos Henrique, representente da Rede de Clubes de Troca e um dos principais coordenadores da Feira EcoSol 2005, estima-se o movimento de 10.000,00 Eco Sampas nos dois dias de atividades no evento. A CATALISA esteve representada por Eduardo Coutinho e Luiz Roberto Gomes e fazemos votos que esse tipo de realizaçao possa ser multiplicada em varias regioes da RMSP.

II PRECONEA EM DESTAQUE

“Participação e Controle Social, Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Política Ambiental Integrada”.Sob esse tema e contando com a presença de mais de 100 representantes da sociedade civil, ambientalistas e movimentos sociais, realizamos em 07 de novembro de 2005 no Auditório Teotônio Vilela, ALESP, a II PRECONEA - Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente - Setorial Ambientalista e Movimentos Sociais, intenso dia de trabalho das 9 às 19:30h. Por meio de Grupos de Trabalho paralelos, seguido de Planária, tivemos por objetivo debater cinco eixos temáticos propostos pelo MMA – Ministério do Meio Ambiente. Confira as fotos em nossa GALERIA.A II PRECONEA teve sua Comissão Organizadora composta pelas Entidades Ter, ECOAR, Rede 21, MONGUE, ACPOe CATALISA, respectivamente Léa Corrêa Pinto, Miriam Duailibi, Rute Cremonini, Plinio Melo, Jeffer Castelo Branco e Eduardo Coutinho de Paula, tendo sido amplamente divulgada. A Abertura do evento foi realizada pelo Sr. Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho,Secretário Municipal do  Verde e Meio Ambiente / PMSP; Deputado Estadual Adriano Diogo -Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa / ALESP e Pedagoga Maria do Rosário Fonseca, Coordenadora do PROAONG, que representou o Prof. Dr. José Goldemberg, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, bem como todos os integrantes da Comissão Organizadora do evento.
A II PRECONEA teve por principal objetivo sistematizar as propostas do Setor para a formulação das políticas públicas relativas ao Meio Ambiente, mobilizando a participação dos ambientalistas na proposição de soluções e diretrizes que garantam a sustentabilidade ambiental nas ações do governo e da sociedade.

CONFERÊNCIAS DE MEIO AMBIENTE REGIONAIS SP 2005 OCORRIDAS

Confira abaixo as datas e locais das Conferencias Regionais de Meio Ambiente do Estado de Sao Paulo ocorridas em novembro de 2005.

CONFERÊNCIAS REGIONAIS
 
1)      10 de novembro – quinta-feira – Assis.
Horário: 08:00 às 18:00
Endereço: Clube da Terceira Idade – Avenida Getúlio Vargas, 980 (em frente à rodoviária).
 
2)      10 de novembro – quinta-feira – São José dos Campos.
Horário: 07:30 às 17:00
Endereço: Câmara de Vereadores do Município de São José dos Campos
 
3)      11 de novembro – sexta-feira – São José do Rio Preto.
Horário: 07:30 às 17:00
Endereço: UNORP – Centro Universitário do Norte Paulista
Rua Ipiranga, 3460 – São José do Rio Preto
 
4)      12 de novembro – Sábado – Santos.
Horário: 08:00 às 18:00
Endereço: Avenida Senador Feijó, 340/350 – UNIMONTE – Auditório Beto Mansur.
 
5)      12 de novembro – Sábado – Votorantim.
Horário: 08:00 às 19:00
Endereço: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 140 – Jd. Paraíso - Votorantim
            (SESI de Votorantim)
 
6)      12 de novembro – Sábado – Guarulhos.
Horário: 09:00 às 18:00
Endereço: Sólon Fernandes – FIG – Faculdades Integradas de Guarulhos – Vila Rosália.
 
7)      17 de novembro – Quinta – Araraquara.
Horário: 08:00 às 18:00
Endereço: Centro Universitário de Araraquara – UNIARA
Rua Voluntários da Pátria, 1309 – Centro - Araraquara

AMBIENTALISTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS SE REÚNEM NA ALESP

Da redação - Celina Fernandes de Castro - ALESP

Ambientalistas e Movimentos Sociais do Estado de São Paulo, reunidos durante esta segunda-feira, 7/11, na Assembléia Legislativa, discutiram a proposta do governo federal para o meio ambiente, divulgada há dois dias, e já decidiram acrescentar o maior número possível de emendas ao texto. A medida visa garantir ampla participação e mecanismos de controle da sociedade sobre o meio ambiente.
Foram discutidos temas como a Carta de Criciúma, que se opõe a projetos como o Serra do Cafezal – Iranserrana (BR 116) e o Transmanancial, além do caráter provisório de áreas de preservação permanente. O objetivo desta II Pré-Conferência Nacional do Meio Ambiente em São Paulo é apresentar propostas à Conferência Estadual, que se realizará em 19/11.

COMISSÕES MUNICIPAIS DE EMPREGO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nos dias 07 e 08 de novembro de 2005 na cidade de Piracicaba, ocorreu o programa de formação de multiplicadores para qualificação das Comissões Municipais de Emprego do Estado de São Paulo. Este evento contou com a equipe de consultores indicada pela Comissão Estadual de Trabalho e Emprego (CETE), Basilio Marcos Pineda Cocco, Núbia Maria Peronico e Gesualdo D’Avola Filho. Foram formados 14 multiplicadores que irão atuar diretamente com as Comissões Municipais. Os consultores farão monitoria dos multiplicadores e prestarão assistência quando necessário. Veja registros desse trabalho em nossa GALERIA

JOGOS COOPERATIVOS NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Em parceria com o ITESA – Instituto Tecnológico de Santana de Parnaíba, Eduardo Coutinho e Luiz Sagala/CATALISA focalizaram Oficinas de Jogos Cooperativos na fase inicial de Curso de Qualificação em Cooperativismo para jovens bolsistas participantes de Programa voltado para a área de construção civil em Santana de Parnaíba - SP. Reconhecemos e enfatizamos o papel fundamental da cultura e da prática da Cooperação para iniciativas e empreendimentos cooperativistas.

MODELO COLABORATIVO PARA CONSTRUÇÃO DA REDE SOCIAL

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2005 a  Rede Social e Serviços de Santana de Parnaíba participou da Oficina "Projeto Fortalecendo o Voluntariado da Redesol" - Modelo Colaborativo para Formação de Rede,  realizado pela GEAV (Grupo de Estudos das Ações Voluntárias), patrocinado pela CIDA (Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional).
Participaram do evento organizações da sociedade civil, Secretarias Municipais e a Srª Maria do Carmo, representante da empresa GOODYER. A CATALISA foi representada por Ana Cláudia Pereira Lima. Durante o evento aconteceu uma integração muito especial entre os participantes que desenvolveram  novas metas e objetivos para trabalharem em cooperação a favor da comunidade.
O próximo encontro da Rede será no dia 11 de novembro de 2005 às 9:00h. Informações na Fundação EPROCAD:Fones (11) 4154-1581/6855/6955 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: ÁGUA, AVANÇOS TECNOLÓGICOS PARA UM REUSO SUSTENTÁVEL

Promovido pelo Centro Internacional de Referência em Reuso da Água - CIRRA, a Fundação Centro Tecnológico Hidráulica e a Escola Politécnica/USP, o evento foi realizado nos dias 05 e 06 de dezembro de 2005 no auditório Prof. Dr. Francisco Romeu Landi da Escola Politécnica. Teve a participação de renomados profissionais nacionais e internacionais do setor de recursos hídricos e saneamento ambiental, que discutiram entre outros assuntos relevantes, a questão do reuso sustentável no meio ambiente rural e urbano, destacando suas múltiplas funções e potencialidades.
Informações: fone (11) 3039-3283 – CIRRA
www.usp.br/cirra

FESTIVAL ÁGUAS NO TERCEIRO MILÊNIO - ÁGUA PELA PAZ

Este Festival foi mais uma realização da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (www.novoencanto.org.br), que já vinha realizando este evento em Caxambu - MG e em sua segunda edição na cidade de Caldas-MG, belíssima região de montanhas, próximo a Poços de Caldas. Neste ano houve um envolvimento maior da comunidade, em especial das escolas e do Poder Público. Todas as escolas trabalharam o tema Águas, da pré escola ao segundo grau. A intenção dos organizadores é que o Festival seja um marcador de ações realizadas durante o ano: ações que venham de encontro às necessidades locais no que diz respeito à área ambiental, e assim desenvolvendo outras atividades como por exemplo o Ecoturismo. Data: 12 a 15 de novemvro de 2005. Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A CATALISA, em sintonia com o propósito de preservação e equilíbrio ambiental, contribuiu na divulgação desse importante evento do sul de Minas.

PLENÁRIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE SÃO PAULO

Data: 12/11, 9 às 13:00h
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, Centro. 
O Fórum Municipal de Economia Solidária de São Paulo realiza uma Plenária no dia 12 de novembro como etapa preparatória da IV Feira Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo, que acontecerá nos dias 09 e 10 de dezembro de 2005 e se constituirá numa Feira de Trocas com o uso da moeda social Eco Sampa.
Todos os interessados em participar da organização do evento são convidados!
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com Carlos Henrique (representante de Clube de Troca)

CICLO DE PALESTRAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715), com o objetivo de apresentar aspectos atuais sobre a temática Resíduos Sólidos e Prevenção à Poluição do Solo e promover uma discussão a respeito, desenvolve encontros toda a última segunda-feira de cada mês. Na manhã de 31 de outubro de 2005 foi colocada em foco a questão dos Aterros Sanitários Industriais. Eduardo Coutinho/CATALISA tem participado desse importante Ciclo.
Apoio: Comissão de Cultura e Extensão da FSP/USP.

II CNMA MOBILIZA PARA COP 8

A II Conferência Nacional do Meio Ambiente vai contribuir na mobilização para a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP-8), evento que será realizado em Curitiba-PR, entre 20 e 31 de março de 2006. A decisão foi tomada pelo secretário de Biodiversidades e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, e pelo coordenador-geral da II CNMA, Pedro Ivo Batista. De acordo com Pedro Ivo, todos os Estados serão orientados a fazer uma ampla divulgação em suas conferências sobre o processo da COP-8. A Secretaria de Biodiversidades e Florestas publicará um material específico sobre o tema, com lançamento nas Conferências Estaduais.

FÓRUM DO COMITÊ PAULISTA PARA A DÉCADA DA CULTURA DE PAZ

O tema mensal abordado na edição 45 do Fórum realizado no dia 08 de novembro de 2005, 18:00h, foi: “Reflexões e Vivências a Partir do Compromisso com Populações Excluídas”, ministrado pelo Padre Júlio Lancellotti, referência em programas e projetos para a inclusão da população de rua; incentivador de ações de sustentabilidade de catadores de materiais recicláveis; inspirador e responsável pela Casa Vida – que abriga crianças e jovens portadores de vírus HIV. Uma Cultura de Paz requer a superação do apartheid social e a criação de alternativas de inclusão na busca de uma sociedade mais digna e justa.
Acompanhe o programa dos Foruns por: www.comitepaz.org.br

CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Meio Ambiente de São Paulo comunica as datas das Conferências Regionais em organização nas seguintes cidades sede:

10.11.2005 em Taubaté e Assis; 11.11.2005 em São José do Rio Preto; 12.11.2005 em Araraquara, Guarulhos, Santos e Votorantin.

Nas diversas regiões, as entidades que desejarem integrar a organização e participar das Conferências devem se mobilizar.
É a Conferência Estadual de São Paulo sendo preparada em sua diversidade!
Divulgue e Participe!

FÓRUM PERMANENTE DO TERCEIRO SETOR - ZONA OESTE SP

Espaço de troca de experiências, articulações e desenvolvimento de temas de interesse comum.

Tema do mês: “Legislação do Terceiro SetorData: 10/11/2005, 9:30 às 12:30

Local: Auditório do SENAC Osasco, R. Dante Batiston, 248, Centro

Realização: Rede Social Osasco e Rede Social Carapicuíba

Luiz Segala/CATALISA participa dos Encontros. 

Participe você também!

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Como o tema “O Mito do Respeito à Diversidade no Brasil”, o evento organizado pelo Senac São Paulo e o Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras – Conscre, ocorreu em 10 de novembro de 2005, contando com a participação de especialistas e pessoas com vivência no debate a respeito do modelo de identidade nacional. Eduardo Coutinho/CATALISA esteve presente no evento. Confira os materiais em: www.sp.senac.br/diversidade

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS DE SÃO PAULO

Realizado no dia 05 de novembro de 2005, das 9 às 17 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo e contando com grande numero e diversidade de ONGs e Movimentos Sociais, teve por propósito debater as políticas de defesa e promoção de direitos humanos fundamentais da pessoa, por meio de palestras e grupos de trabalho em quatro eixos temáticos: Construção da Democracia e Promoção dos Direitos Humanos; Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais; Direitos Civis e Políticos; Implementação e Monitoramento de Políticas de Direitos Humanos. Na ocasião, foram eleitos delegado(a)s da capital para a Conferência Estadual de Direitos Humanos que acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2005 na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Eduardo Coutinho/CATALISA integra essa Delegação.
Informações pelos fones: (11) 6824-4244; (11) 6824-4399
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

II PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

 II PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

 7 de Novembro de 2005 segunda-feira,  às 9: 00hs
Auditório Teotônio Vilela - Assembléia Legislativa
do Estado de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201- Ibirapuera-SP

 CONVITE E PROGRAMA

8:00-   INSCRIÇÕES NO LOCAL
9:00-   ABERtura  E  Preparatórias

  • Deputado estadual adriano diogo- comissão do meio ambiente da assembleia legislativa/ ALESP
  • Prof dr .josÉ GoldeMberg, Secretário de Estado Do Meio ambiente de São Paulo
  • Senadora Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil
  • Dra.  Analice N.  Pereira, BrasilGerente-Executiva do IBAMA/SP
  • Deputado Eduardo jorge Martins ALves Sobrinho, Secretário Municipal do  Verde E meio Ambiente  do Muncipio de São Paulo
  • Dr.  Eugenio Spengler,  CNMA / MMA,
  • Léa Corrêa Pinto, CEX/COE/IICNMA/SP, COE/ I PRECONEA,Terræ;
  • Claudia Soares, CEX/COE/IICNMA/SP, ECOAR
  • Rute Cremonini, CEX/COE/IICNMA/SP, REDE 21
  • Eduardo Coutinho, COE/IICNMA/SP, CATALISA
  • Jeffer Castelo Branco, COR/II PCNMARRMBS, COE/ I PRECONEA, acpo;
  • Plinio Melo, COR/II PCNMARRMBS, mongue; 

TEMAS dA ABERTURA- Mesa 1 e Mesa 2:

Resultados I Conferência Nacional do Meio Ambiente- Brasília;  Informes sobre a Recondução das Emendas Paulistas; II Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente do Estado de São Paulo- Setorial, Regionais, Estadual;I e II Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente Setorial de Entidades, Fóruns, Redes, Movimentos e Ativistas Ambientalistas do Estado de São Paulo;

Metodologia dos Trabalhos, Leitura e aprovação do Regimento, Aprovação da Coordenação da Mesa, Apresentação dos Palestrantes-Facilitadores entre eles Nelson Pedroso, Miriam Duailibi, Heitor Marzagao Tommasini , Marcia H. Corrêa, Prof. Dr. º Campos Jr , Claudia C . Soares, Gabriela Priolli; Produtos Esperados e Informes de Apoio.

9:30-        iNTERVALO

 

10:00-      Discussão dos Temas

Exposição temática, formatação dos procedimentos internos do GRupo de Trabalho Temático, discussão propriamente dita, deliberação e sistematização das diretrizes. A abordagem será  sob os prismas do controle e participação social, uso sustentável e política ambiental integrada (mecanismos de  descentralização, participação e controle social, mecanismos econômicos e financeiros, mecanismos de informação, comunicação, capacitação e educação ambiental, sistema nacional de meio ambiente , legislação ambiental  e tratados existentes) .

 

Local:  AuditóriO teotônio Vilela/ALESP

 

GRupo de Trabalho Temático GT 01 : Biodiversidade e Florestas

Núcleo de Trabalho Temático GT 02: Água e Recursos Hídricos

;

LocaIS DIFERENCIADOS:  na  ALESP:;.

GRupo de Trabalho Temático GT 03: Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos

GRupo de Trabalho Temático GT 04: Instrumentos de Desenvolvimento Sustentável no Território

GRupo de Trabalho Temático GT 05: Fortalecimento do Sisnama e Controle Social

 

13:00   INTERVALO

 

14:00   Plenária

Local : AuditóriO teotônio Vilela

RELATOria e VOTAÇÃO  DAS Diretrizes

Apresentação  pelos  Relatores dos 5 GTs Temáticos  das  diretrizes propostas e discutidas  pelos participantes destes GTs,  para deliberação  como diretriz  apontada por este Coletivo Setorial de  Entidades, Fóruns, Redes, Movimentos e Ativistas Ambientalistas do Estado de São Paulo.

Moções

INDICAÇÂO Delegados

 

16:00  Fim da  Plenária e CERTIFICADos

18:00   encerramento DOS  Trabalhos
 

A PAZ PEDE PARCEIROS

Programa desenvolvido desde março de 2001 pela Associação Palas Athena www.palasathena.org.br, na capital e interior paulista, realizado a céu aberto em espaços públicos e oferecendo à população inúmeras atividades recreativas e culturais. Por ocasião do 26º aniversário da morte de Santo Dias da Silva, na manhã de 29 de outubro de 2005, A PAZ PEDE PARCEIROS aconteceu no Parque Santo Dias (Quadras), belo local rodeado de mata no Bairro do Capão Redondo, zona sul da cidade de São Paulo. Foram diversas atividades e oficinas: sons corporais, tai chi, origami, contação de historia, danças, etc.  Eduardo Coutinho/CATALISA focalizou uma divertida Oficina de Jogos Cooperativos.

DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, composto pelos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, inaugurou em outubro de 2005 uma página na internet com mais de 80 documentos, produzidos em vários países, sobre a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, instituída em janeiro de 2005.
O objetivo é disponibilizar o maior número possível de informações, em português, sobre a iniciativa das Nações Unidas. Os textos, apresentados em seqüência cronológica, permitem traçar a trajetória histórica do surgimento da “educação para o desenvolvimento sustentável” até a oficialização da Década. Conheça: www.deds.cjb.net 

III DIÁLOGO INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HÍDRICOS

Em Março de 2005 foi promulgada a Década Brasileira da Água. Esse foi o principal tema do evento sediado em Avaré – SP nos dias 08 a 10 de novembro de 2005. Abriram-se discussões entre os educadores e lideranças de todo o Estado de São Paulo, visando não apenas e simplesmente o Diálogo, mas a proposta de ações, através de parcerias e integração entre os diversos agentes que atuam nas Bacias Hidrográficas. Para tanto, foram oferecidas diversas atividades que propiciaram a integração dos participantes e a troca de experiências, como a realização de mini cursos de capacitação, apresentação de projetos e oficinas pedagógicas.

PROJETO DA GUARAPIRANGA NA COMISSÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Reunida em 18 de outubro de 2005 no Plenário Tiradentes, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente aprovou por unanimidade o parecer favorável ao Projeto de Lei 85/2004, de autoria do Governo Estadual, que declara a Bacia Hidrográfica do Guarapiranga manancial de interesse regional para o abastecimento público e cria a Área de Proteção e Recuperação do Manancial do Guarapiranga. O Projeto, que já foi exaustivamente discutido, segue para as Comissões de Assuntos Metropolitanos e de Finanças e Orçamento e finalmente poderá ser aprovado em planário.
Fonte: DIÁRIO OFICIAL Poder Legislativo - 19/10/2005.

DEBATE SOBRE O REFERENDO DO DIA 23 DE OUTUBRO

A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Federação-SP) promoveu, no dia 19 de outubro de 2005, no auditório da FEI, em São Paulo, um debate sobre o Referendo Popular de 23 de outubro, sobre a comercialização de armas e munições no Brasil.
Os debatedores são expoentes na discussão. Pelo NÃO, participaram o professor Benê Barbosa (Movimento Viva Brasil) e o Major Sérgio Olímpio (Polícia Militar do Estado de São Paulo). Pelo SIM, participaram o deputado estadual Arnaldo Jardim e Denis Mizne (Instituto Sou da Paz). O objetivo era mostrar todas as vertentes pelo SIM e pelo NÃO, para promover a reflexão do público participante.
Um mediador de alto nível conduziu os debates: o jornalista Heródoto Barbeiro, apresentador do Jornal da CBN, gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio, colunista do jornal Diário de São Paulo, da Revista Imprensa e da America On Line, além de apresentador do Jornal da TV Cultura, entre outros.

PROJETO 269/2005: POLÍTICA ESTADUAL DE APOIO AO COOPERATIVISMO

A CATALISA através de seus representantes vem defendendo continuamente o diálogo.Em 13 de setembro próximo passado, Gesualdo D’Avola Filho, membro do nosso Conselho Deliberativo, encaminhou um e-mail ao Deputado Arnaldo Jardim no qual colocou seu posicionamento frente ao que observou na sessão extraordinária para a votação do projeto realizada na noite anterior.Neste e-mail que pode ser lido na íntegra em "Gesualdo D'Avola" , deixou claro o posicionamento de conciliação e de entendimento entre as partes. Recebeu dessa forma nosso total apoio, bem como recebemos o apoio da FETRABALHO-SP – Federação das Cooperativas de Trabalho do Estado de São Paulo. Foi acolhido em seu posicionamento pelo próprio deputado e a partir daí vem se empenhando em colocar todos os representantes interessados em uma mesma mesa para um acordo.

CONFERÊNCIAS ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE

28 Conferências já definiram datas 
As Conferências Estaduais do Meio Ambiente já estão definidas em todo o país. O primeiro Estado a realizar a II Conferência Estadual será o Ceará, seguido de Goiás e Maranhão. Durante o mês de novembro, a partir do dia 04 até o dia 30, acontecerão 26 conferências estaduais e 1 distrital, em Brasília.O objetivo será debater questões relacionadas ao meio ambiente no âmbito estadual e definir também os delegados que vão participar da II Conferência Nacional do Meio Ambiente, deliberando sobre sua política nacional.
Segundo o regulamento da II CNMA, cada Estado terá o número de delegados definido de acordo com a população local. Desta forma, as Conferências Estaduais poderão eleger até 1134, sendo 226 na Região Norte; 348 na Nordeste; 258 na Sudeste; 166 na Sul; e 136 na Centro-Oeste.

A CATALISA integra a Comissão Organizadora da Conferência do Meio Ambiente do Estado de São Paulo que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro de 2005.  

II VÍDEOCONFERÊNCIA DA CNMA

A II Vídeoconferência para mobilização e motivação da Conferência Nacional do Meio Ambiente aconteceu na terça-feira (18), das 14h às 17h (horário de Brasília, com horário de verão). Desta vez o evento contou com as presenças da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do coordenador-geral da II CNMA, Pedro Ivo Batista; além de representantes da ABEMA, FBOMs, CNI, CUT, ANAMMA e da Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.
Todas as Comissões Organizadoras Estaduais (COEs) participaram ao vivo, em ordem alfabética, com informes sobre o andamento dos trabalhos nos 26 estados e no Distrito Federal. O GT de Relatoria representou a Comissão Organizadora do Estado de São Paulo. Informações pelo site do Ministério do Meio Ambiente no endereço: www.mma.gov.br/conferencianacional

FÓRUM SOCIAL SUL 2005 - SÃO PAULO

Integrando a ampla programação do Fórum Social Mundial, com natureza policêntrica, aconteceu na cidade de São Paulo o Fórum Social Sul 2005 no período de 29 de outubro a 02 de novembro. Caminhando com compromisso e responsabilidade, busca se tornar parte de um processo que visa a construção de alternativas sociais, políticas e econômicas da região sul da cidade e municípios vizinhos, acreditando que é possível um "Multirão por um novo Brasil". O Fórum Social Sul 2005 foi organizado de forma descentralizada: integraram este fórum eventos realizados em diferentes regiões e cujas organizações se propõem a compartilhar os princípios metodológicos do ano anterior em consonância com movimentos universais contra a exclusão, a violência, a miséria, a fome, a injustiça, entre outros.

REDE DE TROCAS SOLIDÁRIAS

O Fórum Municipal de Economia Solidária de São Paulo promoveu uma Oficina de Trocas Solidárias realizada na manhã de 15 de outubro de 2005 na Câmara Municipal, realizada por Carlos Henrique e Felipe Bannitz. Existe uma proposta de criação de uma Rede de Trocas entre empreendimentos Solidários da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Conheça a proposta em nossa TEXTOTECA.

RETOMANDO DELIBERAÇÕES DA CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 2003

A Comissão Organizadora do Estado de São Paulo da II Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente do Estado de São Paulo deliberou por unanimidade em reunião realizada no IBAMA em 10 de outubro de 2005, reencaminhar oficialmente para objeto de discussão e deliberação  da  II Conferência Nacional do Meio Ambiente  todas  as propostas não examinadas na Conferência Nacional do Meio Ambiente ocorrida em 2003,  advindas das pré- conferências regionais  ou setoriais paulistas, discutidas exaustivamente e aprovadas na I Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente do  Estado de São Paulo, realizada em Botucatu – SP.

III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE MICROCRÉDITO

2005 é o Ano Internacional do Microcrédito. Dentro dessa agenda, Porto Alegre – RS sediou importante Congresso sobre Microcrédito no período de 26 a 28 de outubro de 2005.
Promovido por Portosol, Abcred e Fórum Gaúcho de Microfinanças,o Congresso teve por objetivodifundir conhecimentos e atrair atenção aos benefícios que o microcrédito proporciona, como modo de melhoria na qualidade de vida dos empreendedores de micro e nano negócios, por meio de um novo modelo de desenvolvimento.
Paralelo ao III Congresso Latino-Americano de Microcrédito, aconteceu o I Encontro de Agentes/Assessores de Crédito e Workshop para Gestores de Microcrédito. Na ocasião, foi lançado o Fórum Nacional de Microfinanças. Pretende-se, ainda, estabelecer as bases para a formação do circuito Latino-Americano de instituições interessadas no financiamento de empreendedores de baixa renda.
Informações completas podem ser obtidas pelo site:
http://www.infoeventos.com.br/microcredito/

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS NO PROJETO PRÓ-AMBIENTE

A Sociedade Amigos de Bairro do Parque Los Angeles, São Bernardo do Campo – SP, realizou no dia 12 de outubro de 2005 na Área do Projeto ProAmbiente, uma bela festa em comemoração ao Dia das Crianças. Além da distribuição de brinquedos, a criançada da comunidade local teve muito espaço livre e brincadeiras em contato com a natureza.

REFERENDO PELO DESARMAMENTO

Conforme amplamente anunciado na mídia, acontece em 23 de outubro de 2005 a votação obrigatória no Referendo pelo Desarmamento. Será o primeiro referendo da história brasileira, onde teremos que responder, em urnas, sobre o que pensamos a respeito do comércio de armas de fogo e munição no Brasil. A pergunta tem trazido muita polêmica e, como a data está bem próxima, é muito importante começarmos a avaliar o assunto e decidir com consciência
Segundo informações do site do Senado, “o referendo é uma forma de consulta popular sobre matéria de acentuada relevância, na qual o povo se manifesta sobre uma lei após ela estar constituída”. Assim, o cidadão apenas ratifica ou rejeita o que lhe é submetido. É isto o que ocorrerá em outubro deste ano com o Estatuto do Desarmamento, onde o povo deverá se manifestar quanto ao art. 35 da Lei que diz: “É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei.”

GESTÃO DE GRUPO EM CALDAS - MG

A ONG OPORTUNIDADE, da bela cidade de Caldas, sul de Minas, recebeu no dia 09 de outubro de 2005 nova capacitação, agora com foco nos temas Comunicação (Interna e Externa) e Acompanhamento de Projetos. A OPORTUNIDADE é organizada sob liderança compartilhada e tem por missão captar e gerir recursos destinados a iniciativas locais de caráter emancipatório. Eduardo Coutinho/CATALISA utilizou-se de Jogos Cooperativos e técnica participativa de Avaliação e Planejamento. Em breve, realizaremos novo encontro de potencialização do grupo, que está a todo vapor nas atividades.

CARNAVAL DA COOPERAÇÃO

Uma das principais atrações da Fenacoop 2005 foi o GRES Acadêmicos do Tatuapé, com grande sucesso, tendo por enredo para o Carnaval 2006 “o Cooperativismo, União para o bem comum, uma grande Nação se faz com Cooperação”.
As colaborações e interesse em cooperar na realização do “Carnaval da Cooperação” foi grande durante a Feira, com cooperativas e organizações se mobilizando para ajustes das formas de participação, patrocínio, apoio, como a Fecootransp que mobilizou suas cooperativas a participarem ativamente do projeto com transporte de fantasias, componentes e serviços de manutenção de carros alegóricos.

CATALISA PARTICIPA DA FENACOOP 2005

A cerimônia de abertura do evento no dia 05 de outubro de 2005, contou com as presenças do Ministro Roberto Rodrigues (Agricultura); do Presidente da ACI, Ivano Barberini; do presidente da OCB,  Marcio Lopes de Freitas; do Secretário de Agricultura do Estado, Antonio Duarte Nogueira Junior; do Deputado Arnaldo Jardim; do Sr. Benedito Roberto Zurita, Gerente do Sebrae-SP e de vários dirigentes cooperativistas e representantes das OCE’s. Gesualdo D’Avola Filho/CATALISA participa do evento com importantes contribuições. Em contato com o Sr. Evaristo Machado Netto, presidente da OCESP, o mesmo confirmou disposição a sentar com os representantes das cooperativas oriundas da Economia Solidária, adiantando seu empenho para juntar forças ao cooperativismo.
No dia 06, destacamos a palestra do Deputado Arnaldo Jardim, abrindo espaço para questionamentos e esclarecimentos. No contexto da Economia Solidária, a CATALISA se posiciona na necessidade de uma política diferenciada para os empreendimentos populares que nascem sem recursos financeiros. No tocante a filiação às Confederações, Federações, Associações e Cooperativas de Segundo Grau e processo em “cascata”, Arnaldo Jardim foi claro em sua preocupação com a certificação de qualidade dada ao mercado pela filiação, mas ressaltando que a filiação seria pertinente a entidades reconhecidas pelo sistema.
Gesualdo D’ Avola Filho/CATALISA participou, como convidado, da reunião dos representantes do ramo trabalho da OCB e da reunião da COOTRABALHO – Confederação Brasileira das Cooperativas de Trabalho.

CAMPANHA PERMANENTE DE DEFESA DA REPÚBLICA E DA DEMOCRACIA

Lançada em 15 de novembro de 2004 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Campanha continua a receber assinaturas de apoio para nova regulamentação dos instrumentos de Democracia Direta,tendo sido formada Comissão específica, presidida pelo Dr. Fábio Konder Comparato.
A Campanha Permanente é de interesse de todo(a)s que desejamos concretizar uma sociedade livre, justa, solidária e participativa desenhada pela Constituição-Cidadã. Nesse passo, pretende a aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 4718/2004 e análogos em âmbito Estadual e Municipal, elaborado com a especial colaboração do Professor Fábio Konder Comparato e de outros ilustres juristas – que visa a regulamentar os instrumentos jurídicos de Democracia Direta (plebiscito, referendo e iniciativa popular), com o que será efetivamente exercida a soberania popular. O Movimento Comitê Vivo
www.comitevivo.org.br e a CATALISA integraram-se à Campanha.

CATALISA VISITA A REDE SOLIDÁRIA DE CARAPICUÍBA

A experiência da Rede Social Carapicuíba é difundida como exemplo de determinação e garra de pessoas que fazem um trabalho social sério, fazendo o Fórum Permanente do Terceiro Setor em parceria com a Rede Social de Osasco se consolidar e caminha para o desenvolvimento local!
Em 06 de outubro de 2005, por ocasião do aniversário de 2 anos da Rede Solidária de Carapicuíba, Ana Claudia Lima e Luis Roberto Gomes, representando a CATALISA, "ficaram impressionados com a integração que a Rede Social Carapicuíba tem". A CATALISA , que vem desenvolvendo trabalhos em Barueri e Santana de Parnaíba, vem a somar forças e partilhar experiências sobre Cooperação, Economia Solidária e Redes em Carapicuíba. Um núcleo desta Rede em Santana de Parnaíba tem todo apoio do poder público.
Combinando com a Comissão de Projetos cada secretaria e entidade poderá expor em 15 minutos seus projetos e colocar seus serviços a disposição de toda a Rede.
Já no próximo encontro da Rede, que acontece toda primeira quinta-feira do mês na Casa da Criança, a Secretaria do Trabalho vai apresentar seus projetos e possibilidade de atendimento às entidades.
Fonte: Informativo “Um Dedo de Prosa” 01/2005

LANÇAMENTO ESTADUAL DA CAMPANHA DE DEFESA DA REPÚBLICA E DA DEMOCRACIA

A OAB/SP, por sua “Comissão de Defesa da República e da Democracia”, convocando todo(a)s o(a)s profissionais da área de advocacia e demais cidadãos, realizou no dia 16 de outubro de 2005 o Evento de Lançamento da Campanha em âmbito Estadual, no Congresso da OAB, no Casa Grande Hotel Guarujá - SP, exortando os Senhores representantes do povo para que votem favoravelmente aos projetos apresentados. Isso marca para São Paulo e para o Brasil significativo e histórico exemplo de avanço democrático.
Clique no link abaixo para manifestar seu apoio, o qual será de grande importância para mostrar aos nossos representantes que a República e a Democracia poderão ser melhor exercidas e revigoradas, em prol do conjunto da sociedade, se garantida a participação direta dos cidadãos!!!

AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI ESPECÍFICA GUARAPIRANGA

Conforme agendado na Reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de 23 de agosto de 2005, aconteceu na manhã de 05 de outubro na ALESP nova Audiência Pública sobre a tão aguardada Lei Específica da Guarapiranga. Estavam presentes representantes da sociedade civil e dos governos municipais do entorno da Represa Guarapiranga. A CATALISA esteve presente na Audiência, representada por Gesualdo D’Avola Filho. Movimentos sociais, ONGs e participantes do Subcomitê de Bacia Cotia-Guarapiranga acompanham esse importante processo de perto. Veja documento em nossa TEXTOTECA.

USO E OCUPAÇÃO DE SOLO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

A EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê realizaram na tarde de 05 de outubro de 2005 em São Paulo, uma apresentação especial do Mapa de Uso e Ocupação do Solo da RMSP. Hélio Lélis Leite/CATALISA, que desenvolve pesquisa sobre o tema, participou do evento. Mapas inéditos da região mostram que 400 mil habitações precárias já invadiram áreas de proteção ambiental e de cultivo. A Grande São Paulo já tem 60 km² de favelas.Outro fato que chama a atenção é a verticalização desses núcleos.

FRENTE PARLAMENTAR PELA AGENDA 21 DO ESTADO DE SÃO PAULO

Ocorreu na noite de 04 de outubro de 2005 na ALESP, cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar de apoio à Agenda 21 paulista. Apesar de tardia, essa Frente Parlamentar nasce com grande força, que se embasa no comprometimento de 56 deputados, envolvendo 11 partidos políticos, o que indica que a Agenda 21 no Estado de São Paulo poderá sair do papel. Além da presença de parlamentares, a noite foi marcada pela presença de representantes de diversos movimentos sociais e ONGs. A mobilização da Rede de Agendas 21 está em festa. Eduardo Coutinho/CATALISA esteve presente no evento.

4º ENCONTRO CATALISA

Por ocasião da Assembléia Geral de Associados semestral realizada em 02 de outubro de 2005, a CATALISA realizou novo Encontro de Parceiros e Amigos, por meio de um pique-nique na bela e rústica Área do Projeto ProAmbiente, na orla da Represa Billings, em São Bernardo do Campo - SP. Foram horas agradáveis e descontraídas em que pudemos desfrutar da presença de muito verde e principalmente uma deliciosa convivência cooperativa! O Conselho Deliberativo da CATALISA agradece novamente as manifestações de carinho recebidas.

II Pré-Conferência Nacional do Meio Ambiente - Setorial Ambientalista e Movimentos Sociais - SP

Tema: “Participação e Controle Social, Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Política Ambiental Integrada”
Local: Auditório Teotônio Vilela, ALESP
Data: 07 de novembro de 2005, 9:00h - 18:00h
Eixos temáticos propostos pelo MMA – Ministério do Meio Ambiente: Águas e Recursos Hídricos; Biodiversidade e Florestas; Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos; Instrumentos de Desenvolvimento Sustentável no Território; Fortalecimento do Sisnama e Controle Social. 

Comissão Organizadora da II PRECONEA:Terræ (membro da Comissão Organizadora da I PRECONEA, GT CNMA2), Ecoar (GT CNMA2), Rede 21 (GT CNMA2), Mongue, ACPO e CATALISA.

Apoio: CMA/ALESP.

Clique abaixo e veja o Programa atualizado:

VIDEOCONFERENCIA PARA A II CNMA

Ocorreu na manhã de 03 de outubro de 2005, das 9:30 as 12:30 uma Videoconferência sobre a II Conferência Nacional de Meio Ambiente com geração de sinal na sede da Interlégis em Brasília e transmissão simultânea para todos os Estados. Teve por objetivo a apresentação da proposta da II CNMA, relato da mobilização em cada um dos Estados, apresentação da metodologia de sistematização e entrosamento e motivação nos Estados. O GT de Relatoria da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de São Paulo esteve reunido com participação ao vivo na ALESP. A próxima Videoconferência está marcada para o dia 18 de outubro, 14:00h, na ALESP. Trata-se de um processo inovador que pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.mma.gov.br

SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA

Com o tema "Brasil, olhe para a água" e mobilizando 306 cidades brasileiras com cerca de 6 mil atividades, entre feiras, oficinas, palestras e visitas, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2005 contou com ampla programação desenvolvida entre os dias 3 a 9 de outubro, em todo o país. A programação pode ser consultada pelo link: http://semanact2005.mct.gov.br 

CAFÉ JURÍDICO COM COOPERATIVISMO

Foi realizado na manhã de 30 de setembro de 2005 em São Paulo, no Hotel Renaissance, encontro que reuniu ativos advogados do setor Cooperativista: Dra. Daniela, Dr. Waldir, Dr. Pastore (OCB), Dr. Ronaldo (OCB/RJ), Dr. Pamplona e Dra. Sônia (OAB/SP), sendo a platéia composta por advogados militantes no Cooperativismo, líderes cooperativistas, incluindo representantes de Federações e representantes do grupo “Trabalho” da OAB/SP, Dr. Manoel Rodrigues, Dra. Gláucia Fruchela e a Dra. Gislaine Caresia, que também representa a Frencoop. A mesa colocou de forma muito clara a necessidade da defesa constitucional do direito ao Cooperativismo de Trabalho, que vem sendo “bombardeado” pelo Ministério Público, principalmente no que diz respeito ao Art. 1° inciso 4° da Constituição Brasileira. Nessa linha já foi protocolado o pedido de uma audiência junto ao STF. Gesualdo D´Avola/CATALISA esteve presente no evento, também representando na ocasião a FETRABALHO/SP. O objetivo principal do Café foi de estabelecer parcerias para a elaboração de uma Força Tarefa com a OAB, visando a defesa constitucional do Cooperativismo de Trabalho.

CAFÉ PEDAGÓGICO DE SETEMBRO DE 2005

Seguindo sua identidade itinerante, aconteceu na manhã de 30 de setembro encontro sediado na Biblioteca Álvaro Guerra, em Pinheiros. Participam do Café Pedagógico representantes das coordenadorias da Subprefeitura de Pinheiros, organizações governamentais e não governamentais, escolas, representantes de moradores, comerciantes, organizações religiosas, etc. Na ocasião, foram apresentados os novos Projetos da Biblioteca: “Caminhando com a Leitura”, para o público infantil e “Estação Memória”, desenvolvido pela terceira idade. Representantes da Subprefeitura de Pinheiros informaram a breve criação de um Centro de Referência da Criança e do Adolescente, que atenderá os Distritos de Pinheiros, Butantã e Lapa.
O Café Pedagógico continua cumprindo seu papel de favorecer intercâmbios e parcerias, como construção coletiva de uma Rede na Zona Oeste da capital paulista. Eduardo Coutinho representou a CATALISA no encontro.

PLANO NACIONAL DAS AGUAS

A três meses da aprovação do Plano Nacional das Águas junto ao Conselho Nacional de Recursos, e após a realização de seminários nas 12 regiões hidrográficas do País, o Ministério do Meio Ambiente promove, a partir do sábado, 1º de outubro - Dia Interamericano da Água - a fase de Encontros Públicos Estaduais (EPE), nas 26 capitais e Distrito Federal. Os encontros, organizados pela Secretaria de Recursos Hídricos e  Ibama, com o apoio das secretarias estaduais de meio Ambiente e Recursos Hídricos, prosseguem até 20 de outubro, recolhendo sugestões para estabelecer as diretrizes, metas e programas do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).
O Brasil será o primeiro país das Américas a aprovar, dentro do prazo estabelecido pela ONU -Organização das Nações Unidas - Metas do Milênio e a agenda da Cúpula Mundial de Joanesburgo (Rio+10), - seu plano nacional de águas.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social - Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente - SRH/MMA

CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Com o objetivo de discutir e sensibilizar empresários e a sociedade como um todo sobre a importância do reaproveitamento de recursos básicos, de modo a minorar impactos ambientais e diminuir os custos de sua utilização irracional, a Câmara Municipal de São Paulo, em pareceria com Secretaria Municipal de Participação e Parceria, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e a Universidade Federal de São Paulo, promoveram no dia 05 de outubro, das 9h00 as 19h00 a 4º Conferência Municipal de Produção Mais Limpa, sediada na UNIFESP. Os trabalhos foram desenvolvidos com palestras de alta qualidade em painéis temáticos seguidos de debates: Instrumentos Públicos de Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos e Apresentação de Casos (poder público, terceiro setor e iniciativa privada). A CATALISA esteve representada no evento por Eduardo Coutinho. Que essa importantíssima difusão de iniciativas de gestão inteligente e de excelência possa inspirar novas ações de sustentabilidade no dia a dia de todos nós.

RECURSOS HÍDRICOS: ASPECTOS JURÍDICO-INSTITUCIONAIS

Em torno desse tema, na manhã de 29 de setembro de 2005, especialistas, juristas e empresários reuniram-se na série Fórum Desafios do Direito Ambiental, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Affonso Leme Machado, o mais ilustre nome do Direito Ambiental do Brasil, em Seminário organizado pelo IDeSA – Instituto para o Desenvolvimento Socioambientalwww.idesa.org.br , com patrocínio da AES Tietê. Foram abordados os seguintes assuntos: fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, Bacia Hidrográfica, Comitês e Agências de Bacias, outorga e cobrança de uso de recursos hídricos, água de reuso, posição do segmento indústria, bem como relato de experiências. Eduardo Coutinho/CATALISA, participante do CBH-AT, esteve presente no evento.

NOVA PARCERIA NA ZONA OESTE DA CIDADE

Em 27 de setembro de 2005, recebemos em reunião Roberta Kehdy, responsável pela iniciativa Projetos Terapêuticos, que atua na área de saúde mental. No propósito de parceria para desenvolvimento de cidadania, a CATALISA procurará abrir oportunidades de inserção de pessoal atendido pela clínica, em suas diversas atividades e programas de capacitação. É a Cooperação em ação na construção da Rede da Zona Oeste de São Paulo!

FENACOOP 2005

A Edição 2005 da Feira Internacional das Cooperativas,Fornecedores e Serviços, será realizada nos dias 05 a 7 de outubro, das 13 às 21 horas, na Zona Sul de São Paulo, Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia Imigrantes, Km 1,5. O evento tem o apoio das principais entidades do setor como a OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras e a ACI – Aliança Cooperativa Internacional - e contará com importantes painéis e debates. O evento é um dos mais importantes do movimento cooperativista, pois promove o intercâmbio entre cooperativas de diferentes ramos e estados, além de reforçar o conceito de “economia social”. Informações e inscrições: http://www.fenacoop.com.br 

VAMOS CUIDAR DO BRASIL

Com esse lema, estão em organização 7 Conferências Regionais de Meio Ambiente, representativas das diferentes regiões do Estado de São Paulo, que acontecerão em 05 e 06 de novembro de 2005. Essa etapa será seguida pela Conferência Estadual de Meio Ambiente que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro na capital paulista. São linhas temáticas a serem discutidas nas Conferências: desenvolvimento sustentável, transversalidade, fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente e controle social. As reuniões preparatórias estão sediadas em São Paulo, no IBAMA e a CATALISA, pelo segmento ONGs, representada por Eduardo Coutinho de Paula, participa da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, atuando no GT de Relatoria. Objetivando a construção da Política Nacional de Meio Ambiente, esse processo culminará na II Conferência Nacional de Meio Ambiente que acontecerá nos dias 10 a 13 de dezembro de 2005 em Brasília – DF. No endereçowww.mma.gov.br/conferencianacional  encontram-se informações sobre a mesma, documentos, deliberações da I Conferência, projetos do Ministério do Meio Ambiente, agenda de mobilização nos estados, notícias e um canal para contato por e-mail com a organização e a imprensa.

PNQ 2005

Tendo participado com sucesso do PNQ 2004 - Plano Nacional de Qualificação, a CATALISA foi recentemente qualificada pela SERT - Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo - para desenvolver novos programas de qualificação social e profissional com recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador / Ministério de Trabalho e Emprego. A CATALISA também protocolou ofício ao Sr. Secretário do Trabalho e Emprego pleiteando seu cadastramento para o "Edital Qualificação Profissional do Trabalhador", programa a ser desenvolvido com recursos provenientes diretamente do Estado de São Paulo.

RESÍDUOS SÓLIDOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Essa complexa temática, que envolve aspectos técnicos, políticos, econômicos e sociais, foi alvo do Ciclo de Palestras realizado na manhã de 26 de setembro de 2005 pela Faculdade de Saúde Pública/USP, colocando em foco poluição urbana e gestão de resíduos, sustentabilidade, legislação e PPPs – Parcerias Público Privadas. Eduardo Coutinho/CATALISA participou do evento.

A CIDADE E O FUTURO

O Projeto Milênio e o Núcleo de Estudos do Futuro/PUC-SP www.pucsp.br/nef , realizaram no dia 23 de setembro de 2005, das 10 às 13:00h na sede da PUC em São Paulo, palestra brilhantemente proferida por Jorge Wilheim, especialista em planejamento urbano, com o tema “A Cidade e o Futuro”. De modo transversal, foram desenvolvidas idéias e conceitos tais como: estruturas e sistema de Vida, conectividade global, cenários e protagonistas, rupturas, processo de urbanização, megacidades e cidades globais, arquipélago urbano, crise do capitalismo e sementes para um novo ciclo. Numa visão otimista e construtiva, Wilheim considera que vivemos um importante momento de transição na história da humanidade na qual a crescente participação da sociedade civil e movimentos de caráter solidário levam a uma renegociação do pacto social e que a diversidade, a autogestão e o trabalho em rede num ambiente de altíssima conectividade global representam o panorama urbano de nosso futuro.  Eduardo Coutinho/CATALISA esteve presente no evento.

REDE SOCIAL E SERVIÇOS DE SANTANA DE PARNAÍBA - SP

Aconteceu em 23 de setembro de 2005 , o 3º Encontro da Rede Social e Serviços de Santana de Parnaíba e Região, reunindo representantes do 1º, 2º e 3º setores, onde foi debatido o tema Rede Social, coordenado pelo Sr. Mário Sérgio, representante do SESCOOP -  Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo/SP. Houve apresentações sobre os trabalhos sociais realizados com excelência pela Fundação Alphaville e pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Santana de Parnaíba. O fato mais interessante para ressaltarmos é que os Encontros são realizados com a presença dos 3 setores, justamente com o objetivo da união dos mesmos em prol de uma sociedade mais justa e solidária. A CATALISA esteve representada na ocasião por Ana Cláudia Pereira Lima e Luiz Roberto Segala Gomes.

EXPOSIÇÃO "A PAZ QUE EU QUERO TER" - BARUERI/SP

Com patrocínio do Instituto GTECH e Lei de Incentivo à Cultura, a ONG SEIVA, de Barueri – SP, www.associacaoseiva.org.br realizou nos dias 19 a 23 de setembro de 2005 no Espaço Cultural do Ganha Tempo, exposição que reuniu trabalhos desenvolvidos sob o tema PAZ durante suas Oficinas de arte e cidadania que atendem crianças e jovens por meio de três Ateliês: Corporal, Matérico e Digital. Gesualdo D´Avola Filho/CATALISA visitou a exposição. Parabenizamos a SEIVA pelo trabalho!

II MOSTRA DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

Integrando a Semana da Primavera promovida pelas Secretarias do Verde e Meio Ambiente, de Esporte, Lazer e Recreação, de Cultura, de Educação e de Serviços/PMSP, o evento foi realizado na Oca, Parque Ibirapuera, nos dias 24 e 25 de setembro de 2005. Agregou experiências na área de eco-design, reciclagem, eco-vilas, agricultura orgânica e projetos de redução e aproveitamento de matérias primas. O público interessado em iniciativas voltadas para a sustentabilidade e para a melhoria da qualidade de vida teve a  oportunidade de conhecer várias propostas, como a das eco-vilas e eco-bairros. Pudemos também entender como funciona um biodigestor tubular, equipamento que transforma, por meio de reação química, dejetos de animais em gás metano e adubo. Um simulador do processo esteve em funcionamento durante o evento. Além disso, foram oferecidos oficinas e jogos para a garotada e uma série de palestras ligadas ao tema. Eduardo Coutinho/CATALISA visitou a Mostra.

UMA UNIVERSIDADE AMBIENTAL NO PARQUE IBIRAPUERA

A Secretaria Municipal do Verde tem projeto para uma instituição dedicada a estudos sobre meio ambiente.
O Parque do Ibirapuera, o mais conhecido da cidade, vai se tornar sede  de uma universidade. Pelo projeto da Secretaria Municipal  do Verde e do Meio Ambiente/PMSP, a instituição se chamará Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz (Umapaz) e será um Centro de estudos, pesquisas e cursos sobre o meio ambiente. A Umapaz irá oferecer cursos abertos e gratuitos para a população em geral, e da maneira como está idealizada deverá se tornar um centro de referências em estudos científicos.

CAPACITAÇÃO EM SÃO PAULO

A CATALISA participou do Edital de Cadastramento 01/2005 da SMTRAB - Secretaria Municipal de Trabalho da Prefeitura de São Paulo, sendo entidade da sociedade civil devidamente habilitada pela Comissão Especial de Registro Cadastral com o objetivo de desenvolver programas de Capacitação para o Trabalho na capital paulista.

EVENTO: REVIVA O TIETÊ

Venha conhecer quem são os cidadãos engajados na despoluição do rio Tietê e o que vem sendo feito por essa grande rede de grupos mobilizados, nas sub-bacias hidrográficas do maior rio paulista, para promover a sua recuperação.Saiba como a sociedade organizada monitora, acompanha, cobra e promove ações de controle social junto ao Projeto Tietê, desenvolvido pela SABESP, com recursos do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Será o momento para debater com as autoridades e técnicos responsáveis sobre os próximos passos e compromissos para esse programa de saneamento e despoluição.Sua presença, como parte efetiva dessa rede permanente de mobilização, é fundamental para que possamos transformar nossas atuações em ações integradas de cidadania.

Data: 24/09/2005, sábado.

Local: Memorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda - São Paulo  

Hora: 9h30min

DIA INTERAMERICANO DA ÁGUA

Sábado, 1 de outubro

Em 1992, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) e a Associação de Água e Águas Residuais do Caribe (CWWA) assinaram a Declaração do XIII
Congresso Interamericano da AIDIS, em Havana (Cuba), através da qual foi criado o Dia Interamericano da Água.
Foi sugerida a fixação do primeiro sábado de outubro de cada ano como data comum para todos os países realizarem atividades referentes à preservação e ao cuidado da água, diante da comprovação de que na América Latina se observa uma crescente degradação dos recursos hídricos. Essa tendência põe em risco a sustentabilidade do abastecimento das populações no continente. Foi estabelecido, ainda, que a principal característica do Dia Interamericano da Água deve ser a vontade de unir os diversos segmentos da sociedade, desde os que se dedicam à agricultura e à indústria, até os usuários do âmbito doméstico.

MICROCRÉDITO E MICROFINANÇAS NO GOVERNO

Conheça informaçoes completas sobre a politica e o Programa Nacional de Microcredito e Microfinanças pelo seguinte link da Receita Federal:
http://www.fazenda.gov.br/portugues/documentos/2005/Microcredito_Microfinanças_do_Gov_Lula_01-09-05.ppt

CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Com base nos prazos definidos pelo Ministério das Cidades, foi realizada a Conferência Estadual das Cidades nos dias 16 e 17 de setembro de 2005 na capital paulista, Memorial da América Latina. Contou com a presença de 1.356 delegados representantes de todas as regiões do Estado nos segmentos: movimentos populares, entidades sindicais, entidades profissionais acadêmicas e de pesquisa, empresários que atuam no desenvolvimento urbano, ONGs, Conselhos Federais e gestores públicos e legislativos. Eduardo Coutinho/CATALISA participou da delegação, pelo segmento Organizações Não Governamentais (sub grupo ambiental).Validando as Conferências Municipais, foram discutidas de modo participativo e aprovadas prioridades sobre participação e controle social; a questão federativa; política urbana regional e metropolitana; financiamento de desenvolvimento urbano; Estatuto das Cidades e Planos Diretores. Foram também eleitos os delegados estaduais à 2ª Conferência Nacional das Cidades, a realizar-se em Brasília, de 30 de novembro a 3 de dezembro, a qual, por sua vez, irá definir os novos integrantes do Conselho Nacional de Cidades (ConCidades), incumbido de propor as diretrizes da política nacional de desenvolvimento urbano.

III SEMANA DE MEIO AMBIENTE DA USP

Dando continuidade a experiencias dos anos anteriores, sob o tema NOSSO AMBIENTE, o evento ocorreu nos dias 11 a 16 de setembro, na Cidade Universitaria/USP. Foram abordados temas educacionais, sociais, políticos, econômicos e ambientais. A programação incluiu apresentações de dança, exposições, palestras, oficinas, mesas-redondas, mostras de vídeos, feiras de livros e de produtos ecológicos.
Veja informações completas da III Semana do Meio Ambiente no site:
www.cepa.usp.br

BILLINGS - OPERAÇÃO REPRESA LIMPA

A nova gestão da Sociedade Amigos do Parque Los Angeles, São Bernardo do Campo – SP, dará continuidade à “Operação Represa Limpa”, com ações periódicas na orla da Billings.
Na comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, numa parceria entre a ONG SOS Billings www.sosbillings.org.br, Movimento Bandeirantes www.bandeirantesp.org.br, SAB Parque Los Angeles, com apoios da AGDS www.agds.org.br e da CATALISA, a área do Projeto PRÓ-AMBIENTE sediou no dia 18 de setembro de 2005 um evento especial reunindo dezenas de crianças, jovens e adultos de S. Bernardo e de São Paulo. Num contexto prático-educacional, aconteceram diferentes Oficinas de educação ambiental, apresentação de filmes e um mutirão de coleta de lixo da margem da Represa. Veja fotos em nossa GALERIA. Represa Limpa: acompanhe essa importante iniciativa da comunidade local! 

DIFUNDINDO O MICROCRÉDITO NO BRASIL

ImageComo importante política de democratização do crédito à atividade produtiva da população de baixa renda, com fins de geração de trabalho e de inclusão cidadã , estão sendo distribuídos para as Secretarias de Emprego e Relações do Trabalho dos Estados, Centrais Sindicais e Sindicatos de Trabalhadores, bem como às Confederações de Empregadores e Sindicatos Patronais 5.000 kits compostos por um Manual, uma Cartilha amplamente ilustrada e um CD. Esse material didático foi elaborado pela CATALISA para o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa Data Brasil (www.databrasil.com.br), fruto de um processo de validação metodológica em escala nacional.  Saiba mais informações sobre esse Projeto em AÇÕES.

CODEFAT APROVA REGRAS PARA MICROCRÉDITO ORIENTADO

O Conselho Curador do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) regulamentou no dia 29 de agosto de 2005, em sua reunião ordinária, o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). O limite do empréstimo no Programa será de até R$ 10 mil, com taxa de juros de 4% ao mês e até 24 meses para pagamento. O prazo de carência será de três meses e 80% dos empréstimos não podem ultrapassar R$ 5 mil. Podem participar do programa pessoas físicas e jurídicas com faturamento anual de até R$ 60 mil.
Serão empregados R$ 200 milhões do FAT, por meio dos bancos oficiais (Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social). O acesso aos recursos será através das agências de fomento, cooperativas de crédito, sociedade de crédito ao microempreendedor e organizações da sociedade civil de interesse público.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

IV REUNIÃO DO CONSELHO INTERLOCUTOR DO FBES

Fonte: Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária
Realizada nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2005 em Brasilia - DF, a IV Reunião do Conselho Interlocutor FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária e SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE, levou em pauta a conjuntura nacional atual, os acúmulos e demandas da IV Reunião da Coordenação Nacional (ocorrida em fevereiro de 2005), e a agenda de ações e prioridades de 2005 do FBES.
Veja em nossa TEXTOTECA a versão atual do Decreto Presidencial que dispõe sobre a composição, estruturação, competência e funcionamento do Conselho Nacional deEconomia Solidária – CNES.

GOVERNO INVESTE R$ 700 MIL EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

A SENAES - Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego vai investir R$ 700 mil este ano em incentivo a comercialização de produtos feitos por empreendimentos solidários. O "Programa Nacional de Fomento às Feiras de Economia Solidária" foi lançado no dia 26 de agosto de 2005 em Brasilia pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. De setembro a dezembro acontecerão feiras em 16 Estados e no Distrito Federal.

CAFÉ PEDAGÓGICO - REDE ZONA OESTE SÃO PAULO

Aconteceu na manhã de 26 de agosto de 2005 o encontro mensal “Café Pedadógico”, dando novos passos na construção de uma Rede no Distrito de Pinheiros e adjacências. A idéia do Café Pedagógico surgiu em um bate papo entre membros da ONG Cidade Escola Aprendiz, Fundação Orsa e representantes da Coordenadoria de Educação da Subprefeitura de Pinheiros em fevereiro de 2004, no café da manhã em comemoração da parceria de cooperação técnica entre as entidades.
Os encontros são itinerantes, favorecendo a troca de informações, o aprofundamento das relações e a criação de  novas frentes de ação. Participam do Café Pedagógico representantes das coordenadorias da Subprefeitura de Pinheiros, organizações governamentais e não governamentais, escolas, representantes de moradores , comerciantes, organizações religiosas, etc. Eduardo Coutinho e Luiz Roberto Segala representaram a CATALISA nessa ocasião. Conheça e participe dessa importante iniciativa!

Próximo encontro: 30 de setembro de 2005, 9:00h.Local: Biblioteca Álvaro Guerra - Av. Pedroso de Morais, 1919 - Pinheiros.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FEIRAS ESTADUAIS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Fonte: Secretaria Executiva do FBES
Aconteceu na tarde do dia 25 de agosto de 2005, no Auditório do Ministério do Trabalho e Emprego / Brasília-DF, a cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Fomento às Feiras Estaduais e lançamento da nova logomarca da Economia Solidária.
A cerimônia contou com a presença do atual Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Após o evento foi realizado um "coquetel da Economia Solidária", em comemoração aos 2 anos do FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

3ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO

Por diretriz do Ministério das Cidades e realização da Secretaria de Participação e Parceria/Prefeitura Municipal de São Paulo, aconteceu no dia 20 de agosto no Palácio de Convenções do Anhembi, evento de caráter municipal sob o lema: “Reforma Urbana: Cidades para Todos”. Com o objetivo de discutir questões fundamentais para o desenvolvimento harmônico e sustentado da cidade, foram temas dos painéis e debates: participação e controle social; a questão federativa; financiamento das políticas urbanas e política urbana regional e região metropolitana.
De modo democrático, participativo e contando com ampla presença dos segmentos que compõem a metrópole paulistana – movimentos populares, entidades sindicais, entidades profissionais acadêmicas e de pesquisa, empresários que atuam no desenvolvimento urbano, ONGs, Conselhos Federais e gestores públicos e legislativos - foram construídas propostas para a melhoria da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. No segmento ONGs, com subgrupos (habitação, transporte, planejamento territorial e meio ambiente), Eduardo Coutinho de Paula/CATALISA, foi eleito representante de entidade ambiental na Delegação de 11 titulares para a “Conferência Estadual das Cidades” que acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2005 no Memorial da América Latina.    

CONFERÊNCIA DAS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

A EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano/Governo do Estado de São Paulo - tem estimulado vários encontros sub-regionais e temáticos sobre o tema das Regiões Metropolitanas. Nesse processo, o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo sediou na tarde do dia 21 de agosto de 2005 evento que aprofundou os seguintes temas: Regulamentação, Agenda Metropolitana de São Paulo e Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
A CATALISA esteve presente nessa Conferência e partilhamos com alegria o modo participativo com que está sendo desenhado o movimento para a Conferência Nacional das Cidades que acontecerá em novembro de 2005.

JOGOS COOPERATIVOS NO RABOBANK INTERNATIONAL BRASIL

Image
JOGOS COOPERATIVOS NO RABOBANK INTERNATIONAL BRASIL
A CATALISA realizou no dia 05 de agosto de 2005 um Programa de Integração inicial para funcionários da área administrativa do Rabobank, Banco de origem cooperativista holandesa (
www.rabobank.com). O Encontro foi totalmente embasado na focalização de Jogos Cooperativos, superando a expectativa de todos os participantes e propiciando amplas e profundas reflexões sobre valores e práticas da cooperação no dia a dia do trabalho em equipe e nas relações interdepartamentais.
É a Cultura da Cooperação sendo continuamente irradiada!

INCUBADORA EDUCACIONAL DE SANTO ANDRÉ - SP - LANÇAMENTO

A Prefeitura Municipal de Santo André, através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional, realizou no dia 16 de agosto de 2005 a partir das 18h:30min, no Anfiteatro do Teatro Municipal, evento de lançamento da Incubadora IN. NOVA Educacional. A IN.NOVA tem por objetivo tornar-se um centro de referência no apoio a projetos e empreendimentos inovadores na área educacional e científica. Atuará com empresas e profissionais que tenham projetos e propostas para gerar conhecimentos, desenvolver softwares, kits, materiais e produtos da área educacional. A CATALISA foi representada por Hélio Lélis Leite e Gesualdo D´Avola Filho, que na ocasião também representou o Sr. Geraldo Balod, Presidente da FETRABALHO-SP e da COTRABALHO – Confederação das Cooperativas de Trabalho.      

II CONGRESSO NACIONAL DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA

ImagePor iniciativa conjunta do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, do Fórum Nacional de Secretários de Trabalho – FONSET, CODEFAT e prefeituras, o evento foi realizado com grande sucesso nos dias 24 a 26 de agosto de 2005 em Guarulhos – SP.
Foram aprovados os 116 parágrafos do texto consolidado extraído das contribuições dos congressos regionais. Todas as questões que fizeram referência ao sistema “S”, foram apresentadas de forma consensuada entre as bancadas.
Ao final da plenária foram eleitos 10 representantes titulares e suplentes de cada uma das bancadas (Governo, Trabalhadores e Empregadores), mais um representante titular e um suplente dos Consórcios Sociais da Juventude para a Comissão de Encaminhamentos do II Congresso. Gesualdo D’Avola Filho/CATALISA foi eleito suplente.
O II Congresso Nacional teve caráter tripartite e paritário, buscando o amplo diálogo social com órgãos governamentais (ministérios, estados e grandes municípios), trabalhadores (Comissões de Emprego e Centrais Sindicais) e empresários (Comissões de Emprego, Entidades Empresariais e Sistema “S”).
Teve por objetivo construir e consolidar bases de reforma do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda integrando e articulando todas as funções (seguro-desemprego, qualificação, intermediação, microcrédito e primeiro emprego além das informações do mercado de trabalho) e demais ações relacionadas.

ENCERRAMENTO CICLO DE SEMINÁRIOS "PARLAMENTO DAS ÁGUAS"

Após a realização de 4 Seminários com Oficinas Temáticas sediados na Área do Projeto PRÓ-AMBIENTE, que tiveram por objetivo levantar os problemas e soluções visando aperfeiçoar o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SIGRH da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, ocorreu no dia 13 de agosto de 2005 no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, evento de encerramento do Ciclo de Seminários “Parlamento das Águas” promovido pela AVEPEMA e Agência de Comunicação Mídia Ambiente, com recursos FEHIDRO.
Na ocasião, foram apresentados os resultados do processo, com ênfase nos trabalhos executivos do SIGRH e propostas construidas coletivamente pelos participantes do Ciclo, para incorporação pelo Sistema.
Estiveram presentes: Romildo Campelo/CIESP, que compõe a direção executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, Júlio Cerqueira César Neto, presidente da Fundação Agência da Bacia do Alto Tietê, parlamentares, entre outras autoridades e convidados representantes do Comitê de Bacia e dos Subcomitês da Região Metropolitana de São Paulo. A CATALISA foi representada por Eduardo Coutinho.
Todos os trabalhos produzidos pelo Ciclo de Seminários farão parte de um relatório final a ser compilado em um CD multimídia e distribuído para todos os representantes do SIGRH.
Conheça em nossa TEXTOTECA as Propostas Consolidadas.

GRITO DE ADVERTÊNCIA

OPINIÃO

" Estamos perdidos há muito tempo. O país perdeu a inteligência e a consciência
moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os  caracteres
corrompidos. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que
não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre
os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas
felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na
inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma
rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e
tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as
consciências.
Diz-se por toda parte, o País está PERDIDO!".

(Eça de Queiroz, escritor português, em 1871).
(Comentário retirado do Jornal do Bairro de Pinheiros, São Paulo - SP)

ECONOMIA SOLIDÁRIA E ECOLOGIA

Revista Ecologia IntegralA Edição mais recente da “Revista Ecologia Integral” www.ecologiaintegral.org.br traz como tema central a Economia Solidária. Dentre os Artigos: Perguntas e Resposta sobre a Economia Solidária no Brasil (Daniel Tygel e Deuzani Cândido Noleto/Fórum Brasileiro de Economia Solidária), Ecologia e Economia (Ana Mansoldo/Centro de Ecologia Integral) e Em Busca da Sustentabilidade Socioeconômica (Eduardo Coutinho/CATALISA).  Conheça essa publicação!

PROJETO PRÓ-AMBIENTE - LOCAÇÃO PARA EVENTOS E CURSOS

Parque Los AngelesDesde o início de 2005, a AGDS (www.agds.org.br) e a CATALISA têm investido grande dedicação, recursos e participação de seus parceiros na reativação da Área de 400.000 m2 localizada no Pq. Los Angeles, São Bernardo do Campo – SP, cedida pela EMAE - Empresa Metropolitana de  Águas e Energia S/A (www.emae.sp.gov.br), com metas de criação de uma Unidade de Conservação e de Educação Ambiental.  
Com rápido e facílimo acesso pela Rodovia dos Imigrantes, a bela Área na orla da Represa Billings, conta com vista panorâmica e infra estutura em estilo rústico: salão, lareira e refeitório para até 200 pessoas, cozinha, chalés com capacidade de acomodação para 55 pessoas, vestiários (m/f), piscina, quadra de futebol, zeladoria e pátio para automóveis, bem como três trilhas ecológicas, sendo duas em florestas e uma na orla da Represa. E principalmente o privilégio do domínio de mata nativa endêmica em estágio avançado de desenvolvimento e muita tranqüilidade!
Como fonte de receita para a implantação de projetos socioambientais junto às comunidades do entorno, estamos disponibilizando essa Área para locação para eventos, cursos e retiros. Veja as fotos do Projeto PRÓ-AMBIENTE em nossa GALERIA. Contate-nos pelo e-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e marque uma visita. 

EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DA ACAS

A ACAS – Associação Cultural de Artesãos Solidários da Cidade de São Paulo - realizou exposição de seus trabalhos no dia 16 de agosto de 2005, das 9:00 às 18:00h, no Centro de Referência de Cidadania do Idos@, Rua Formosa, 215, Vale do Anhangabaú, Centro – São Paulo – SP (fone: 3255-5302). A ACAS vem sendo acompanhada pelo ISES – Instituto de Socio Economia Solidária e pela CATALISA desde o processo que deu origem a sua fundação. Sua ampla produção está dividida em 5 categorias: recicláveis, decorativo, infantil, utilitários e vestuário/assessórios. Os artesãos e artesãs vem abrindo novas frentes de comercialização e teremos grande satisfação em manter as noticias da ACAS atualizadas. 

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SANTANA DE PARNAÍBA - SP

Realização:Conselho Municipal de Assistência Social; apoio Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba -Secretaria Municipal de Assistência Social.

No dia 04 de agosto de 2005 foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal da Educação das 08:30 às 17:00h, evento com a participação das Secretarias e entidades locais, tendo como tema: “Estratégias e Metas para Implementação da Política Nacional”. Os participantes discutiram metas de curto, médio e longo prazo para a implantação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, abordando várias questões de Economia Solidária e capacitação profissional. Ana Cláudia Pereira Lima e Luiz Roberto Segala Gomes representaram a CATALISA na Conferência.

4º SEMINARIO "PARLAMENTO DAS ÁGUAS"

ImageRealizado em 6 de agosto de 2005 na Area Pró-Ambiente, S. Bernardo do Campo – SP, esse Encontro encerrou as discussões e dinâmica das Oficinas Temáticas desenvolvidas nos eventos anteriores, abordando os temas: Instrumentos de Gestão, Representatividade, Desenvolvimento Institucional e FEHIDRO, referentes ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo (SIGRH), assuntos pertinentes ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - CBH-AT.
As propostas selecionadas farão parte de um documento a ser apresentado às autoridades e convidados presentes no Seminário de encerramento, que acontecerá em 13 de agosto no SEESP - Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo - Rua Genebra, 25 - Bela Vista, São Paulo - SP, a partir das 8:00h.
Participe! Dê a sua contribuição na formulação de propostas, para o avanço do SIGRH da Região Metropolitana de São Paulo.
Realização: AVEPEMA
Informações: Agência de Comunicação Mídia Ambiente
www.agds.org.br/midiaambiente
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (11) 4362-0854

OFICINA DE IMERSÃO - PRATICANDO A COOPERAÇÃO

Jogos CooperativosNo contexto do Curso de Capacitação Técnica em Recursos Hídricos - Subcomitê de Bacia Hidrográfica Billings-Tamaduateí - realizado e coordenado pela AGDSwww.agds.org.br em São Bernardo do Campo – SP, com recursos FEHIDRO, aconteceu nos dias 30 e 31 de julho de 2005 a Oficina de Imersão, fase final do programa. Voltada a representantes da sociedade civil participantes do Curso, a Oficina foi realizada na inspiradora Área do Projeto Pró-Ambiente, Parque Los Ângeles.
Eduardo Coutinho/CATALISA focalizou atividades com Jogos Cooperativos, enfatizando os aspectos da arte da convivência e da cooperação em grupo, em sociedade como um todo e com o ambiente. A reflexão e a prática da Cooperação, em seus vários níveis, representam  elementos essenciais para a construção de uma sociedade sustentável, nosso grande desafio comum.

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COOPERATIVISMO

O Sistema Ocesp/Sescoop-SP (www.portaldocooperativismo.org.br) promoveu no dia 28 de julho de 2005 em São Paulo – SP, o II Encontro de Responsabilidade Social, com o objetivo de apresentar planos estratégicos e ações socialmente responsáveis como base para o desenvolvimento sustentável. Tivemos painéis expositivos e também a apresentação de casos de ações exitosas de responsabilidade social no cooperativismo agrícola, de consumo e de saúde, seguidos de fórum. Ao final do encontro, ocorreu o coquetel de lançamento do “Guia Social do Cooperativismo Paulista” e as Diretrizes de Balanço Social para Cooperativas do Sistema Ocesp/Sescoop-SP.
A CATALISA esteve presente no Encontro com Eduardo Coutinho e Gesualdo D’Avola, que na ocasião também representou o Sr. Geraldo Balod – presidente da FETRABALHO-SP e da COTRABALHO – Confederação das Cooperativas de Trabalho.

3º ENCONTRO CATALISA

III ENCONTRO CATALISAAconteceu no dia 17 de Julho de 2005, domingo, encontro especial de Associados, Parceiros e Amigos da CATALISA, num clima descontraído e cooperativo de pique-nique na bela área do Projeto Pró-Ambiente, na orla da Represa Billings, São Bernardo do Campo - SP. Além da confraternização e apresentação geral do Projeto, pudemos partilhar sobre nosso atual momento, nossas atividades e projetos em desenvolvimento.
A CATALISA agradece a composição de esforços de nossos parceiros e amigos, bem como as inúmeras manifestações de carinho recebidas!
Veja em nossa GALERIA alguns registros do Encontro.     

ORGANIZAÇÃO SOCIAL EM PROL DAS ÁGUAS

ORGANIZAÇÃO SOCIAL EM PROL DAS ÁGUASCom Jogos Cooperativos e Dinâmica de Liderança Compartilhada, esse foi o tema desenvolvido por Eduardo Coutinho/CATALISA em Módulo do Curso de Capacitação Técnica da Sociedade Civil para o Subcomitê Billings-Tamanduateí, realizado e coordenado pela AGDS – Associação Global de Desenvolvimento Sustentadowww.agds.org.br - desde abril de 2005, com patrocínio do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Os participantes puderam conhecer e vivenciar Jogos Cooperativos, como importante instrumento metodológico, e refletir sobre a cidadania ativa e o exercício de um processo participativo, integrado e descentralizado em Comitês de Bacia.

3º SEMINÁRIO "PARLAMENTO DAS ÁGUAS"

O Projeto Pró-Ambiente sediou no dia 16 de julho de 2005 o terceiro evento do Ciclo voltado aos representantes, suplentes e participantes do Comitê e Subcomitês da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e demais órgãos executivos que compõem o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SIGRH. Tivemos na abertura do Seminário a palestra "O papel da Agência de Bacias no SIGRH" com Júlio Cerqueira Neto – Presidente da Agência de Bacia do Alto Tietê - seguida de uma discussão sobre propostas gerais e específicas de aprimoramento do Sistema.
Realização: AVEPEMA.
Veja em EVENTOS a continuidade desse processo.

MAPEAMENTO ECOSOL

A SENAES - Secretaria Nacional de Economia Solidária - de acordo com o Programa Economia Solidária em Desenvolvimento (Plano Plurianual 2004-2007), em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, prevê a realização de um Mapeamento Nacional da Economia Solidária para a constituição do SIES – Sistema  Nacional  de Informações da Economia Solidária. O Mapeamento é um instrumento que tem como objetivo, a partir da identificação de empreendimentos e entidades de apoio à economia solidária, a coleta de informações para: elaborar o Atlas da Economia Solidária no Brasil e favorecer o desenvolvimento e divulgação da Economia Solidária. No Estado de São Paulo, o Mapeamento vem sendo desenvolvido pela ANTEAG- Associação Nacional dos Trabalhadores de Empreses de Autogestão - em parceria com a EGE - (Equipe Gestora Estadual). Contamos com a contribuição de todos nesse importante processo! Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SEMINÁRIO "COOPERATIVAS DE TRABALHO E ECONOMIA SOLIDÁRIA"

Cooperativas de TrabalhoNo dia 04 de julho de 2005, a CATALISA esteve presente no Seminário “Cooperativas de Trabalho e Economia Solidária”, representada pelos Srs. Eduardo Coutinho de Paula e Gesualdo D’Avola Filho. O Sr. Gesualdo, na oportunidade, também esteve representando o Sr. Geraldo Balod, presidente da FETRABALHO-SP - Federação das Cooperativas de Trabalho do Estado de São Paulo. Oevento foi realizado no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo, e discutiu a criação do marco regulatório das Cooperativas de Trabalho no contexto de coibir a crescente precarização do mundo do trabalho.
Promovido pela Frente Parlamentar Estadual Pró Economia Solidária, o Seminário contou com a participação do Professor Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária/MTE, do Senador Eduardo Suplicy e de diversas autoridades da ALESP e de Câmaras Municipais do Estado, bem como de representantes de dezenas de Cooperativas e entidades de fomento à Economia Solidária. Encontra-se também em trâmite o Projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Economia Solidária de São Paulo.

COMITÊ DE BACIA DO ALTO TIETÊ: GESTÃO 2005 - 2007

Em Assembléia Geral realizada na tarde de 30 de Junho de 2005 no auditório do CDHU, Centro, São Paulo, houve eleição da nova Diretoria do Comitê, sendo Romildo Campello/CIESP, nosso novo representante da sociedade civil eleito para a função de Vice-Presidência.
Com base na eleição de representantes da sociedade civil ocorrida em 26 de junho, houve também a posse dos novos membros do CBH-AT. No segmento de entidades de defesa ambiental são titulares do Comitê para a gestão 2005 - 2007: AGDS, AVEPEMA, CDEPEMA e IPEH, tendo sido a CATALISA eleita como suplente.
Espera-se da nova gestão uma ampla reforma estatutária, ampliação democrática e avanços na organização do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos como um todo.
Veja em nossa TEXTOTECA a relação completa de integrantes do CBH-AT.

SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA - CONGRESSO REGIONAL SUDESTE

Aconteceu em Belo Horizonte – MG, nos dias 30 de junho e 01 de julho de 2005, importante Congresso da Região Sudeste que teve por propósito a constituição e a consolidação de bases para a reforma do Sistema Público de Emprego, buscando a integração e a articulação de todas as suas funções: Seguro-Desemprego, Qualificação, Intermediação, Microcrédito, Primeiro Emprego, informações do mercado de trabalho e demais ações relacionadas. Objetivou fortalecer a gestão tripartite, repactuar competências entre atores e operadores em busca de um atendimento efetivo ao trabalhador, com foco na inclusão social por meio do emprego, trabalho e renda. Num contexto de integração das estratégias de desenvolvimento local, regional e nacional, entre painéis, debates e grupos de trabalho mistos, as 3 bancadas (governo, empregadores e trabalhadores), puderam aprofundar a elaboração do documento “Construção de um Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda Integrado e Participativo”.
Gesualdo D´Avola Filho/CATALISA teve participação ativa no evento e foi eleito Delegado para participar do II Congresso Nacional que acontecera´ no mês de Agosto em Guarulhos - SP, para dar continuidade a esse processo.
Conheça o Termo de Referência desse Congresso.

MOVIMENTO COMITE VIVO

Movimento Comitê VivoComposto por entidades ambientalistas, sindicatos, associações comerciais, entre outras, da Região Metropolitana de São Paulo, integrando os cinco Subcomitês da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, o Movimento nasceu da necessidade de pensarmos sobre novas estratégias para o enfrentamento de questões voltadas à defesa da democracia participativa no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Conheça e contribua com o novo site do Movimento: www.comitevivo.org.br

SEMINÁRIO "PARLAMENTO DAS ÁGUAS" - RENOVANDO CONCEITOS

CICLO DE SEMINÁRIOSReunindo cerca de 100 pessoas, representantes da sociedade civil, Estado e prefeituras, aconteceu no dia 18 de junho de 2005 o segundo seminário do Ciclo, em continuidade aos debates temáticos (Fehidro, Representatividade, Instrumentos de Gestão e Desenvolvimento Institucional do Parlamento das Águas), por meio de quatro Oficinas paralelas. 
Tivemos na abertura do evento uma apresentação sobre desenvolvimento sustentado proferida por Elisabete Cunha, da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas do Centro de Estudos e Pesquisas de Adminstração Municipal - CEPAM. Contamos também com a participação de José Augusto Rocha Mendes, representante do Fehidro, que palestrou no encerramento do evento sobre a Instituição financeira pertencente ao Sistema Integrado de Gerenciamento em Recursos Hídricos -SIGRH.
Várias propostas desenvolvidas nas 4 Oficinas foram aprofundadas com o proposito de fortalecimento do Parlamento das Águas do Alto Tiete.
Realização: AVEPEMA e Mídia Ambiente.
Vide informações completas sobre a continuidade desse processo em EVENTOS.

ARTESANATO SOLIDÁRIO

ARTESANATO SOLIDÁRIOA ACAS – Associação Cultural dos Artesãos Solidários da Cidade de São Paulo – um dos principais resultados do Projeto de Rede Solidária 2004, vem se reunindo semanalmente no exercicio da autogestão, abrindo inúmeras frentes de atuação. Desde o processo de seu nascimento, recebe a assessoria continuada da CATALISA e temos grande satisfação em testemunhar o amadurecimento dessa Associação. 
O empreendimento solidário “Mosaico & Cia”, em caráter de experiência, está comercializando sua arte na “Feira de Quem Faz”, Rua José Bonifácio, 107, Centro, fones (11) 3242-0646 e 3242-3815, de segunda a sexta-feira, 10 – 19:00h e sábados das 9 – 13:00h.
Vale a pena conferir mais essas iniciativas!

1ª FEIRA DE NEGÓCIOS DE SANTANA DE PARNAÍBA

1ª FEIRA DE NEGÓCIOS DE SANTANA DE PARNAÍBAAconteceu em 04 de junho de 2005, no Bairro Fezendinha, evento organizado pela Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba e a SEMEDES - Secretaria do Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social, com o objetivo de divulgar os Empreendedores do município, apresentar seus produtos e incentivar novos empreendedores.
Partilhamos a alegria do pleno êxito da Feira. Através da exposição dos produtos em stands padronizados, os empreendedores puderam comercializar seus produtos, divulgando a sua atividade e interagindo com outros empreendedores e a população em geral.
Todos se beneficiaram com acesso a diversos tipos de produtos locais a um preço acessível, num clima agradável e descontraído, destacando-se a qualidade dos produtos.
Estiveram disponíveis na Feira barracas de alimentação, artesanatos, confecção, bolsas, papelaria, bazar, além de espaço de diversão infantil e apresentações musicais.
A CATALISA e nosso parceiro IEEB - Instituto Espaço Empreendedor Brasileiro www.ieeb.org.br - participaram com stand no evento ao lado de stands do Banco do Povo Paulista, SEBRAE e outros.
Com a presença de autoridades locais, ocorreu breve cerimônia de entrega de certificados de conclusão de cursos sobre Cooperativismo e Empreendedorismo ministrados pela CATALISA e IEEB no município, por meio do PNQ - Plano Nacional de Qualificação.   

NOTÍCIA DO COOPERATIVISMO DE TRABALHO

Atendendo as solicitações do Ministro do Trabalho e Emprego Ricardo Berzoini feitas no Encontro com as Cooperativas de Trabalho em São Paulo em 02 de maio, a FETRABALHO – Federação das Cooperativas de Trabalho – veicula o Anteprojeto de Lei para regulamentação do Cooperativismo de Trabalho, com o objetivo de favorecer uma ampla avaliação do documento, ora em estudos de caráter interministerial.
Salientando a importância desse momento, disponibilizamos em nossa TEXTOTECA o Anteprojeto encaminhado pelo MTE ao MAPA e à Casa Civil.

CENTRO PUBLICO DE ECONOMIA SOLIDARIA

O GT de Políticas Públicas do Fórum Brasileiro de Economia Solidária se reuniu no dia 31 de maio de 2005, ocasião em que foi concluído o Termo de Referência para implantação de Centros Públicos de Economia Solidária, além de discutir o papel e contribuições do grupo para o Fórum e o movimento.

O GT definiu as seguintes datas com relação aos Centros Públicos: Até 10 de junho a SENAES divulgará o novo Termo de Referência, o plano de trabalho modelo e as orientações gerais para apresentação de projetos de Centros Públicos. Até 15 de julho será o prazo final para apresentação de projetos. Até 10 de agosto será feita a seleção dos projetos pela Senaes. Até 31 de agosto deverão ser realizadas audiências públicas com a participação dos projetos pré selecionados. E até 15 de setembro será divulgada a lista dos projetos aprovados.

Pré-Conferência Nacional do MEIO AMBIENTE - SETORIAL

CICLO DE CURSOS – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental – Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Governo do Estado de São Paulo, promove um Ciclo de Cursos sobre Educação Ambiental e temas correlatos.


Local: Parque da Água Branca (Parque Dr. Fernando Costa)

Auditório Paulinho Nogueira

Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca – São Paulo – SP



INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LOCAL
(Vagas Limitadas)


Horário: das 9:00h às 17:00h



PROGRAMAÇÃO:

06/Outubro – Desenvolvimento Sustentável


20/Outubro – Biodiversidade e Cultura


10/Novembro – O Ppael dos Conselhos de  Meio Ambiente – Politicas Ambientais


24/Novembro – Meio Ambiente e Turismo


01/Dezembro – Educação Ambiental: Recursos Didáticos Pedagógicos



Informações: CPLEA/DEA


Fone: (11) 3030-6659



 

EVENTO COM O MINISTRO DO TRABALHO

São Paulo, 02 de maio de 2005: uma importante data para o Cooperativismo de Trabalho Brasileiro. O Ministro Ricardo Berzoini foi recebido pelas Federações de Cooperativas de Trabalho no auditório da Bolsa de Valores de São Paulo. O Ministro falou a respeito da sua preocupação pessoal com o segmento cooperativista, do qual é um grande defensor. Defendeu o cooperativismo sério e competente informando que irá encaminhar um documento com diretrizes básicas para o cooperativismo de trabalho a ser apreciado pelo Legislativo. Informou que o referido documento se encontra na Casa Civil para que as arestas existentes no Ministério da Agricultura, do qual a OCB é fruto, sejam aparadas.

CONCLUSÃO PROGRAMA PNQ

formatura.jpgNuma ação conjunta entre a CATALISA e o IEEB - Instituto Espaço Empreendedor Brasileiro (www.ieeb.org.br) foram realizadas solenidades de entrega de certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional em cooperativismo e empreendedorismo. A formatura das Turmas de São Bernardo do Campo - SP ocorreu na noite de 23 de março no Teatro Municipal de Rudge Ramos e as Turmas de Barueri foram recebidas no auditório da Câmara Municipal no fim da tarde de 28 de abril. Ambos os eventos contaram com representantes da SERT - Secretaria Estadual do Emprego e Relações de Trabalho, a presença de autoridades locais e das Equipes de profissionais da CATALISA e do IEEB envolvidas nesse Programa. Foram alegres ocasiões de comemoração pela concretização de propósitos e início de novos passos. Nossos agradecimentos às importantíssimas parcerias locais e votos carinhosos de parabéns aos novos formandos!  

CURSO DE LIDERANÇA COMPARTILHADA E PLANEJAMENTO EM CALDAS - MG

curso_caldas.jpgDaniel Tygel e Eduardo Coutinho/CATALISA catalisaram no primeiro fim de semana de abril de 2005 um processo de potencialização dos integrantes da ONG Oportunidade, que tem a finalidade de fomentar iniciativas emancipatórias na pequena cidade de Caldas - sul de Minas Gerais. Jogos Cooperativos e Dinâmicas de Liderança foram as ferramentas usadas para a integração e construção grupal do Planejamento de atividades da ONG. É a Cultura da Cooperação sendo continuamente semeada!          

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO CBH - ALTO TIETÊ

Realizado pela AVEPEMA – Associação do Verde e Proteção do Meio Ambiente www.avepema.org.br em parceria com a Agência Mídia Ambiente / AGDS – Associação Global de Desenvolvimento Sustentado www.agds.org.br/midiaambiente, sediamos em nossa área PRÓ-AMBIENTE em São Bernardo do Campo – SP, evento que reuniu no último dia 30 de Abril integrantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê. Constou na realização de diversas oficinas com a finalidade de integração e capacitação para a gestão das águas. O evento representa a fase inicial do “Projeto Parlamento das Águas” que objetiva gerar propostas, a serem encaminhadas através de carta documento, às entidades e órgãos públicos e privados, de tal maneira que possa gerar compromissos em uma agenda de mudanças. É a cooperação em ação para a sustentabilidade!

BOLETIM DO FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A secretaria executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária começou na primeira quinzena de março de 2005 a enviar um Boletim com novidades relacionadas à Economia Solidária no país, assim contribuindo  na disponibilização de informações para dentro e para fora do movimento. Para receber o Boletim do FBES duas vezes por mês, basta escrever uma mensagem de correio eletrônico paraEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. colocando como assunto a palavra SUBSCRIBE.

PNQ 2004 - PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO

Convênio SERT – Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho de São Paulo: a CATALISA inicia em novembro o atendimento das primeiras demandas de qualificação social e profissional nos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba e região do ACB Paulista, com ênfase em associativismo, cooperativismo e economia solidária.

PROJETO REDE SOLIDÁRIA

No período de abril a novembro de 2004, estamos desenvolvendo, em Parceria com a Secretaria do Trabalho/PMSP e recursos da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - o Projeto de Criação da Rede Solidária Cidade Ademar e Pedreira, zona sul de São Paulo. Esse trabalho representa uma importante continuidade do Projeto de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários realizado na mesma região ao longo do ano de 2003, envolvendo uma equipe de 16 profissionais ligados a Jogos Cooperativos, Cooperativismo e Economia Solidária.         

CICLO DE SEMINARIOS "PARLAMENTO DAS AGUAS"

Datas:
 
  • 30 de Abril de 2005
  • 18 de Junho de 2005
  • 16 de Julho de 2005
  • 06 de Agosto de 2005
  • 13 de Agosto de 2005
 

 
Nos últimos anos, dada à relevância dos problemas relacionados à água, o SIGRH-SP – Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos - está se revelando uma referência em potencial no setor de recursos hídricos, na ordem social, econômica e política e se fortalecerá com a aprovação do projeto de lei n° 676/00, que trata da Cobrança pelo Uso da Água. Entretanto, o projeto de lei tramita desde 1998 na Assembléia Legislativa de São Paulo – ALESP.

Perguntamos: o que impede à aprovação do projeto de lei 676/00? Esta entre tantas outras questões como consumo sustentável da água, serão também abordadas nos seminários.
 
A proposta do Ciclo de Seminários “Parlamento das Águas” é integrar os membros e participantes do SIGRH metropolitano e demais pessoas interessadas para o debate e esclarecimento desses temas, que carecem de maior divulgação, entendimento e apresentação de novas propostas, porém, para renovar conceitos é preciso não só da integração/participação de todos, mas acima de tudo do interesse em defender a manutenção, crescimento e amadurecimento sadio de um sistema, justo e democrático.
 
Eixos Temáticos:
  • Representatividade 
  • Instrumentos de Gestão
  • Desenvolvimento Institucional do Parlamento das Águas
  • FEHIDRO - Fundo Estadual de Recusos Hídricos de São Paulo 
 
Esses temas são a base do funcionamento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – SIGRH-SP, que integra os 21 comitês de bacias hidrográficas do Estado.
 

 
Realização:
 
AVEPEMA - Associação do Verde e Proteção do Meio Ambiente
Projeto Mídia Ambiente / AGDS – Associação Global de Desenvolvimento 
 
Apoios:
 
Projeto Pró-Ambiente / CATALISA – Rede de Cooperação para Sustentabilidade
Comitê de Bacias do Alto Tietê
FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo
Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo.

Local: Pró-Ambiente
Estrada Galvão Bueno, s/n (final) 
Parque Los Angeles – São Bernardo do Campo - SP
Horário: das 8 às 17:00h
Entrada gratuita
Informações
e reservas pelos telefones: (11) 4362-0854 e 4365-1976

JOGOS COOPERATIVOS NA UNICAMP

Jogos Cooperativos na Unicamp

Aconteceu no terceiro fim de semana de Março de 2005 o Módulo de Jogos Cooperativos no Curso de Formação de Formadores da ITCP / UNICAMP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Trata-se de um programa de extensão universitária para assessoria  a empreendimentos coletivos baseados na autogestão. Com a focalização de Eduardo Coutinho, a turma de estudantes das mais diversas áreas teve a oportunidade de conhecer e vivenciar o Jogo Cooperativo como importante instrumento metodológico voltado a projetos sociais de geração de trabalho e renda.

PROJETO PRÓ-AMBIENTE

parque_los_angeles.jpgA CATALISA participa do Conselho Gestor para uso compartilhado e desenvolvimento de projetos socioambientais em área de 400.000 m2 cedida pela EMAE - Empresa Metropolitana de  Águas e Energia S/A (www.emae.sp.gov.br) mediante Termo de Parceria com a OSCIP AGDS - Associaçao Global de Desenvolvimento Sustentado (www.agds.org.br).

A área situa-se no Parque Los Angeles, São Bernardo do Campo – SP – na orla da Represa Billings, sob domínio de mata nativa endêmica de estágio avançado de desenvolvimento.

O PRÓ-AMBIENTE conta com 11 chalés, salão para cursos e eventos, cozinha e refeitório, vestiários (m/f), piscina, quadra de futebol e zeladoria, bem como três trilhas ecológicas, sendo duas em florestas e uma na orla da represa.

Temos como publico-alvo principal a comunidade do entorno da área, representada pela Sociedade Amigos do Parque Los Angeles e do Bairro Canaã.

E-GROUPO MICROCRÉDITO

Se você tem interesse nesse assunto, então é nosso(a) convidado(a). Acesse e cadastra-se nesse grupo temático, com a finalidade de trocarmos idéias e nutrirmos uma Rede de comunicação para essa importante política pública:
http://br.groups.yahoo.com/group/microcredito-catalisa/

PROJETO MICROCRÉDITO

Com fins de difundir o crédito à atividade produtiva da população de baixa renda, como importante política de geração de trabalho e de inclusão cidadã, a CATALISA, em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa Data Brasil (www.databrasil.com.br) está participando do PROESQ / MTE – Ministério do Trabalho e Emprego – projeto de criação de material didático e metodologia sobre MICROCRÉDITO à população de baixo nível de escolaridade. O Projeto consta da realização de Cursos piloto em diversas localidades do país e validação da metodologia em escala nacional. Saiba mais detalhes em AÇÕES.

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE FORMADORES EM MICROCRÉDITO

Eduardo Coutinho de Paula e Gesualdo D`Avola Filho/CATALISA ministraram em São Paulo nos dias 10 e 11 de Março, em caráter piloto, um Curso de Capacitação sobre Microcrédito voltado para educadores populares e lideranças sindicais. O material didático usado contou com a contribuição de diversos especialistas de renomadas instituições da área de Microcrédito e, sob a coordenação Pedagógica de Maria Carlota Toledo Moraes, foi especialmente criado para difundir o Microcrédito junto à população de baixos níveis de renda e escolaridade. O mesmo está em fase de experimentação e aprimoramento para aplicação em escala nacional. Veja detalhes em nossas AÇÕES.

O BANCO DO POVO PAULISTA MOSTRA SEUS RESULTADOS

De 21 a 23 de fevereiro de 2005, o Banco do Povo Paulista se fez presente no Seminário  de Metodologias e Experiências de Microcrédito no Brasil – Perspectivas e Desafio. No evento estiveram presentes importantes programas de microcrédito, entre eles os dos Estados do Pará e Alagoas, além de representantes ligados a entidades de capacitação e apoio ao empreendedorismo.
O Seminário foi promovido pela ONG Catalisa – Rede de Cooperação para Sustentabilidade - e pode acima de tudo, promover a troca de experiências entre os participantes que atuam com o microcrédito.
Após o término do seminário, alguns representantes de programas de outros estados brasileiros compareceram a SERT, para conhecer a gestão do programa Banco do Povo Paulista e junto ao Chefe de Gabinete Sr. Miguel Calderaro e o Diretor Executivo do Banco do Povo Paulista Sr.º  Guaracy Fontes Monteiro Filho firmaram posição sobre a filosofia do microcrédito, onde o objetivo principal é apoiar empreendedores através do crédito produtivo e discutiram propostas de parcerias entre os Estados.
As oportunidades de troca de experiências entre os programas de microcrédito são muito positivas, pois ampliam nossa visão e aumentam as possibilidades de atuação.

 

SEMINÁRIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR: IMPACTO DA NOVA LEGISLAÇÃO SANITÁRIA

Realizado nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2004 em São Paulo, reunindo especialistas de restaurantes comerciais e industriais para discutir boas práticas na área de alimentação com base na nova portaria da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O evento foi organizado pelo IEEB – Instituto Espaço Empreendedor Brasileiro (www.ieeb.org.br), com apoio da CATALISA. O conteúdo do Seminário foi sistematizado com finalidade de elaboração de material didático a ser distribuído para todo o Brasil. 

SEMINÁRIO - "METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS DE MICROCRÉDITO NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"

A CATALISA realizou evento especial sobre Microcrédito ocorrido nos dias 21 e 22 de Fevereiro de 2005. O Seminário reuniu cerca de 10 especialistas da área, de várias regiões do país, representando diversas instituições de Microcrédito do setor público e privado. Esse Seminário representou importantíssima fase do Projeto Microcrédito, ora em desenvolvimento pela CATALISA para o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.            

CARTA DE PRINCÍPIOS QUANTO AOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NO PARLAMENTO DAS ÁGUAS NO ALTO TIETÊ

A polêmica reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê realizada no dia 28 de setembro de 2004 suscita pontos de vista controversos quanto a sua legalidade e legitimidade. Não considerá-los significa comprometer princípios básicos que estão na Constituição do Sistema, levando a sua possível desfiguração e prejudicando a sua continuidade.
Partindo do princípio de que o Comitê de Bacia tripartite coloca-se dentro de formas institucionais que a sociedade busca no sentido de aperfeiçoar-se democraticamente, por entender a democracia participativa como a melhor forma de enfrentar a degradação hídrica metropolitana, considera que:

QUALIFICAÇÃO PARA ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA

A CATALISA atendeu demandas de qualificação social e profissional dos municípios de Barueri, Santana de Paranaíba - SP e região do ABC Paulista atuando no PNQ – Plano Nacional de Qualificação, em Convênio com a SERT – Secretaria Estadual do Emprego e Relações de Trabalho. Foram desenvolvidos temas como: Cidadania, Responsabilidade Social, Ética da Cooperação, Empreendedorismo Popular, Cooperativismo e Autogestão. Um dos principais instrumentos metodológicos utilizados foram os Jogos Cooperativos. Conheça mais sobre nossa atuação nas seção AÇÕES e Qualificação Profissional e Social

ENCONTRO DE ONGs AMBIENTALISTAS

Diversas Organizações da Sociedade Civil integrantes do Comitê de Bacias do Alto Tietê, reuniram-se no Parque Los Angeles em São Bernardo do Campo – SP, nos dias 12 e 13 de Fevereiro, envolvendo seus cinco Subcomitês, para manifestar sua indignação frente aos rumos dos acontecimentos ocorridos no âmbito da gestão deste Comitê no final do ano de 2004 e discutir sobre novas estratégias para o tratamento de questões voltadas à defesa da democracia participativa no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
O resultado deste encontro foi a criação do Movimento Comitê Vivo, a aprovação da Carta de Princípios éticos, como Manifesto, e encaminhamento de diversas ações imediatas.

INCUBADORA DE EMPRESAS EM SANTANA DE PARNAÍBA - SP

A Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social realizou em 22 de dezembro de 2004, 16:00h, cerimônia e coquetel de inauguração do prédio da Incubadora de Empresas, situada no Bairro Fazendinha.

Essa iniciativa representa importante suporte a novos empreendedores locais.

A CATALISA esteve representada no evento por Eduardo Coutinho, Gesualdo D’Avola e Luiz Roberto Segala.      

CURSOS NA FETRABALHO

Nos meses de novembro e dezembro de 2004, Carlota de Toledo Moraes e Gesualdo D´Avola Filho/CATALISA ministraram 3 Cursos na Federação de Cooperativas de Trabalho de São Paulo. Foram temas desenvolvidos com grande sucesso: Gestão de Conflitos na Vida Pessoal e Profissional, Postura Profissional: Trabalhando com Vocações e Princípios Cooperativos através de Jogos Cooperativos. Conheça nosso programa de Cursos em QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL. 

OFICINAS DE JOGOS COOPERATIVOS E LIDERANÇA COMPARTILHADA

Realizadas pela CATALISA na programação da III Feira EcoSol, São Paulo. Metodologia utilizada na sensibilização e na mobilização comunitárias em projetos de geração de trabalho e renda. Conheça melhor o trabalho da CATALISA em NOSSA ATUAÇÃO.   

III FEIRA METROPOLITANA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE SÃO PAULO

Realizada na Praça Roosevelt, São Paulo, nos dias 11 e 12 de dezembro, a Feira Metropolitana de Economia Solidária de São Paulo, reuniu mais de 100 empreendimentos populares solidários com barracas de alimentação, artesanato, costura e confecção, utensílios domésticos e prestação de serviços de cooperativas e associações.

Organizada pelo Fórum Municipal de Economia Solidária, que congrega diversas entidades do movimento da Economia Solidária, a proposta básica deste movimento é unir as pessoas em torno de organizações sociais e econômicas promovendo uma mudança no modo como produzimos e oferecemos nossos serviços.

Ao modificar a forma de relacionamento e envolvimento entre os integrantes de um empreendimento solidário, nos quais as decisões são mais democráticas, todos têm a chance de valorizar a si mesmo e o trabalho coletivo que integra.

Além da exposição e comercialização de produtos, o evento contou com uma intensa programação cultural: palestras sobre consumo ético e solidário e inclusão social, oficinas sobre moda, culinária e questões de gênero, apresentações musicais, danças circulares, etc.

A presença de Clubes de Trocas no evento foi bastante marcante e as atividades realizadas foram um grande sucesso.

A CATALISA participou da comissão organizadora da III Feira EcoSol e também oferecemos duas Oficinas - Jogos Cooperativos e Liderança Compartilhada.

Num clima acolhedor, popular e muito caloroso, a III Feira EcoSol demonstrou que, além de possível, UMA OUTRA ECONOMIA JÁ EXISTE.

REDES SOLIDARIAS DE COOPERAÇAO

Fonte: COEP – Rede Nacional de Mobilização Social
A Associação Palas Athena reuniu cerca de 60 pessoas, no dia 8 de dezembro, para debater os conceitos, modelos e diretrizes da "Economia Solidária" atual. O evento contou com a mediação da economista e pesquisadora do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Neusa Serra, e com as palestras do representante do Catalisa - Rede de Cooperação para Sustentabilidade, Eduardo Coutinho; do gestor do Redes Sociais e do projeto Empório Social do Senac, Carlos Alberto Lopes; do diretor da Associação Mutirum Iniciativas Sociais, Dr. Fernando Silva; e da fundadora da Associação Comunitária Monte Azul, Ute Craemer.
Antes das palestras dos convidados, a economista Neusa Serra apresentou aos participantes um panorama histórico da Economia Solidária no Mundo, destacando alguns modelos e lembrando seu início na Europa pós Revolução Industrial:

 

MESA REDONDA SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Realizada no 4º Encontro THOT em 08 de dezembro pela Associação Palas Athena www.palasathena.org.br , contou com a presença de Ute Craemer, fundadora do trabalho social na favela Monte Azul, Fernando Silva, da ONG Mutirum Iniciativas Sociais, de Resende – RJ, Carlos Alberto Lopes, gestor de Redes Sociais do SENAC São Paulo, Eduardo Coutinho de Paula, da CATALISA, com mediação de Neusa Serra / IPT. Cerca de 70 pessoas puderam conhecer mais de perto essa importante prática de transformação no modo de produção, de consumo e de Vida.

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM FOCO EM NOVAS MATÉRIAS

Edição da Thot põe em foco a Economia Solidária e o movimento cooperativista no Brasil

O número 81 da Thot, revista quadrimestral da Associação Palas Athena, traz artigos inéditos de Paul Singer e Henrique Rattner, que delineiam o conceito de Economia Solidária e a contextualizam em termos históricos, bem como na realidade contemporânea. Traz também uma reportagem especialmente elaborada para esta edição, dando conta de diversas experiências com Economia Solidária em curso no Brasil.

Expressão sistemática da filosofia que está por trás da Associação Palas Athena, a Thot tem como seu objetivo básico, desde a sua primeira edição, em 1975, propor uma reflexão sobre temas fundamentais da realidade social e humana, de modo a divulgar valores éticos comprometidos com uma ação política em favor da cidadania.


 
Seção Temática

Redes de Economia Solidária - Euclides André Mance

Em busca da identidade num mundo de incertezas -Henrique Rattner

Economia Solidária: A cooperação nas relações de trabalho, na geração de renda e na construção da cidadania - Eduardo Coutinho de Paula

É possível levar o desenvolvimento a comunidades pobres? - Paul Singer

Economia Solidária e o renascimento de uma sociedade humana matrística - Marcos Arruda

A solidariedade em ação - Reportagem de Antonio Carlos Olivieri

Saiba mais sobre Economia Solidária

CURSO SUB COMITÊ PINHEIROS-PIRAPORA

Projeto desenvolvido pela AGDS – Associação Global de Desenvolvimento Sustentado, www.agds.org.br, para capacitação da sociedade civil sobre a complexa temática dos recursos hídricos.  Eduardo Coutinho/CATALISA coordenou programa de imersão realizado de 13 a 15 de novembro, em São Bernardo do Campo – SP.  Reunindo um grupo de cerca de 40 educandos, foram dias intensos de atividades com a participação de diversos integrantes do corpo docente do Curso e a realização de diversas oficinas e trabalhos de campo. Conheça nossas AÇÕES.

REDE SOLIDÁRIA DE CIDADE ADEMAR E PEDREIRA

Entendemos como Rede Solidária a organização de consumidores e produtores para um relação comercial de cooperação, utilizando instrumentos conceituais e metodológicos da economia solidária, com objetivo de garantir renda, desenvolvimento profissional e padrão de consumo e produção sustentável para todos os seus integrantes.  O lançamento da Rede Solidária de Cidade Ademar-Pedreira ocorreu em 19 de Outubro de 2004, com a presença de representantes de 19 empreendimentos populares dos segmentos: alimentação, artesanato, costura, construção civil, educação ambiental e reciclagem, estética e prestações de serviços diversas. As articulações são intensas para favorecer o desenvolvimento das várias iniciativas.

FEIRA PERMANENTE DE ARTESANATO E COMIDA TIPICA - DISTRITO CIDADE ADEMAR

O grupo de artesãos da Cidade Ademar e Pedreira por nós acompanhado em parceria com a Subprefeitura da Cidade Ademar, constituído por aproximadamente 40 artesãos, os quais expõem seus produtos em duas feiras permanentes (aos sábados na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e aos domingos na praça do Acuri, ambos na Estrada do Alvarenga - Pedreira) realizam eventos pontuais promovidos pela Subprefeitura ou entidades da região.
Apesar de, conforme avaliação do processo com os expositores, ficar cada vez mais clara a insuficiência do evento para atender às demandas gerais do grupo, principalmente de geração de renda e desenvolvimento do trabalho, dada a característica de baixa renda e pobreza do Distrito como um todo, durante o período de junho a outubro, o grupo priorizou a adequação às normas exigidas pela Secretaria Municipal de Abastecimento para legalização das duas feiras permanentes de artesanato através da sua formalização por decreto municipal como "Feira Permanente de Artesanato e Comidas Típicas".
Ë com grande alegria que o grupo de artesãos realizará em 20 de novembro de 2004, durante a Feira de Artesanato, das 9h00 às 17h00, na Praça Luiz Mascarenhas, uma grande Festa em comemoração ao Primeiro Aniversário da Feira Cultural Art’ Mar Paulista – Feira Permanente de Artesanato e Comidas Típicas.

CONGRESSO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Realizado nos dias 09, 10, 11 e 12 de Outubro, em Mogi Mirim – SP, Eduardo Coutinho/CATALISA focalizou uma Oficina de Jogos Cooperativos para um grupo de cerca de 100 participantes, com ênfase no tema Liderança. Visite nossa abordagem de LIDERANÇA COMPARTILHADA.     

JOGOS COOPERATIVOS NA USP

Em outubro de 2004, a CATALISA realizou Oficina de Jogos Cooperativos para funcionários do Centro de Bioterismo da Faculdade de Medicina/USP, dentro do Ciclo de Palestras Científicas da FMUSP.  Foi grande o interesse despertado, dado o clima ludico e ao mesmo tempo profundo criado entre os participantes. Novamente, os Jogos Cooperativos puderam exercer sua grande versatilidade, abrindo diferentes possibilidades de ser e estar no mundo.  

CURSO DE AUTOGESTÃO EM JANDIRA - SP

Dando prosseguimento ao Curso de Cooperativismo e Economia Solidária desenvolvido pela CATALISA para o Grupo de Costura “Trabalho e Vida”, Eduardo Coutinho focalizou módulo sobre Linguagem Cooperativa nos dias 28 e 29 de setembro de 2004. O empreendimento, ora em formalização, tem confecção própria de biquínis, maiôs, sungas, cangas adulto/infantil e moda para praia em geral. Trata-se de um Projeto ligado à Sociedade Cáritas São Francisco, Bairro Sagrado Coração, Jandira – SP, com recursos procedentes da Itália, tendo por finalidade a melhoria das condições de vida da comunidade local. A Linguagem Cooperativa revela-se como importante instrumento metodológico para o cuidado e tratamento de conflitos nas relações pessoais e profissionais.

SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA A CULTURA DE PAZ

O Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz realiza mensalmente, desde agosto de 2000, um Fórum que acontece na Faculdade de Saúde Pública/USP, Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo – SP.
Já passaram pelo Fórum relevantes temas envolvendo Sustentabilidade e Economia Solidária apresentados por convidados renomados: Educação Ambiental Global com Marli Alves Santos/CDHU, Economia Sustentável com Dr. Ladislaw Dawbor/PUC, Economia Solidária com Marcos Arruda/PACS, Valorização da Diversidade com Reinaldo Bulgarelli/Responsabilidade Corporativa, Perspectivas do Fórum Social Mundial com Chico Whitaker/CBJP, entre outros.
Eduardo Coutinho/CATALISA tem participação permanente no Fórum.    
Conheça importantes documentos e tratados mundiais sobre a Paz selecionados pelo Comitê e acompanhe a programação do Fórum em www.comitepaz.org.br

FORUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DA CIDADE ADEMAR

Inaugurado no segundo semestre de 2003, em evento que contou com a presença de Márcio Pochman, Secretário do Trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo  e fomentado pela antiga gestão da Coordenadoria de Ação Social da região. Tendo fim de suas atividades em Dezembro de 2003, desde Maio de 2004, esta proposta vem sendo resgatada pela recém implantada Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Atualmente, o processo se encontra em fase de construção de uma proposta concreta com a participação da comunidade e articulação com os principais atores sociais, econômicos, ambientais e políticos da região para seu relançamento oficial. Nossa equipe se apresenta como ativa parceira ativos desse Fórum, participando dos encontros iniciais e conquistando um espaço de destaque para articulações com outros atores socioeconômicos a fim de fomentar e contribuir para a formação da Rede Solidária Local.

 

LIDERANÇA PARTILHADA EM CALDAS - MG

A Pedra Branca - Ciranda Solidária dos Saberes e´ uma articulação iniciada em Outubro de 2003 de várias pessoas e entidades com o objetivo de disponibilizar, construir e sistematizar saberes por meio de oficinas, programas de formação, cursos de especialização, seminários, grupos de estudos, entre outras atividades. Está se inserindo num movimento maior, que são redes solidárias, tais como a Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária. Eduardo Coutinho coordenou o "Encontro de Interformação" realizado no Sitio Rosa dos Ventos, Caldas - MG nos dias 10 a 13 de Junho de 2004 por meio de Jogos Cooperativos e Dinamicas de Liderança Partilhada para gestão do processo Pedra Branca.

EVENTO - URBIS 2004

A Edição 2004 da Feira e Congresso Internacional de Cidades – URBIS 2004, ocorreu nos dias 14 a 18 de Junho na Expo Center Norte, em São Paulo. A participação da Economia Solidária neste evento, através de articulações entre Fóruns Nacional, Estaduais e Municipais de Economia Solidária e Órgãos Governamentais, caracterizou-se como um importante marco para o movimento, junto aos atores políticos envolvidos e engajados na construção de “uma outra cidade” na medida que trouxe a proposta e discussão desta estar alicerçada em “uma outra economia”. A experiência de implantação da Economia Solidária no município de São Paulo, através do Programa Oportunidade Solidária, trouxe também uma importante proposta quanto a concepções de políticas públicas e sua efetivação a partir do diálogo, da extensão e da cooperação técnica com instituições não-governamentais, sociedade civil,  da articulação entre poder público e instituições parceiras da sociedade civil, envolvidas co-resposavelmente na gestão e gestação de políticas públicas de cunho social.
Participamos do espaço de representação no stand de entidades de fomento, garantindo também a divulgação do trabalho desenvolvido em parceria com o Programa Oportunidade Solidária nos Distritos Cidade Ademar e Pedreira através do Projeto Redes e a contribuição metodológica de instrumentos alternativos, principalmente com os Jogos Cooperativos, para implementação de programas governamentais e políticas públicas em trabalhos com comunidades e sociedade civil no geral.

LANÇAMENTO DO PROJETO REDE SOLIDARIA NO DISTRITO CIDADE DE ADEMAR

O “I Encontro do Fome Zero de Cidade Ademar e Pedreira – Responsabilidade Social e Participação Comunitária”, evento realizado em 28 de maio de 2004, foi a ocasiao de lançamento público de nosso Projeto de Rede Solidaria local, contando com a participação da Subprefeitura de Cidade Ademar, SESI, Programa Oportunidade Solidária/PMSP, Fórum de Agricultura Urbana, Fundação Banco do Brasil, Programa Fome Zero – Talher, cada qual apresentando sua respectiva ação de educação, geração de renda, produção de alimentos e financiamento de projetos. Tivemos por objetivo o estabelecimento de parcerias para promoção e fortalecimento dos empreendimentos solidários da região e a articulação com programas sociais.Estiveram também presentes um público de aproximadamente 150 pessoas, entre governo e lideranças locais, representantes de ONGs da região, beneficiários de programas sociais e sociedade civil no geral.

 

 

PARTICIPANDO DO FORUM MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDARIA

A participação neste espaço de fomento, troca e formação de uma identidade ao movimento municipal de Economia Solidária se torna fundamental, tanto para entidades, quanto a empreendimentos populares solidários no geral. Desde o ano de 2003, temos participando ativamente desse Fórum, o que se torna imprescindível quando buscamos desenvolver um projeto de implementação e constituição de Redes Solidárias. A primeira atividade do Fórum Municipal de EcoSol em que estivemos diretamente envolvidos pelo Projeto Redes, foi a participação de empreendimentos populares solidários de alimentação no Fórum Mundial de Educação, grande e importante evento ocorrido no mês de Abril em São Paulo. Estes empreendimentos participaram através da locação de stands para comercialização e também através da produção de alimentos sob encomenda para a atividades específicas do evento, como a Conferência de Mulheres. Este evento se mostrou bastante rico por ter estimulado uma ação coletiva e possibilitou maior relação de diálogo entre os empreendimentos solidários municipais, culminando inclusive na formalização de um GT de Alimentação do próprio Fórum Municipal de EcoSol. Dentro da atual idéia de criação de uma estrutura formal para o Fórum Municipal de Economia Solidária, por meio da constituição de uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – colocamo-nos estimulados a contribuir na concepção do Estatuto, tendo como referência nossa própria organização formal e prática cotidiana de autogestão através do sistema  de Colegiado, organizado em três Coordenadorias Executivas.              
Outras ações em fase de planejamento pelo Fórum Municipal, relacionado ao Projeto Redes, e por nós acompanhados são: realização de Seminários Regionais de Economia Solidária, organização de Clubes de Compra, envolvendo diversas instituições e empreendimentos e a próxima Feira Municipal de Economia Solidária – Feira EcoSol -  prevista para dezembro de 2004.

REVISTA JOGOS COOPERATIVOS - OPINIÃO

Lembro-me como se fosse ontem a ocasião em que Monica e Lannes me apresentaram, repletos de alegria, o "boneco" da Edição Número 1 da Revista Jogos Cooperativos, com destaque para uma Entrevista com Fábio Brotto. Na época, eu ainda residia em Nazaré e fiquei muito entusiasmado com a idéia. Com o lançamento da Revista, procurei contribuir, dentro de minhas possibilidades, para a divulgação e o crescimento desse projeto. Desde o início, reconheço na Revista Jogos Cooperativos a característica essencial de Parcerias e Redes, fundamental ao sentido da Cooperação e ao fortalecimento da Cultura da Cooperação. Percebo a reflexão e a prática da Cooperação, em seus vários níveis, como elementos essenciais para a construção de uma sociedade sustentável, nosso grande desafio comum. Assim, tomo a liberdade de parafrasear Gandhi ao se referir à Paz: NÃO HÁ CAMINHO PARA A COOPERAÇÃO. A COOPERAÇÃO É O CAMINHO.
E este é justamente o Propósito da Revista Jogos Cooperativos!
EDUARDO COUTINHO DE PAULA/CATALISA
OPINIÃO - REVISTA JOGOS COOPERATIVOS n. 5 - ANO II

CURSO DE CAPACITAÇÃO GOVERNATIVA

Aconteceu na sede da AGDS www.agds.org.br , em São Bernardo do Campo – SP, curso voltado a representantes do Subcomitê de Bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí no período de novembro a dezembro de 2003, abordando temas ligados às políticas públicas de recursos hídricos, habitação popular, saneamento ambiental e a degradação dos mananciais, além de promover a discussão de questões relacionadas às águas subterrâneas para o abastecimento público e as políticas municipais de uso e ocupação do solo urbano. Criado em 2000, o curso é um projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos Ambientais da UNESP/Rio Claro, patrocinado pela FAPESP, com a coordenação do professor Dr. Ricardo Neder. Eduardo Coutinho ministrou Módulos com os temas Jogos Cooperativos e Geração de Trabalho e Renda que despertaram grande interesse dos participantes.

human wigs for white womenreal hair wigs for womenreal hair wigsPaula young wigs for women - Real hair wigslong angled bob